Turismo e Metrô: parceria viável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63459 |
Resumo: | A cidade de São Paulo apresenta fluxo turístico considerável, hotéis de diversas categorias, locadoras de veículos, restaurantes dos mais diferentes tipos, uma vida noturna agitada em danceterias, boates, teatros e cinemas, além de inúmeros locais para compras. Todavia não é considerada uma cidade turística, de acordo com o imaginário comum. A cidade apresenta-se cinza e sem atrativos, onde predomina um trânsito caótico e um transporte coletivo incipiente e ineficaz. No entanto, o metrô tem alta taxa de eficiência segundo seus usuários, e a cidade abriga locais de grande importância para a história e a arte do país. Este trabalho demonstra a viabilidade de um roteiro turístico através da região central da cidade, utilizando-se o sistema metropolitano como meio de transporte. |
id |
USP - 65_cd15733ca31a40eb91c0e5dce3d5c16f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63459 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Turismo e Metrô: parceria viávelturismoturismo receptivoturismo culturalmetrôSão Paulo (cidade)Brasil.tourismreceptive tourismcultural tourismsubwaySão Paulo (city)Brazil.A cidade de São Paulo apresenta fluxo turístico considerável, hotéis de diversas categorias, locadoras de veículos, restaurantes dos mais diferentes tipos, uma vida noturna agitada em danceterias, boates, teatros e cinemas, além de inúmeros locais para compras. Todavia não é considerada uma cidade turística, de acordo com o imaginário comum. A cidade apresenta-se cinza e sem atrativos, onde predomina um trânsito caótico e um transporte coletivo incipiente e ineficaz. No entanto, o metrô tem alta taxa de eficiência segundo seus usuários, e a cidade abriga locais de grande importância para a história e a arte do país. Este trabalho demonstra a viabilidade de um roteiro turístico através da região central da cidade, utilizando-se o sistema metropolitano como meio de transporte.The city of São Paulo presents a considerable touristic flow, hotels of differentthe most different kinds of restaurants, an amusing night life with discos, night-clubs, stage and movie theatres, besides its thousands places for shopping. Yet it is not considered a touristic city, according to common sense.The city is regarded as gray and not very interesting, where chaotic traffic and an inneficient public transportation rule. Despite that, the subway has the credits for its its highly efficient work and the city itself has many important places for the history and the art of the country. This research wants to show the factability of a touristic itinerary through the city's downtown, making usage of the subway as its mean of transportation to the described touristic sights.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6345910.11606/issn.1984-4867.v10i1p58-74Revista Turismo em Análise; Vol. 10 No. 1 (1999); 58-74Revista Turismo em Análise; Vol. 10 Núm. 1 (1999); 58-74Revista Turismo em Análise; v. 10 n. 1 (1999); 58-741984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63459/66204Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciose, Vanilson Fickert2013-12-18T18:42:22Zoai:revistas.usp.br:article/63459Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-18T18:42:22Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo e Metrô: parceria viável |
title |
Turismo e Metrô: parceria viável |
spellingShingle |
Turismo e Metrô: parceria viável Graciose, Vanilson Fickert turismo turismo receptivo turismo cultural metrô São Paulo (cidade) Brasil. tourism receptive tourism cultural tourism subway São Paulo (city) Brazil. |
title_short |
Turismo e Metrô: parceria viável |
title_full |
Turismo e Metrô: parceria viável |
title_fullStr |
Turismo e Metrô: parceria viável |
title_full_unstemmed |
Turismo e Metrô: parceria viável |
title_sort |
Turismo e Metrô: parceria viável |
author |
Graciose, Vanilson Fickert |
author_facet |
Graciose, Vanilson Fickert |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graciose, Vanilson Fickert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
turismo turismo receptivo turismo cultural metrô São Paulo (cidade) Brasil. tourism receptive tourism cultural tourism subway São Paulo (city) Brazil. |
topic |
turismo turismo receptivo turismo cultural metrô São Paulo (cidade) Brasil. tourism receptive tourism cultural tourism subway São Paulo (city) Brazil. |
description |
A cidade de São Paulo apresenta fluxo turístico considerável, hotéis de diversas categorias, locadoras de veículos, restaurantes dos mais diferentes tipos, uma vida noturna agitada em danceterias, boates, teatros e cinemas, além de inúmeros locais para compras. Todavia não é considerada uma cidade turística, de acordo com o imaginário comum. A cidade apresenta-se cinza e sem atrativos, onde predomina um trânsito caótico e um transporte coletivo incipiente e ineficaz. No entanto, o metrô tem alta taxa de eficiência segundo seus usuários, e a cidade abriga locais de grande importância para a história e a arte do país. Este trabalho demonstra a viabilidade de um roteiro turístico através da região central da cidade, utilizando-se o sistema metropolitano como meio de transporte. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63459 10.11606/issn.1984-4867.v10i1p58-74 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63459 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v10i1p58-74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63459/66204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 10 No. 1 (1999); 58-74 Revista Turismo em Análise; Vol. 10 Núm. 1 (1999); 58-74 Revista Turismo em Análise; v. 10 n. 1 (1999); 58-74 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054166551494656 |