Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606 |
Resumo: | O artigo discute a pertinência conceitual do termo turismo religioso no contexto da pós-modernidade. Há em andamento uma capacidade de geração de negócios, de fomento social e econômico, de atrativos de cunho religioso em países de tradição ibérica e em desenvolvimento, particularmente no Brasil, foco do presente artigo. Se, por um lado, o conceito revela certa ambigüidade, por outro, as oportunidades de negócio revelam um "campo etnográfico" para investigação antropológica. |
id |
USP - 65_d55135ceecfc48e5b60704f1d1797535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/62606 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e globalReligious tourism in Brazil: a local and global perspectiveturismo religiosooportunidades de negóciofestas religiosasperspectiva global e local.religious tourismbusiness opportunitiesreligious festsglobal and local perspective.O artigo discute a pertinência conceitual do termo turismo religioso no contexto da pós-modernidade. Há em andamento uma capacidade de geração de negócios, de fomento social e econômico, de atrativos de cunho religioso em países de tradição ibérica e em desenvolvimento, particularmente no Brasil, foco do presente artigo. Se, por um lado, o conceito revela certa ambigüidade, por outro, as oportunidades de negócio revelam um "campo etnográfico" para investigação antropológica.The present article discusses, simultaneously, the conceptual pertinence of the term religious tourism and the empiric capacity of this activity in generating business and, therefore, in producing social and economic development. If by one side, the concept reveals itself fragile, by another the business opportunities still remain few explored by business men, tourismprofessionals and governments.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6260610.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 33-51Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 33-51Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 33-511984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606/65394Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Emerson José Sena da2015-11-13T15:56:52Zoai:revistas.usp.br:article/62606Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:52Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global Religious tourism in Brazil: a local and global perspective |
title |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global |
spellingShingle |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global Silveira, Emerson José Sena da turismo religioso oportunidades de negócio festas religiosas perspectiva global e local. religious tourism business opportunities religious fests global and local perspective. |
title_short |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global |
title_full |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global |
title_fullStr |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global |
title_full_unstemmed |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global |
title_sort |
Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global |
author |
Silveira, Emerson José Sena da |
author_facet |
Silveira, Emerson José Sena da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Emerson José Sena da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
turismo religioso oportunidades de negócio festas religiosas perspectiva global e local. religious tourism business opportunities religious fests global and local perspective. |
topic |
turismo religioso oportunidades de negócio festas religiosas perspectiva global e local. religious tourism business opportunities religious fests global and local perspective. |
description |
O artigo discute a pertinência conceitual do termo turismo religioso no contexto da pós-modernidade. Há em andamento uma capacidade de geração de negócios, de fomento social e econômico, de atrativos de cunho religioso em países de tradição ibérica e em desenvolvimento, particularmente no Brasil, foco do presente artigo. Se, por um lado, o conceito revela certa ambigüidade, por outro, as oportunidades de negócio revelam um "campo etnográfico" para investigação antropológica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606 10.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606/65394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 33-51 Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 33-51 Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 33-51 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054166042935296 |