Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Emerson José Sena da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606
Resumo: O artigo discute a pertinência conceitual do termo turismo religioso no contexto da pós-modernidade. Há em andamento uma capacidade de geração de negócios, de fomento social e econômico, de atrativos de cunho religioso em países de tradição ibérica e em desenvolvimento, particularmente no Brasil, foco do presente artigo. Se, por um lado, o conceito revela certa ambigüidade, por outro, as oportunidades de negócio revelam um "campo etnográfico" para investigação antropológica.
id USP - 65_d55135ceecfc48e5b60704f1d1797535
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/62606
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e globalReligious tourism in Brazil: a local and global perspectiveturismo religiosooportunidades de negóciofestas religiosasperspectiva global e local.religious tourismbusiness opportunitiesreligious festsglobal and local perspective.O artigo discute a pertinência conceitual do termo turismo religioso no contexto da pós-modernidade. Há em andamento uma capacidade de geração de negócios, de fomento social e econômico, de atrativos de cunho religioso em países de tradição ibérica e em desenvolvimento, particularmente no Brasil, foco do presente artigo. Se, por um lado, o conceito revela certa ambigüidade, por outro, as oportunidades de negócio revelam um "campo etnográfico" para investigação antropológica.The present article discusses, simultaneously, the conceptual pertinence of the term religious tourism and the empiric capacity of this activity in generating business and, therefore, in producing social and economic development. If by one side, the concept reveals itself fragile, by another the business opportunities still remain few explored by business men, tourismprofessionals and governments.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6260610.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 33-51Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 33-51Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 33-511984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606/65394Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Emerson José Sena da2015-11-13T15:56:52Zoai:revistas.usp.br:article/62606Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:52Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
Religious tourism in Brazil: a local and global perspective
title Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
spellingShingle Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
Silveira, Emerson José Sena da
turismo religioso
oportunidades de negócio
festas religiosas
perspectiva global e local.
religious tourism
business opportunities
religious fests
global and local perspective.
title_short Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
title_full Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
title_fullStr Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
title_full_unstemmed Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
title_sort Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global
author Silveira, Emerson José Sena da
author_facet Silveira, Emerson José Sena da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Emerson José Sena da
dc.subject.por.fl_str_mv turismo religioso
oportunidades de negócio
festas religiosas
perspectiva global e local.
religious tourism
business opportunities
religious fests
global and local perspective.
topic turismo religioso
oportunidades de negócio
festas religiosas
perspectiva global e local.
religious tourism
business opportunities
religious fests
global and local perspective.
description O artigo discute a pertinência conceitual do termo turismo religioso no contexto da pós-modernidade. Há em andamento uma capacidade de geração de negócios, de fomento social e econômico, de atrativos de cunho religioso em países de tradição ibérica e em desenvolvimento, particularmente no Brasil, foco do presente artigo. Se, por um lado, o conceito revela certa ambigüidade, por outro, as oportunidades de negócio revelam um "campo etnográfico" para investigação antropológica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606
10.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v18i1p33-51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606/65394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 18 No. 1 (2007); 33-51
Revista Turismo em Análise; Vol. 18 Núm. 1 (2007); 33-51
Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 33-51
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054166042935296