Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sancho, Altair
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Malta, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89160
Resumo: Neste trabalho, nos propomos a refletir sobre as especificidades, limitações e desafios inerentes às pesquisas de demanda direcionadas a viajantes interessados em vivenciar experiências de turismo de base comunitária. Tal objetivo teve como inspiração a experiência de uma pesquisa de demanda realizada no âmbito do Projeto de Turismo Comunitário Vale das Conquistas, município de Brumadinho, MG. Os procedimentos metodológicos envolveram o levantamento bibliográfico sobre turismo de base comunitária, segmentação de mercado e perfis de demanda turística e, também, análises de pesquisas secundárias, com vistas ao estabelecimento de parâmetros de investigação que subsidiaram a elaboração do modelo de questionário utilizado para a realização das pesquisas com demanda potencial em localidades turísticas próximas à área de abrangência do projeto. Os resultados estimularam importantes debates sobre os desafios de se realizar pesquisas de demanda potencial para esse público. Ao mesmo tempo, indicaram que os processos de formatação e comercialização de propostas de turismo de base comunitária devem priorizar estratégias voltadas à divulgação em mercados regionais, realização de pesquisas de demanda periódicas e investimento na disponibilização de informações de qualidade aos visitantes.
id USP - 65_db741dd1f8b2daa40732ca4a145806a5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/89160
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantesEstudio de Demanda para Turismo de Base Comunitaria: desafíos a la promoción del encuentro entre las comunidades y los viajerosDemand Study for Community-based Tourism: challenges to promoting encounters between communities and travelersPesquisa de demandaTurismo comunitárioProjeto Vale das ConquistasDemand studycommunity-based tourismProject “Vale das Conquistas”Estudio de demandaTurismo comunitarioProyecto Vale de las ConquistasNeste trabalho, nos propomos a refletir sobre as especificidades, limitações e desafios inerentes às pesquisas de demanda direcionadas a viajantes interessados em vivenciar experiências de turismo de base comunitária. Tal objetivo teve como inspiração a experiência de uma pesquisa de demanda realizada no âmbito do Projeto de Turismo Comunitário Vale das Conquistas, município de Brumadinho, MG. Os procedimentos metodológicos envolveram o levantamento bibliográfico sobre turismo de base comunitária, segmentação de mercado e perfis de demanda turística e, também, análises de pesquisas secundárias, com vistas ao estabelecimento de parâmetros de investigação que subsidiaram a elaboração do modelo de questionário utilizado para a realização das pesquisas com demanda potencial em localidades turísticas próximas à área de abrangência do projeto. Os resultados estimularam importantes debates sobre os desafios de se realizar pesquisas de demanda potencial para esse público. Ao mesmo tempo, indicaram que os processos de formatação e comercialização de propostas de turismo de base comunitária devem priorizar estratégias voltadas à divulgação em mercados regionais, realização de pesquisas de demanda periódicas e investimento na disponibilização de informações de qualidade aos visitantes.En este trabajo nos proponemos a reflexionar sobre los detalles, limitaciones y desafíos inherentes a los estudios de demanda dirigidos a los viajeros interesados en vivenciar las experiencias del turismo de base comunitaria. Este objetivos e inspiró en la experiencia de un estudio de demanda realizado en el marco del Proyecto de Turismo Comunitario Vale de las Conquistas, ciudad de Brumadinho, MG. Los procedimientos metodológicos contemplan la literatura sobre el turismo comunitario, la segmentación del mercado y los perfiles de la demanda turística, bien como investigaciones en fuentes secundarias, con el fin de establecer los parámetros de lo estudio que apoyaron la construcción del cuestionario utilizado para la ejecución de investigaciones con la demanda potencial en regiones turísticas de interés del proyecto. Los resultados llevaron a debates importantes sobre los retos de la conducción de la investigación de la demanda potencial para ese público. Al mismo tiempo, indicó que el proceso de estructuración y comercialización de propuestas de turismo de base comunitaria deberían priorizar las estrategias para su difusión en los mercados regionales, la ejecución de investigaciones periódicas y la provisión de información de calidad a los visitantes.In this work we investigated the peculiarities, limitations and challenges inherent to tourism demand research focused on travelers interested in experiencing community-based tourism. Our study was inspired by the lessons learned in a tourism demand research carried out in Brumadinho, Minas Gerais, under the Community Tourism Project "Vale das Conquistas”. Our methodological framework included a literature review on community-based tourism, market segmentation and tourism demand, as well as an analysis of previous researches. This framework allowed us to establish parameters that supported the development of a questionnaire used to conduct potential demand surveys in tourist areas within the project area. The results originated important debates about the challenges in conducting potential demand survey for this public. At the same time, indicated that the process of structuring and marketing community-based tourism proposals should prioritize strategies for dissemination in regional markets, conducting periodic demand surveys and investment in providing quality information to visitors.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8916010.11606/issn.1984-4867.v26i1p38-67Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 1 (2015): Especial; 38-67Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 1 (2015): Especial; 38-67Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 38-671984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89160/93329Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSancho, AltairMalta, Guilherme2016-01-14T16:41:30Zoai:revistas.usp.br:article/89160Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:30Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
Estudio de Demanda para Turismo de Base Comunitaria: desafíos a la promoción del encuentro entre las comunidades y los viajeros
Demand Study for Community-based Tourism: challenges to promoting encounters between communities and travelers
title Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
spellingShingle Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
Sancho, Altair
Pesquisa de demanda
Turismo comunitário
Projeto Vale das Conquistas
Demand study
community-based tourism
Project “Vale das Conquistas”
Estudio de demanda
Turismo comunitario
Proyecto Vale de las Conquistas
title_short Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
title_full Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
title_fullStr Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
title_full_unstemmed Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
title_sort Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
author Sancho, Altair
author_facet Sancho, Altair
Malta, Guilherme
author_role author
author2 Malta, Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sancho, Altair
Malta, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de demanda
Turismo comunitário
Projeto Vale das Conquistas
Demand study
community-based tourism
Project “Vale das Conquistas”
Estudio de demanda
Turismo comunitario
Proyecto Vale de las Conquistas
topic Pesquisa de demanda
Turismo comunitário
Projeto Vale das Conquistas
Demand study
community-based tourism
Project “Vale das Conquistas”
Estudio de demanda
Turismo comunitario
Proyecto Vale de las Conquistas
description Neste trabalho, nos propomos a refletir sobre as especificidades, limitações e desafios inerentes às pesquisas de demanda direcionadas a viajantes interessados em vivenciar experiências de turismo de base comunitária. Tal objetivo teve como inspiração a experiência de uma pesquisa de demanda realizada no âmbito do Projeto de Turismo Comunitário Vale das Conquistas, município de Brumadinho, MG. Os procedimentos metodológicos envolveram o levantamento bibliográfico sobre turismo de base comunitária, segmentação de mercado e perfis de demanda turística e, também, análises de pesquisas secundárias, com vistas ao estabelecimento de parâmetros de investigação que subsidiaram a elaboração do modelo de questionário utilizado para a realização das pesquisas com demanda potencial em localidades turísticas próximas à área de abrangência do projeto. Os resultados estimularam importantes debates sobre os desafios de se realizar pesquisas de demanda potencial para esse público. Ao mesmo tempo, indicaram que os processos de formatação e comercialização de propostas de turismo de base comunitária devem priorizar estratégias voltadas à divulgação em mercados regionais, realização de pesquisas de demanda periódicas e investimento na disponibilização de informações de qualidade aos visitantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89160
10.11606/issn.1984-4867.v26i1p38-67
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89160
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p38-67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89160/93329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 1 (2015): Especial; 38-67
Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 1 (2015): Especial; 38-67
Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 38-67
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168082415616