Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polonia, Ana da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Maria de Fátima Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093
Resumo: O propósito desta pesquisa é identificar o desenvolvimento de competências acadêmicas no ensino superior, na perspectiva dos docentes, contando com o aporte da teoria das representações sociais. Para coleta de informações foi aplicado o instrumento denominado de Técnica de Associação Livre de Palavras, de caráter projetivo, a 154 professores de ensino superior de três instituições privadas do Distrito Federal. A análise prototípica foi produto do software IRaMuteQ, que analisou as palavras evocadas pelos professores quando empregada a expressão indutora desenvolver competências acadêmica é... O núcleo central foi composto pelas seguintes palavras: formação, habilidade, reflexão, fundamental, responsabilidade e desenvolvimento. Já nos elementos de contraste emergiram os termos cientificidade, ética, autonomia, concentrar, qualificação e planejamento. Esses dados apontam o fomento ao processo de aprendizagem embasado na concepção ativa e interativa do processo, tendo o discente como protagonista. Os dados evidenciam a construção de conhecimentos, apropriação de diferentes saberes, mobilização do fazer e ainda a articulação teórico-prática dentro de uma perspectiva humanizadora, ética e estética. Ainda, pode-se reconhecer que o desenvolvimento de competências não se restringe à dimensão operatória, mas envolve os universos tecnológico, metodológico, didático, relacional e vinculado à esfera do trabalho, além de serem indissociáveis os aspectos social, cultural e do fazer profissional. É um projeto profissional docente que assume uma visão de sociedade, em que o processo ético e a dimensão política, metodológica, operacional, técnica se interpenetram e encontram-se transversalizadas pela perspectiva humanista, de forma que compromisso, responsabilidade e reflexão são demandas constantes frente às transformações no mundo do trabalho e problemáticas do âmbito social.
id USP-11_04108e8843a9312f8bdd687f00523391
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187093
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociaisCompetences development from the perspective of college professors: study in social representationsDesenvolvimento de competênciasRepresentações sociaisNúcleo centralElementos de contrasteEnsino superiorCompetences developmentSocial representationsCentral NucleusCollege TeachingContrasting elementsO propósito desta pesquisa é identificar o desenvolvimento de competências acadêmicas no ensino superior, na perspectiva dos docentes, contando com o aporte da teoria das representações sociais. Para coleta de informações foi aplicado o instrumento denominado de Técnica de Associação Livre de Palavras, de caráter projetivo, a 154 professores de ensino superior de três instituições privadas do Distrito Federal. A análise prototípica foi produto do software IRaMuteQ, que analisou as palavras evocadas pelos professores quando empregada a expressão indutora desenvolver competências acadêmica é... O núcleo central foi composto pelas seguintes palavras: formação, habilidade, reflexão, fundamental, responsabilidade e desenvolvimento. Já nos elementos de contraste emergiram os termos cientificidade, ética, autonomia, concentrar, qualificação e planejamento. Esses dados apontam o fomento ao processo de aprendizagem embasado na concepção ativa e interativa do processo, tendo o discente como protagonista. Os dados evidenciam a construção de conhecimentos, apropriação de diferentes saberes, mobilização do fazer e ainda a articulação teórico-prática dentro de uma perspectiva humanizadora, ética e estética. Ainda, pode-se reconhecer que o desenvolvimento de competências não se restringe à dimensão operatória, mas envolve os universos tecnológico, metodológico, didático, relacional e vinculado à esfera do trabalho, além de serem indissociáveis os aspectos social, cultural e do fazer profissional. É um projeto profissional docente que assume uma visão de sociedade, em que o processo ético e a dimensão política, metodológica, operacional, técnica se interpenetram e encontram-se transversalizadas pela perspectiva humanista, de forma que compromisso, responsabilidade e reflexão são demandas constantes frente às transformações no mundo do trabalho e problemáticas do âmbito social.The purpose of this research is to identify the development of academic competences in college teaching from the professors’ perspective, with the contribution of the theory of social representations. To collect information, the instrument called the Free Word Association Test, possessing a projective ethos, was applied to 154 college professors from three private institutions in Distrito Federal (BR). The prototypical analysis was a product of the software IRaMuteQ, which analyzed the words mentioned by professors when the inducing expression develop competence’s academic is... was used. The central nucleus was composed of the following words: training, competence, reflection, fundamental, responsibility and development. On the other hand, in the contrasting elements the terms scientific, ethical, autonomy, focus, ability and planning emerged. These data point to the promotion of the learning process based on the active and interactive conception of the process, with the student as the protagonist. The data show the construction of knowledge, appropriation of different knowledges, mobilization of doing and the theoretical-practical articulation within a humanizing, ethical and aesthetic perspective. Still, it can be recognized that the development of competences is not restricted to the operative dimension, but involves the technological, methodological, didactic, relational and it is also linked to the sphere of work, in addition to the social, cultural and professional aspects being inseparable. It is a professional teaching project that assumes a vision of society in which the ethical process and the political, methodological, operational, technical dimension interpenetrate and are transversalized by the humanist perspective, so that commitment, responsibility and reflection are constant demands transformations in the world of work and social problems.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfimage/jpegimage/jpegapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18709310.1590/S1678-4634202046217461 Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172794https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172792https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172799https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172797https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172793Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPolonia, Ana da Costa Santos, Maria de Fátima Souza 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187093Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
Competences development from the perspective of college professors: study in social representations
title Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
spellingShingle Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
Polonia, Ana da Costa
Desenvolvimento de competências
Representações sociais
Núcleo central
Elementos de contraste
Ensino superior
Competences development
Social representations
Central Nucleus
College Teaching
Contrasting elements
title_short Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
title_full Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
title_fullStr Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
title_sort Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
author Polonia, Ana da Costa
author_facet Polonia, Ana da Costa
Santos, Maria de Fátima Souza
author_role author
author2 Santos, Maria de Fátima Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polonia, Ana da Costa
Santos, Maria de Fátima Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de competências
Representações sociais
Núcleo central
Elementos de contraste
Ensino superior
Competences development
Social representations
Central Nucleus
College Teaching
Contrasting elements
topic Desenvolvimento de competências
Representações sociais
Núcleo central
Elementos de contraste
Ensino superior
Competences development
Social representations
Central Nucleus
College Teaching
Contrasting elements
description O propósito desta pesquisa é identificar o desenvolvimento de competências acadêmicas no ensino superior, na perspectiva dos docentes, contando com o aporte da teoria das representações sociais. Para coleta de informações foi aplicado o instrumento denominado de Técnica de Associação Livre de Palavras, de caráter projetivo, a 154 professores de ensino superior de três instituições privadas do Distrito Federal. A análise prototípica foi produto do software IRaMuteQ, que analisou as palavras evocadas pelos professores quando empregada a expressão indutora desenvolver competências acadêmica é... O núcleo central foi composto pelas seguintes palavras: formação, habilidade, reflexão, fundamental, responsabilidade e desenvolvimento. Já nos elementos de contraste emergiram os termos cientificidade, ética, autonomia, concentrar, qualificação e planejamento. Esses dados apontam o fomento ao processo de aprendizagem embasado na concepção ativa e interativa do processo, tendo o discente como protagonista. Os dados evidenciam a construção de conhecimentos, apropriação de diferentes saberes, mobilização do fazer e ainda a articulação teórico-prática dentro de uma perspectiva humanizadora, ética e estética. Ainda, pode-se reconhecer que o desenvolvimento de competências não se restringe à dimensão operatória, mas envolve os universos tecnológico, metodológico, didático, relacional e vinculado à esfera do trabalho, além de serem indissociáveis os aspectos social, cultural e do fazer profissional. É um projeto profissional docente que assume uma visão de sociedade, em que o processo ético e a dimensão política, metodológica, operacional, técnica se interpenetram e encontram-se transversalizadas pela perspectiva humanista, de forma que compromisso, responsabilidade e reflexão são demandas constantes frente às transformações no mundo do trabalho e problemáticas do âmbito social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093
10.1590/S1678-4634202046217461
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046217461
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172794
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172792
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172799
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172797
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-18
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814231252992