Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093 |
Resumo: | O propósito desta pesquisa é identificar o desenvolvimento de competências acadêmicas no ensino superior, na perspectiva dos docentes, contando com o aporte da teoria das representações sociais. Para coleta de informações foi aplicado o instrumento denominado de Técnica de Associação Livre de Palavras, de caráter projetivo, a 154 professores de ensino superior de três instituições privadas do Distrito Federal. A análise prototípica foi produto do software IRaMuteQ, que analisou as palavras evocadas pelos professores quando empregada a expressão indutora desenvolver competências acadêmica é... O núcleo central foi composto pelas seguintes palavras: formação, habilidade, reflexão, fundamental, responsabilidade e desenvolvimento. Já nos elementos de contraste emergiram os termos cientificidade, ética, autonomia, concentrar, qualificação e planejamento. Esses dados apontam o fomento ao processo de aprendizagem embasado na concepção ativa e interativa do processo, tendo o discente como protagonista. Os dados evidenciam a construção de conhecimentos, apropriação de diferentes saberes, mobilização do fazer e ainda a articulação teórico-prática dentro de uma perspectiva humanizadora, ética e estética. Ainda, pode-se reconhecer que o desenvolvimento de competências não se restringe à dimensão operatória, mas envolve os universos tecnológico, metodológico, didático, relacional e vinculado à esfera do trabalho, além de serem indissociáveis os aspectos social, cultural e do fazer profissional. É um projeto profissional docente que assume uma visão de sociedade, em que o processo ético e a dimensão política, metodológica, operacional, técnica se interpenetram e encontram-se transversalizadas pela perspectiva humanista, de forma que compromisso, responsabilidade e reflexão são demandas constantes frente às transformações no mundo do trabalho e problemáticas do âmbito social. |
id |
USP-11_04108e8843a9312f8bdd687f00523391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187093 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociaisCompetences development from the perspective of college professors: study in social representationsDesenvolvimento de competênciasRepresentações sociaisNúcleo centralElementos de contrasteEnsino superiorCompetences developmentSocial representationsCentral NucleusCollege TeachingContrasting elementsO propósito desta pesquisa é identificar o desenvolvimento de competências acadêmicas no ensino superior, na perspectiva dos docentes, contando com o aporte da teoria das representações sociais. Para coleta de informações foi aplicado o instrumento denominado de Técnica de Associação Livre de Palavras, de caráter projetivo, a 154 professores de ensino superior de três instituições privadas do Distrito Federal. A análise prototípica foi produto do software IRaMuteQ, que analisou as palavras evocadas pelos professores quando empregada a expressão indutora desenvolver competências acadêmica é... O núcleo central foi composto pelas seguintes palavras: formação, habilidade, reflexão, fundamental, responsabilidade e desenvolvimento. Já nos elementos de contraste emergiram os termos cientificidade, ética, autonomia, concentrar, qualificação e planejamento. Esses dados apontam o fomento ao processo de aprendizagem embasado na concepção ativa e interativa do processo, tendo o discente como protagonista. Os dados evidenciam a construção de conhecimentos, apropriação de diferentes saberes, mobilização do fazer e ainda a articulação teórico-prática dentro de uma perspectiva humanizadora, ética e estética. Ainda, pode-se reconhecer que o desenvolvimento de competências não se restringe à dimensão operatória, mas envolve os universos tecnológico, metodológico, didático, relacional e vinculado à esfera do trabalho, além de serem indissociáveis os aspectos social, cultural e do fazer profissional. É um projeto profissional docente que assume uma visão de sociedade, em que o processo ético e a dimensão política, metodológica, operacional, técnica se interpenetram e encontram-se transversalizadas pela perspectiva humanista, de forma que compromisso, responsabilidade e reflexão são demandas constantes frente às transformações no mundo do trabalho e problemáticas do âmbito social.The purpose of this research is to identify the development of academic competences in college teaching from the professors’ perspective, with the contribution of the theory of social representations. To collect information, the instrument called the Free Word Association Test, possessing a projective ethos, was applied to 154 college professors from three private institutions in Distrito Federal (BR). The prototypical analysis was a product of the software IRaMuteQ, which analyzed the words mentioned by professors when the inducing expression develop competence’s academic is... was used. The central nucleus was composed of the following words: training, competence, reflection, fundamental, responsibility and development. On the other hand, in the contrasting elements the terms scientific, ethical, autonomy, focus, ability and planning emerged. These data point to the promotion of the learning process based on the active and interactive conception of the process, with the student as the protagonist. The data show the construction of knowledge, appropriation of different knowledges, mobilization of doing and the theoretical-practical articulation within a humanizing, ethical and aesthetic perspective. Still, it can be recognized that the development of competences is not restricted to the operative dimension, but involves the technological, methodological, didactic, relational and it is also linked to the sphere of work, in addition to the social, cultural and professional aspects being inseparable. It is a professional teaching project that assumes a vision of society in which the ethical process and the political, methodological, operational, technical dimension interpenetrate and are transversalized by the humanist perspective, so that commitment, responsibility and reflection are constant demands transformations in the world of work and social problems.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfimage/jpegimage/jpegapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18709310.1590/S1678-4634202046217461 Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172794https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172792https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172799https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172797https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172793Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPolonia, Ana da Costa Santos, Maria de Fátima Souza 2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187093Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais Competences development from the perspective of college professors: study in social representations |
title |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais Polonia, Ana da Costa Desenvolvimento de competências Representações sociais Núcleo central Elementos de contraste Ensino superior Competences development Social representations Central Nucleus College Teaching Contrasting elements |
title_short |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais |
title_full |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais |
title_sort |
Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais |
author |
Polonia, Ana da Costa |
author_facet |
Polonia, Ana da Costa Santos, Maria de Fátima Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria de Fátima Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polonia, Ana da Costa Santos, Maria de Fátima Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências Representações sociais Núcleo central Elementos de contraste Ensino superior Competences development Social representations Central Nucleus College Teaching Contrasting elements |
topic |
Desenvolvimento de competências Representações sociais Núcleo central Elementos de contraste Ensino superior Competences development Social representations Central Nucleus College Teaching Contrasting elements |
description |
O propósito desta pesquisa é identificar o desenvolvimento de competências acadêmicas no ensino superior, na perspectiva dos docentes, contando com o aporte da teoria das representações sociais. Para coleta de informações foi aplicado o instrumento denominado de Técnica de Associação Livre de Palavras, de caráter projetivo, a 154 professores de ensino superior de três instituições privadas do Distrito Federal. A análise prototípica foi produto do software IRaMuteQ, que analisou as palavras evocadas pelos professores quando empregada a expressão indutora desenvolver competências acadêmica é... O núcleo central foi composto pelas seguintes palavras: formação, habilidade, reflexão, fundamental, responsabilidade e desenvolvimento. Já nos elementos de contraste emergiram os termos cientificidade, ética, autonomia, concentrar, qualificação e planejamento. Esses dados apontam o fomento ao processo de aprendizagem embasado na concepção ativa e interativa do processo, tendo o discente como protagonista. Os dados evidenciam a construção de conhecimentos, apropriação de diferentes saberes, mobilização do fazer e ainda a articulação teórico-prática dentro de uma perspectiva humanizadora, ética e estética. Ainda, pode-se reconhecer que o desenvolvimento de competências não se restringe à dimensão operatória, mas envolve os universos tecnológico, metodológico, didático, relacional e vinculado à esfera do trabalho, além de serem indissociáveis os aspectos social, cultural e do fazer profissional. É um projeto profissional docente que assume uma visão de sociedade, em que o processo ético e a dimensão política, metodológica, operacional, técnica se interpenetram e encontram-se transversalizadas pela perspectiva humanista, de forma que compromisso, responsabilidade e reflexão são demandas constantes frente às transformações no mundo do trabalho e problemáticas do âmbito social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093 10.1590/S1678-4634202046217461 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202046217461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172794 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172792 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172799 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172797 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187093/172793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf image/jpeg image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-18 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18 Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814231252992 |