Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ostetto, Luciana Esmeralda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157422
Resumo: A pesquisa que dá base ao presente artigo objetivou perscrutar sentidos e discutir contribuições da formação continuada para a prática pedagógica da educação infantil. Sustentada pelos aportes teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas, privilegiou narrativas docentes, abrindo espaços para a memória, tecendo histórias de formação, de saberes e práticas, no encontro com professores e professoras que atuam na rede municipal de educação de Itaboraí - RJ. O material biográfico, configurando dados principais da pesquisa, foi gerado por meio de entrevistas narrativas que contemplaram aspectos relacionados à ação docente: fundamentos da educação infantil, conteúdos, objetivos, conhecimentos necessários à ação docente, fatores relacionados à sua aprendizagem e das crianças, papel do professor. Tomando como eixo de análise a relação entre teoria e prática presente nos percursos formativos docentes, os resultados apontam questões conceituais e formais, relacionadas a propostas de formação continuada: a formação continuada é percebida como lugar de pensar e refletir, de compartilhar saberes e experiências; não pode ser apenas repasse de metodologias, mas espaço-tempo de estudo; teoria e prática são articuladas quando são colocados em diálogo o cotidiano e as referências bibliográficas. Dentre os conteúdos elencados, chamam a atenção aqueles relacionados ao planejamento e à organização da rotina na educação infantil, os quais deveriam fazer parte dos estudos, continuamente, segundo as narrativas tecidas. As referidas indicações são potentes recomendações para se pensar e fundamentar a formulação de políticas públicas para a qualificação profissional docente.
id USP-11_07b6bbfef3476f342d10dad45bcc4711
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157422
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuadaSharing, studying, seeing more broadly: teachers’ narratives about continuing educationContinuing educationEarly childhood educationTheory and practiceAutobiographical narrativesTeacher education policyFormação continuadaEducação InfantilTeoria e práticaNarrativas autobiográficasPolíticas de formação docenteA pesquisa que dá base ao presente artigo objetivou perscrutar sentidos e discutir contribuições da formação continuada para a prática pedagógica da educação infantil. Sustentada pelos aportes teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas, privilegiou narrativas docentes, abrindo espaços para a memória, tecendo histórias de formação, de saberes e práticas, no encontro com professores e professoras que atuam na rede municipal de educação de Itaboraí - RJ. O material biográfico, configurando dados principais da pesquisa, foi gerado por meio de entrevistas narrativas que contemplaram aspectos relacionados à ação docente: fundamentos da educação infantil, conteúdos, objetivos, conhecimentos necessários à ação docente, fatores relacionados à sua aprendizagem e das crianças, papel do professor. Tomando como eixo de análise a relação entre teoria e prática presente nos percursos formativos docentes, os resultados apontam questões conceituais e formais, relacionadas a propostas de formação continuada: a formação continuada é percebida como lugar de pensar e refletir, de compartilhar saberes e experiências; não pode ser apenas repasse de metodologias, mas espaço-tempo de estudo; teoria e prática são articuladas quando são colocados em diálogo o cotidiano e as referências bibliográficas. Dentre os conteúdos elencados, chamam a atenção aqueles relacionados ao planejamento e à organização da rotina na educação infantil, os quais deveriam fazer parte dos estudos, continuamente, segundo as narrativas tecidas. As referidas indicações são potentes recomendações para se pensar e fundamentar a formulação de políticas públicas para a qualificação profissional docente.The present article is based on a study which aimed to examine the meanings and discuss the contributions of continuing education to the pedagogical practice of early childhood education. Relying on (auto)biographical theoretical-methodological approaches, it primarily sought to record teacher narratives, making way for memories that weave stories of teacher education processes, of knowledge and practices, from our meetings with teachers working at the municipal education system of the city of Itaboraí, RJ, Brazil. The biographical material that shapes our study’s main data was generated through narrative interviews that included the following aspects of teaching: fundamentals of early childhood education, contents, goals, the knowledge necessary for teaching, factors related to learning them, as well as those related to child learning, the teacher’s role. Focusing our analysis on the theory-practice relationship existing in these teachers’ education trajectory, our results point to conceptual and formal questions related to continuing education approaches: continuing education is viewed as a place to think and reflect, to share knowledge and experiences; it cannot be just about passing on methodologies, but a space-time of study; theory and practice articulate together when daily life and bibliographical sources are put into dialogue. Among the contents listed, it is worth highlighting those related to planning and routine organization in early childhood education, which should continuously be part of studies, according to the narratives. These are powerful recommendations for thinking about and informing public policy for teacher education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15742210.1590/s1678-4634201844180983Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e180983Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e180983Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1809831678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157422/152778https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157422/152775Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dosOstetto, Luciana Esmeralda2019-04-26T12:53:20Zoai:revistas.usp.br:article/157422Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-26T12:53:20Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
Sharing, studying, seeing more broadly: teachers’ narratives about continuing education
title Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
spellingShingle Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
Reis, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos
Continuing education
Early childhood education
Theory and practice
Autobiographical narratives
Teacher education policy
Formação continuada
Educação Infantil
Teoria e prática
Narrativas autobiográficas
Políticas de formação docente
title_short Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
title_full Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
title_fullStr Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
title_full_unstemmed Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
title_sort Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada
author Reis, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos
author_facet Reis, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos
Ostetto, Luciana Esmeralda
author_role author
author2 Ostetto, Luciana Esmeralda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos
Ostetto, Luciana Esmeralda
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing education
Early childhood education
Theory and practice
Autobiographical narratives
Teacher education policy
Formação continuada
Educação Infantil
Teoria e prática
Narrativas autobiográficas
Políticas de formação docente
topic Continuing education
Early childhood education
Theory and practice
Autobiographical narratives
Teacher education policy
Formação continuada
Educação Infantil
Teoria e prática
Narrativas autobiográficas
Políticas de formação docente
description A pesquisa que dá base ao presente artigo objetivou perscrutar sentidos e discutir contribuições da formação continuada para a prática pedagógica da educação infantil. Sustentada pelos aportes teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas, privilegiou narrativas docentes, abrindo espaços para a memória, tecendo histórias de formação, de saberes e práticas, no encontro com professores e professoras que atuam na rede municipal de educação de Itaboraí - RJ. O material biográfico, configurando dados principais da pesquisa, foi gerado por meio de entrevistas narrativas que contemplaram aspectos relacionados à ação docente: fundamentos da educação infantil, conteúdos, objetivos, conhecimentos necessários à ação docente, fatores relacionados à sua aprendizagem e das crianças, papel do professor. Tomando como eixo de análise a relação entre teoria e prática presente nos percursos formativos docentes, os resultados apontam questões conceituais e formais, relacionadas a propostas de formação continuada: a formação continuada é percebida como lugar de pensar e refletir, de compartilhar saberes e experiências; não pode ser apenas repasse de metodologias, mas espaço-tempo de estudo; teoria e prática são articuladas quando são colocados em diálogo o cotidiano e as referências bibliográficas. Dentre os conteúdos elencados, chamam a atenção aqueles relacionados ao planejamento e à organização da rotina na educação infantil, os quais deveriam fazer parte dos estudos, continuamente, segundo as narrativas tecidas. As referidas indicações são potentes recomendações para se pensar e fundamentar a formulação de políticas públicas para a qualificação profissional docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157422
10.1590/s1678-4634201844180983
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157422
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844180983
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157422/152778
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157422/152775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e180983
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e180983
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e180983
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813033779200