Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josso, Marie-Christine
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816
Resumo: Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso.
id USP-11_14afc67758cc5d461e786ccf80f58b6f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27816
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos História de vidaProjetosHistória das idéiasConhecimentoLife historyProjectsHistory of ideasKnowledge Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso. Twenty years of reflections in and about procedures of "life histories in formation" allow the production of a synthesis about their contributions, and the understanding of the development from the point of view of the developing subjects. They also provide an understanding of the aspirations of knowledge about the contexts of usage of biographical perspectives. The paper therefore offers a wide scene of European and international authors who have published their research in this field, and recognises life histories as a project of knowledge of thematic biographical perspectives attending to specific projects. In this diversity, however, a unity can be perceived: the preoccupation with creating a knowledge based on an intersubjective collaboration between the researchers and the writers of the accounts, and therefore the preoccupation with providing the work with and about subjectivity with hermeneutic standards. At the same time knowledge of the process of creation of the self and of knowledge that can be generalised through its usage value is produced. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação1999-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2781610.1590/S1517-97021999000200002Educação e Pesquisa; v. 25 n. 2 (1999); 11-23Educação e Pesquisa; Vol. 25 No. 2 (1999); 11-23Educação e Pesquisa; Vol. 25 Núm. 2 (1999); 11-231678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816/29588Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosso, Marie-Christine2014-10-24T15:34:52Zoai:revistas.usp.br:article/27816Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:34:52Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos
title Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
spellingShingle Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
Josso, Marie-Christine
História de vida
Projetos
História das idéias
Conhecimento
Life history
Projects
History of ideas
Knowledge
title_short Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
title_full Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
title_fullStr Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
title_full_unstemmed Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
title_sort Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
author Josso, Marie-Christine
author_facet Josso, Marie-Christine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Josso, Marie-Christine
dc.subject.por.fl_str_mv História de vida
Projetos
História das idéias
Conhecimento
Life history
Projects
History of ideas
Knowledge
topic História de vida
Projetos
História das idéias
Conhecimento
Life history
Projects
History of ideas
Knowledge
description Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816
10.1590/S1517-97021999000200002
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97021999000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816/29588
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 25 n. 2 (1999); 11-23
Educação e Pesquisa; Vol. 25 No. 2 (1999); 11-23
Educação e Pesquisa; Vol. 25 Núm. 2 (1999); 11-23
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713810118737921