Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816 |
Resumo: | Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso. |
id |
USP-11_14afc67758cc5d461e786ccf80f58b6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/27816 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos História de vidaProjetosHistória das idéiasConhecimentoLife historyProjectsHistory of ideasKnowledge Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso. Twenty years of reflections in and about procedures of "life histories in formation" allow the production of a synthesis about their contributions, and the understanding of the development from the point of view of the developing subjects. They also provide an understanding of the aspirations of knowledge about the contexts of usage of biographical perspectives. The paper therefore offers a wide scene of European and international authors who have published their research in this field, and recognises life histories as a project of knowledge of thematic biographical perspectives attending to specific projects. In this diversity, however, a unity can be perceived: the preoccupation with creating a knowledge based on an intersubjective collaboration between the researchers and the writers of the accounts, and therefore the preoccupation with providing the work with and about subjectivity with hermeneutic standards. At the same time knowledge of the process of creation of the self and of knowledge that can be generalised through its usage value is produced. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação1999-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2781610.1590/S1517-97021999000200002Educação e Pesquisa; v. 25 n. 2 (1999); 11-23Educação e Pesquisa; Vol. 25 No. 2 (1999); 11-23Educação e Pesquisa; Vol. 25 Núm. 2 (1999); 11-231678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816/29588Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosso, Marie-Christine2014-10-24T15:34:52Zoai:revistas.usp.br:article/27816Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:34:52Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos |
title |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects |
spellingShingle |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects Josso, Marie-Christine História de vida Projetos História das idéias Conhecimento Life history Projects History of ideas Knowledge |
title_short |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects |
title_full |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects |
title_fullStr |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects |
title_full_unstemmed |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects |
title_sort |
Life history and project: life history as a project and "life histories" attending to projects |
author |
Josso, Marie-Christine |
author_facet |
Josso, Marie-Christine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josso, Marie-Christine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História de vida Projetos História das idéias Conhecimento Life history Projects History of ideas Knowledge |
topic |
História de vida Projetos História das idéias Conhecimento Life history Projects History of ideas Knowledge |
description |
Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816 10.1590/S1517-97021999000200002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97021999000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27816/29588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 25 n. 2 (1999); 11-23 Educação e Pesquisa; Vol. 25 No. 2 (1999); 11-23 Educação e Pesquisa; Vol. 25 Núm. 2 (1999); 11-23 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713810118737921 |