Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116455
Resumo: Este artigo apresenta os caminhos e resultados de uma pesquisa realizada na Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM), localizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo da investigação foi contribuir para a orientação das atividades realizadas na BIMM através da elaboração de um plano educacional, fornecendo, assim, subsídios para a sistematização do trabalho a ser desenvolvido na biblioteca. O pressuposto que orientou a investigação foi o de que aspectos como a formação humana, cultural e artística e a democratização da cultura e da educação são fundamentais em um campo que hoje se estende para além das instituições escolares. De modo geral, a pesquisa buscou: conhecer e analisar as atividades desenvolvidas na BIMM; ampliar o conhecimento dos usuários atuais e potenciais e de suas necessidades informacionais; identificar as atividades educativas e culturais adequadas ao perfil do público; fundamentar futuros projetos para a BIMM. Para a realização da investigação, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas, estudo de usuários, e – por peculiaridades do campo naquele momento – a pesquisa passou a se configurar como pesquisa-ação. Constatou-se que a elaboração de um plano educacional permite a construção do perfil da educação na instituição, mas que só será alcançado com o devido conhecimento do espaço e do público-alvo, a formação de uma equipe qualificada e o envolvimento de profissionais de diferentes áreas.
id USP-11_1d4e4ddfc9b6155c13ef7f3842e9da80
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/116455
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações Education plan for a library for children and adolescents: initiatives and mediations Este artigo apresenta os caminhos e resultados de uma pesquisa realizada na Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM), localizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo da investigação foi contribuir para a orientação das atividades realizadas na BIMM através da elaboração de um plano educacional, fornecendo, assim, subsídios para a sistematização do trabalho a ser desenvolvido na biblioteca. O pressuposto que orientou a investigação foi o de que aspectos como a formação humana, cultural e artística e a democratização da cultura e da educação são fundamentais em um campo que hoje se estende para além das instituições escolares. De modo geral, a pesquisa buscou: conhecer e analisar as atividades desenvolvidas na BIMM; ampliar o conhecimento dos usuários atuais e potenciais e de suas necessidades informacionais; identificar as atividades educativas e culturais adequadas ao perfil do público; fundamentar futuros projetos para a BIMM. Para a realização da investigação, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas, estudo de usuários, e – por peculiaridades do campo naquele momento – a pesquisa passou a se configurar como pesquisa-ação. Constatou-se que a elaboração de um plano educacional permite a construção do perfil da educação na instituição, mas que só será alcançado com o devido conhecimento do espaço e do público-alvo, a formação de uma equipe qualificada e o envolvimento de profissionais de diferentes áreas. This article introduces the paths and results from a study conducted at Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM) a Library for children and adolescents, located at Fundação Casa de Rui Barbosa [Rui Barbosa’s House Foundation], in Rio de Janeiro. The main objective of the investigation was to help guide the activities conducted at BIMM through the preparation of an education plan, thus providing information for the systematization of the work to be conducted at the library. The investigation built upon the premise that aspects such as school, cultural, and artistic education and the democratization of culture and education are fundamental in a field that today extends beyond school institutions. Generally speaking, the research aimed at: knowing and analyzing the activities of BIMM; increasing knowledge on current and potential users as well as their information needs; identifying the educational and cultural activities that matched the profile of the target public; planning future projects for BIMM. To conduct the investigation, a bibliographic review, a document analysis, interviews, user surveys were used as research instruments. Due to field peculiarities at that time, the research became an action research. The preparation of an education plan allows building the profile of education at the institution, but that will only be reached after the space and the target public are known, a qualified team is trained, and professionals from different areas get involved. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/11645510.1590/S1517-9702201606141347Educação e Pesquisa; v. 42 n. 2 (2016); 507-523Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 2 (2016); 507-523Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 2 (2016); 507-5231678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116455/114051https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116455/114052Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Cristina2016-06-14T17:54:51Zoai:revistas.usp.br:article/116455Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-06-14T17:54:51Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
Education plan for a library for children and adolescents: initiatives and mediations
title Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
spellingShingle Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
Carvalho, Cristina
title_short Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
title_full Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
title_fullStr Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
title_full_unstemmed Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
title_sort Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
author Carvalho, Cristina
author_facet Carvalho, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cristina
description Este artigo apresenta os caminhos e resultados de uma pesquisa realizada na Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM), localizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo da investigação foi contribuir para a orientação das atividades realizadas na BIMM através da elaboração de um plano educacional, fornecendo, assim, subsídios para a sistematização do trabalho a ser desenvolvido na biblioteca. O pressuposto que orientou a investigação foi o de que aspectos como a formação humana, cultural e artística e a democratização da cultura e da educação são fundamentais em um campo que hoje se estende para além das instituições escolares. De modo geral, a pesquisa buscou: conhecer e analisar as atividades desenvolvidas na BIMM; ampliar o conhecimento dos usuários atuais e potenciais e de suas necessidades informacionais; identificar as atividades educativas e culturais adequadas ao perfil do público; fundamentar futuros projetos para a BIMM. Para a realização da investigação, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas, estudo de usuários, e – por peculiaridades do campo naquele momento – a pesquisa passou a se configurar como pesquisa-ação. Constatou-se que a elaboração de um plano educacional permite a construção do perfil da educação na instituição, mas que só será alcançado com o devido conhecimento do espaço e do público-alvo, a formação de uma equipe qualificada e o envolvimento de profissionais de diferentes áreas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116455
10.1590/S1517-9702201606141347
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116455
identifier_str_mv 10.1590/S1517-9702201606141347
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116455/114051
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/116455/114052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 42 n. 2 (2016); 507-523
Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 2 (2016); 507-523
Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 2 (2016); 507-523
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811706281984