Integrar e acolher: o acesso de refugiados e imigrantes haitianos nas universidades
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202974 |
Resumo: | Diante do crescimento das migrações e das características que envolvem a inserção dessas pessoas no novo país e especialmente no mercado de trabalho, reflete-se sobre como essa população é acolhida e integrada ao contexto educacional do Brasil. Este estudo objetiva verificar o processo de acolhimento e integração dos estudantes refugiados e imigrantes haitianos dos cursos de graduação das universidades federais brasileiras da região Sul do país que possuem convênio com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e processos seletivos específicos para esse grupo, pois se questiona se os editais publicados pelas universidades instituindo um processo seletivo especial para refugiados e imigrantes são suficientes para integrar esses estudantes no contexto educacional. Por meio de um estudo de caso múltiplo, esta pesquisa de cunho qualitativo verificou que as universidades realizam ações isoladas de acolhimento e integração, demonstrando que, por mais que esses estudantes consigam acesso aos ambientes educacionais, ainda faltam políticas que realmente os integrem. Diante disso, foram propostas algumas ações que poderão se tornar unificadas entre as universidades para que, aplicadas de forma conjunta, tenham mais força e orientem novas ações, como a oferta de programas de acessibilidade linguística antes do início do ano letivo e atividades voltadas contra comportamentos xenofóbicos e preconceituosos, bem como capacitação em direitos humanos e migrações para os servidores das universidades. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa que sugere alguns pontos que poderão ser explorados em estudos futuros. |
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Integrar e acolher: o acesso de refugiados e imigrantes haitianos nas universidadesIntegrating and welcoming: access for Haitian refugees and immigrants to universitiesMigrationRefugeesImmigrantsHigher educationIntegration in higher educationMigraçãoRefugiadosImigrantesEnsino superiorIntegração no ensino superiorDiante do crescimento das migrações e das características que envolvem a inserção dessas pessoas no novo país e especialmente no mercado de trabalho, reflete-se sobre como essa população é acolhida e integrada ao contexto educacional do Brasil. Este estudo objetiva verificar o processo de acolhimento e integração dos estudantes refugiados e imigrantes haitianos dos cursos de graduação das universidades federais brasileiras da região Sul do país que possuem convênio com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e processos seletivos específicos para esse grupo, pois se questiona se os editais publicados pelas universidades instituindo um processo seletivo especial para refugiados e imigrantes são suficientes para integrar esses estudantes no contexto educacional. Por meio de um estudo de caso múltiplo, esta pesquisa de cunho qualitativo verificou que as universidades realizam ações isoladas de acolhimento e integração, demonstrando que, por mais que esses estudantes consigam acesso aos ambientes educacionais, ainda faltam políticas que realmente os integrem. Diante disso, foram propostas algumas ações que poderão se tornar unificadas entre as universidades para que, aplicadas de forma conjunta, tenham mais força e orientem novas ações, como a oferta de programas de acessibilidade linguística antes do início do ano letivo e atividades voltadas contra comportamentos xenofóbicos e preconceituosos, bem como capacitação em direitos humanos e migrações para os servidores das universidades. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa que sugere alguns pontos que poderão ser explorados em estudos futuros.Considering the growth of migrations and characteristics that involve the insertion of these people into the new country, especially in the labor market, this paper analyzes how this population gets welcomed and integrated into the educational context of Brazil. This study aimed to verify the process of accepting and integrating Haitian refugee and immigrant students into undergraduate courses of the Brazilian Federal Universities. The research focuses on the country’s southern region, universities that have an agreement with the Sérgio Vieira de Mello Chair (CSVM), and specific selection processes for immigrants and refugees. It questions whether the notices published by universities instituting a unique selection process for refugees and immigrants are sufficient to integrate these students into the educational context. Therefore, through multiple case studies, this qualitative research verified that universities have isolated actions of reception and integration, demonstrating that, however much these students gain access to educational environments, there is still a lack of policies that integrate them. Thus, some actions proposed may become unified among universities. If applied jointly, it will have more strength and guide new efforts, such as the provision of language accessibility programs before the beginning of the school year, activities aimed against xenophobic and discriminatory behaviors, and training on human rights and migrations for university employees. Finally, it presents a research agenda that suggests some points to explore in future studies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20297410.1590/S1678-4634202248244344porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244344Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244344Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2443441678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202974/187033https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202974/187032https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202974/187031Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Luise Bittencourt Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da RosaFleck, Carolina Freddo 2022-09-27T20:03:39Zoai:revistas.usp.br:article/202974Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-09-27T20:03:39Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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