O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores dos anos iniciais
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/225498 |
Resumo: | O artigo discute a atuação dos coordenadores pedagógicos de escolas municipais na cidade de São Paulo diante de dois modelos de formação continuada: o Projeto Especial de Ação (PEA), próprio da rede municipal paulistana, e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), proposta federal adotada como política no município entre 2013 e 2016 e desenvolvida diretamente com professores por agentes externos. Ambos os modelos ocorreram concomitantemente nas escolas paulistanas durante o período pesquisado, o que levou ao questionamento sobre como se deu a articulação dos coordenadores pedagógicos junto aos docentes que atuavam com turmas do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). A pesquisa é qualitativa, sendo a metodologia composta por levantamento bibliográfico sobre formação docente e coordenação pedagógica, por estudos documentais e entrevistas semiestruturadas com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenadoras pedagógicas e formadoras de duas Diretorias Regionais de Ensino do sistema municipal. Os resultados evidenciam que a coordenação pedagógica constitui importante elo entre as políticas de formação continuada e as práticas escolares, sejam elas locais ou federais, de modo que ela precisa estar envolvida em sua implementação. Considera-se que os dois modelos possuem potencial transformador, desde que dialoguem com as práticas que se efetivam em sala de aula, oferecendo oportunidade de incorporação aos saberes dos professores e que recebam, para tanto, apoio regular e sistemático dos órgãos gestores para a resolução de impasses, supressão de carências e sustentação dos avanços obtidos. |
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O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores dos anos iniciaisThe pedagogical coordinator and the continued training of early grade teachersPedagogical CoordinationLiteracyTeacher trainingCoordenação pedagógicaAlfabetizaçãoFormação docenteO artigo discute a atuação dos coordenadores pedagógicos de escolas municipais na cidade de São Paulo diante de dois modelos de formação continuada: o Projeto Especial de Ação (PEA), próprio da rede municipal paulistana, e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), proposta federal adotada como política no município entre 2013 e 2016 e desenvolvida diretamente com professores por agentes externos. Ambos os modelos ocorreram concomitantemente nas escolas paulistanas durante o período pesquisado, o que levou ao questionamento sobre como se deu a articulação dos coordenadores pedagógicos junto aos docentes que atuavam com turmas do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). A pesquisa é qualitativa, sendo a metodologia composta por levantamento bibliográfico sobre formação docente e coordenação pedagógica, por estudos documentais e entrevistas semiestruturadas com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenadoras pedagógicas e formadoras de duas Diretorias Regionais de Ensino do sistema municipal. Os resultados evidenciam que a coordenação pedagógica constitui importante elo entre as políticas de formação continuada e as práticas escolares, sejam elas locais ou federais, de modo que ela precisa estar envolvida em sua implementação. Considera-se que os dois modelos possuem potencial transformador, desde que dialoguem com as práticas que se efetivam em sala de aula, oferecendo oportunidade de incorporação aos saberes dos professores e que recebam, para tanto, apoio regular e sistemático dos órgãos gestores para a resolução de impasses, supressão de carências e sustentação dos avanços obtidos.This article discusses the work of pedagogical coordinators at public schools in the city of São Paulo facing two models of continued teaching training: the Special Action Project (Projeto Especial de Ação (PEA)), designed by the local school system itself, and the National Pact for Literacy at the Right Age (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)), a federal program adopted as a public local policy from 2013 through 2016 and directly implemented for teachers by external agents. Both models took place concomitantly in the city´s public schools along the mentioned period, which led to a questioning about how pedagogical coordinators dealt with teachers working with literacy cycle (1st to 3rd grade). The research is qualitative and the methodology consists of a bibliographical review on teacher´s basic training and educational counseling, of documental studies, and semi-structured interviews with initial grades teachers in Elementary School, pedagogical coordinators and formative professionals from two Regional Instruction Departments in the city´s school system. The results reveal that educational counseling represents an important link between the public policies for continued teacher training and their school practices, either on local or federal level, so that pedagogical coordinators must be involved in their implementation. It is considered that the two models are potentially transforming, provided that they engage the practices that are conducted in the classrooms, offering an opportunity to be absorbed together with the teachers´ knowledge, and provided that they get, for such, constant and systematic support from the managing bodies when resolving impasses, overcoming shortages, and sustaining the advancements achieved.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2024-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22549810.1590/S1678-4634202450269252porEducação e Pesquisa; v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e269252Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e269252Educação e Pesquisa; Vol. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa; e2692521678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/225498/204840https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/225498/204841https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/225498/204842Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerini, Renata Lívia SoaresBarretto, Elba Siqueira de Sá2024-05-22T00:05:11Zoai:revistas.usp.br:article/225498Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2024-05-22T00:05:11Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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