Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katayev, Yerdan S.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Burdina, Elena I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803
Resumo: Este artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa.
id USP-11_2781bf80b77ccf17cdf9415a1e7dffb7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/213803
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational contentDesenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneosCompetências de pesquisa do professorAbordagem hermenêuticaModelo de competência de pesquisaAbordagem baseada em competênciasTeacher research competenciesResearch competency modelCompetency-based approachHermeneutic approachEste artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa.This article presents the initial findings from the first phase of a study aimed at fostering research competencies in secondary school teachers by implementing a tailored model within the context of contemporary educational content. The primary objective of this research is to evaluate the efficacy of the devised model in cultivating research competencies among secondary school educators within the educational process. A comprehensive description of the teachers’ research competencies is provided, along with an exposition of their content components. We conducted an analysis of key, professional, and specialized pedagogical competencies, which informed the identification of essential research competencies for teachers as they pertain to the modernization of educational content. Subsequently, we developed a model for fostering research competencies in teachers within this context. Our analysis of preliminary experimental results suggests the need for modifications and refinements to the model, employing the hermeneutical phenomenology method during educational and professional interactions among participants in the educational process. The approaches and proposed model discussed in this article can be utilized in the development and enhancement of pedagogical research skills, as well as in continued professional development. Moreover, the findings of this study may be applicable in organizing a certification system for teaching staff, although that is not the primary focus of this research.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21380310.1590/S1678-4634202349257253enEducação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2572531678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195965https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195964Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKatayev, Yerdan S.Burdina, Elena I. 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/213803Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
Desenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneos
title Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
spellingShingle Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
Katayev, Yerdan S.
Competências de pesquisa do professor
Abordagem hermenêutica
Modelo de competência de pesquisa
Abordagem baseada em competências
Teacher research competencies
Research competency model
Competency-based approach
Hermeneutic approach
title_short Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
title_full Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
title_fullStr Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
title_full_unstemmed Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
title_sort Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
author Katayev, Yerdan S.
author_facet Katayev, Yerdan S.
Burdina, Elena I.
author_role author
author2 Burdina, Elena I.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Katayev, Yerdan S.
Burdina, Elena I.
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de pesquisa do professor
Abordagem hermenêutica
Modelo de competência de pesquisa
Abordagem baseada em competências
Teacher research competencies
Research competency model
Competency-based approach
Hermeneutic approach
topic Competências de pesquisa do professor
Abordagem hermenêutica
Modelo de competência de pesquisa
Abordagem baseada em competências
Teacher research competencies
Research competency model
Competency-based approach
Hermeneutic approach
description Este artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803
10.1590/S1678-4634202349257253en
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349257253en
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195965
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195964
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485540769792