Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa. |
id |
USP-11_2781bf80b77ccf17cdf9415a1e7dffb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/213803 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational contentDesenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneosCompetências de pesquisa do professorAbordagem hermenêuticaModelo de competência de pesquisaAbordagem baseada em competênciasTeacher research competenciesResearch competency modelCompetency-based approachHermeneutic approachEste artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa.This article presents the initial findings from the first phase of a study aimed at fostering research competencies in secondary school teachers by implementing a tailored model within the context of contemporary educational content. The primary objective of this research is to evaluate the efficacy of the devised model in cultivating research competencies among secondary school educators within the educational process. A comprehensive description of the teachers’ research competencies is provided, along with an exposition of their content components. We conducted an analysis of key, professional, and specialized pedagogical competencies, which informed the identification of essential research competencies for teachers as they pertain to the modernization of educational content. Subsequently, we developed a model for fostering research competencies in teachers within this context. Our analysis of preliminary experimental results suggests the need for modifications and refinements to the model, employing the hermeneutical phenomenology method during educational and professional interactions among participants in the educational process. The approaches and proposed model discussed in this article can be utilized in the development and enhancement of pedagogical research skills, as well as in continued professional development. Moreover, the findings of this study may be applicable in organizing a certification system for teaching staff, although that is not the primary focus of this research.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21380310.1590/S1678-4634202349257253enEducação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2572531678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195965https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195964Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKatayev, Yerdan S.Burdina, Elena I. 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/213803Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content Desenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneos |
title |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content |
spellingShingle |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content Katayev, Yerdan S. Competências de pesquisa do professor Abordagem hermenêutica Modelo de competência de pesquisa Abordagem baseada em competências Teacher research competencies Research competency model Competency-based approach Hermeneutic approach |
title_short |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content |
title_full |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content |
title_fullStr |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content |
title_full_unstemmed |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content |
title_sort |
Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational content |
author |
Katayev, Yerdan S. |
author_facet |
Katayev, Yerdan S. Burdina, Elena I. |
author_role |
author |
author2 |
Burdina, Elena I. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Katayev, Yerdan S. Burdina, Elena I. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências de pesquisa do professor Abordagem hermenêutica Modelo de competência de pesquisa Abordagem baseada em competências Teacher research competencies Research competency model Competency-based approach Hermeneutic approach |
topic |
Competências de pesquisa do professor Abordagem hermenêutica Modelo de competência de pesquisa Abordagem baseada em competências Teacher research competencies Research competency model Competency-based approach Hermeneutic approach |
description |
Este artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803 10.1590/S1678-4634202349257253en |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202349257253en |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195965 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213803/195964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253 Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253 Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e257253 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237485540769792 |