Desigualdades de gênero na universidade pública:a prática dos docentes das ciências agrárias em estudo
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/120647 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as desigualdades de gênero existentes entre os docentes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), procurando identificar os fatores que poderiam influenciar esse viés de gênero. Buscou-se não apenas descrever as desigualdades de gênero nos espaços ocupados por homens e mulheres nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação do CCA/UFV, mas também compreender os mecanismos através dos quais as assimetrias de gênero se perpetuavam. Para tanto, utilizou-se o Currículo Lattes dos professores como fonte de informação para a análise das variáveis que apresentavam padrões diferenciados entre os docentes de ambos os sexos que atuavam nos programas de pós-graduação no campo das ciências agrárias na UFV. A análise dos dados relativos à distribuição por sexo também nos cursos de graduação do CCA visou a apresentar uma perspectiva completa das configurações de gênero em todas as instâncias acadêmicas: graduação, pós-graduação e docência. A grande pista que guiou as conclusões finais desta pesquisa foi alcançada a partir da percepção de que o vínculo de origem do docente mostrava relação com os padrões de orientação estabelecidos pelos professores na pós-graduação. |
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Desigualdades de gênero na universidade pública:a prática dos docentes das ciências agrárias em estudo Gender inequality in public university:the practice of professors of agricultural science Este estudo teve como objetivo analisar as desigualdades de gênero existentes entre os docentes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), procurando identificar os fatores que poderiam influenciar esse viés de gênero. Buscou-se não apenas descrever as desigualdades de gênero nos espaços ocupados por homens e mulheres nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação do CCA/UFV, mas também compreender os mecanismos através dos quais as assimetrias de gênero se perpetuavam. Para tanto, utilizou-se o Currículo Lattes dos professores como fonte de informação para a análise das variáveis que apresentavam padrões diferenciados entre os docentes de ambos os sexos que atuavam nos programas de pós-graduação no campo das ciências agrárias na UFV. A análise dos dados relativos à distribuição por sexo também nos cursos de graduação do CCA visou a apresentar uma perspectiva completa das configurações de gênero em todas as instâncias acadêmicas: graduação, pós-graduação e docência. A grande pista que guiou as conclusões finais desta pesquisa foi alcançada a partir da percepção de que o vínculo de origem do docente mostrava relação com os padrões de orientação estabelecidos pelos professores na pós-graduação. This study has aimed to analyze gender inequality among professors of Centro de Ciências Agrárias (CCA – Agricultural Science Center), Universidade Federal de Viçosa (UFV), to identify the factors that could influence this gender bias. We sought not only to describe gender inequalities in the spaces occupied by men and women in undergraduate and graduate programs of CCA/UFV, but also to understand the mechanisms through which gender differences were perpetuated. To this end, we used the Lattes Curriculum of professors as a source of information for the analysis of the variables that showed different patterns between professors of both sexes who worked in the graduate programs in the field of agricultural science at UFV. The analysis of data on the distribution by sex also in undergraduate courses of CCA aimed to present a comprehensive overview of gender configurations at all academic levels: undergraduate and graduate education, as well as faculty. The big clue that guided the final conclusions of this research was the perception that professors’ original link was related to the guidance standards set by professors in the graduate program. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/12064710.1590/S1517-9702201609148223Educação e Pesquisa; v. 42 n. 3 (2016); 803-818Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 3 (2016); 803-818Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 3 (2016); 803-8181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/120647/117733https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/120647/117734Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFiúza, Ana Louise de CarvalhoPinto, Neide Maria de AlmeidaCosta, Elenice Rosa2016-09-13T11:00:22Zoai:revistas.usp.br:article/120647Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-09-13T11:00:22Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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