Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Back, Rainri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213786
Resumo: Este ensaio propõe-se a pensar a relação e a diferença entre compreensão e aprendizagem. Assim, concentra-se em dois propósitos fundamentais. Primeiro, mostrar como a compreensão precede e prepara a aprendizagem; segundo, observar como a aprendizagem se diferencia da compreensão. Mais especificamente, a aprendizagem exige a habilidade prática para realizar a atividade relacionada à coisa compreendida. Metodologicamente, a exposição segue os princípios fundamentais da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e da fenomenologia de Martin Heidegger. Enfim, na primeira seção, este ensaio parte do conceito mais amplo, do ponto comum entre compreensão e aprendizagem: a experiência. Então, mostra como a experiência da compreensão e aprendizagem é essencialmente aplicação no sentido apresentado em Verdade e método, de Gadamer. Por fim, conclui-se com a proposição segundo a qual ambas as experiências – compreensão e aprendizagem – se fundam em um fenômeno mais abrangente, o jogo. Daí resulta uma conclusão importante: a compreensão e, sobretudo, a aprendizagem não são experiências inofensivas, sem consequências práticas; antes, concernem à maneira como cada ser humano se orienta no mundo. Portanto, as regras do jogo segundo as quais a compreensão e a aprendizagem devem ser experimentadas acabam se apossando do ser mesmo de quem compreende e aprende.
id USP-11_31f03569cbf8c646d3da38bf561aa641
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/213786
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêuticaUnderstanding and learning: a hermeneutic approachUnderstandingLearningExperienceApplicationPlayCompreensãoAprendizagemExperiênciaAplicaçãoJogoEste ensaio propõe-se a pensar a relação e a diferença entre compreensão e aprendizagem. Assim, concentra-se em dois propósitos fundamentais. Primeiro, mostrar como a compreensão precede e prepara a aprendizagem; segundo, observar como a aprendizagem se diferencia da compreensão. Mais especificamente, a aprendizagem exige a habilidade prática para realizar a atividade relacionada à coisa compreendida. Metodologicamente, a exposição segue os princípios fundamentais da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e da fenomenologia de Martin Heidegger. Enfim, na primeira seção, este ensaio parte do conceito mais amplo, do ponto comum entre compreensão e aprendizagem: a experiência. Então, mostra como a experiência da compreensão e aprendizagem é essencialmente aplicação no sentido apresentado em Verdade e método, de Gadamer. Por fim, conclui-se com a proposição segundo a qual ambas as experiências – compreensão e aprendizagem – se fundam em um fenômeno mais abrangente, o jogo. Daí resulta uma conclusão importante: a compreensão e, sobretudo, a aprendizagem não são experiências inofensivas, sem consequências práticas; antes, concernem à maneira como cada ser humano se orienta no mundo. Portanto, as regras do jogo segundo as quais a compreensão e a aprendizagem devem ser experimentadas acabam se apossando do ser mesmo de quem compreende e aprende.This essay aims to reflect upon the relationship and the difference between understanding and learning. Thus, it focuses on two fundamental purposes. First, how understanding precedes and prepares for learning; and second, how learning differs from understanding. Specifically, learning requires a practical ability to carry out an activity related to what has been understood. Methodologically, this essay follows the fundamental principles of Hans-Georg Gadamer’s philosophical hermeneutics and Martin Heidegger’s phenomenology. In the first section, the essay begins from a broader concept, a common point between understanding and learning: the experience. Then it demonstrates how the experience of understanding and learning is essentially application in the sense presented in Gadamer’s Truth and method. Finally, it concludes with the proposition that both experiences – understanding and learning – are based on a broader phenomenon: the play. This leads to an important conclusion: understanding and, above all, learning are not naive experiences, without practical consequences; rather, they concern the way in which each human being behaves in the world. Therefore, the rules of the play according to which understanding and learning must be experienced end up taking over the very being who understands and learns.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21378610.1590/S1678-4634202349256358Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256358Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256358Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2563581678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213786/195943https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213786/195944Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBack, Rainri 2023-12-22T13:35:45Zoai:revistas.usp.br:article/213786Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:35:45Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
Understanding and learning: a hermeneutic approach
title Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
spellingShingle Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
Back, Rainri
Understanding
Learning
Experience
Application
Play
Compreensão
Aprendizagem
Experiência
Aplicação
Jogo
title_short Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
title_full Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
title_fullStr Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
title_full_unstemmed Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
title_sort Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica
author Back, Rainri
author_facet Back, Rainri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Back, Rainri
dc.subject.por.fl_str_mv Understanding
Learning
Experience
Application
Play
Compreensão
Aprendizagem
Experiência
Aplicação
Jogo
topic Understanding
Learning
Experience
Application
Play
Compreensão
Aprendizagem
Experiência
Aplicação
Jogo
description Este ensaio propõe-se a pensar a relação e a diferença entre compreensão e aprendizagem. Assim, concentra-se em dois propósitos fundamentais. Primeiro, mostrar como a compreensão precede e prepara a aprendizagem; segundo, observar como a aprendizagem se diferencia da compreensão. Mais especificamente, a aprendizagem exige a habilidade prática para realizar a atividade relacionada à coisa compreendida. Metodologicamente, a exposição segue os princípios fundamentais da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e da fenomenologia de Martin Heidegger. Enfim, na primeira seção, este ensaio parte do conceito mais amplo, do ponto comum entre compreensão e aprendizagem: a experiência. Então, mostra como a experiência da compreensão e aprendizagem é essencialmente aplicação no sentido apresentado em Verdade e método, de Gadamer. Por fim, conclui-se com a proposição segundo a qual ambas as experiências – compreensão e aprendizagem – se fundam em um fenômeno mais abrangente, o jogo. Daí resulta uma conclusão importante: a compreensão e, sobretudo, a aprendizagem não são experiências inofensivas, sem consequências práticas; antes, concernem à maneira como cada ser humano se orienta no mundo. Portanto, as regras do jogo segundo as quais a compreensão e a aprendizagem devem ser experimentadas acabam se apossando do ser mesmo de quem compreende e aprende.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213786
10.1590/S1678-4634202349256358
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213786
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349256358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213786/195943
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213786/195944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256358
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256358
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e256358
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1817986238913708032