O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198965 |
Resumo: | Com base interpretativa e cunho etnográfico, realizou-se uma pesquisa para compreender como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças. E com esse cenário trouxemos, para este texto, reflexões sobre o corpo criança. Para isso, ancorada em estudos da Sociologia da Infância e motivada pela pergunta problema de pesquisa (como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças?), a produção de dados considerou as expressões de seis crianças em dois contextos escolares: uma escola de educação infantil e outra de anos iniciais do ensino fundamental, no município de Ponta Grossa, no Paraná, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Por meio da inserção das pesquisadoras no grupo de crianças, com observações participantes, entrevistas e visitas monitoradas, buscou-se uma interlocução adequada às suas falas, compreendendo que elas ultrapassam o uso exclusivo da linguagem verbal ou escrita, abrangendo os movimentos do seu corpo e sua gestualidade. Os dados, emergidos das falas das crianças, geraram dois temas de análise: diferenças e estratégias. Esses se desdobraram nos seguintes eixos de análise: a) as rotinas e os espaços; b) as práticas escolares; e c) as regras. As análises permitiram refletir sobre o corpo criança, a potência de seus movimentos e gestualidades como uma maneira válida de a criança ser e estar no mundo, produzindo cultura, interpretando e se relacionando, moldando e influenciando os constructos sociais em que estão inseridas. |
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O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamentalThe child body in the crossing from early childhood education to the early grades of elementary schoolCorpo criançaTravessiaPesquisa com criançasAnos iniciais do ensino fundamentalChild bodyCrossingResearch with childrenEarly grades of elementary schoolCom base interpretativa e cunho etnográfico, realizou-se uma pesquisa para compreender como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças. E com esse cenário trouxemos, para este texto, reflexões sobre o corpo criança. Para isso, ancorada em estudos da Sociologia da Infância e motivada pela pergunta problema de pesquisa (como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças?), a produção de dados considerou as expressões de seis crianças em dois contextos escolares: uma escola de educação infantil e outra de anos iniciais do ensino fundamental, no município de Ponta Grossa, no Paraná, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Por meio da inserção das pesquisadoras no grupo de crianças, com observações participantes, entrevistas e visitas monitoradas, buscou-se uma interlocução adequada às suas falas, compreendendo que elas ultrapassam o uso exclusivo da linguagem verbal ou escrita, abrangendo os movimentos do seu corpo e sua gestualidade. Os dados, emergidos das falas das crianças, geraram dois temas de análise: diferenças e estratégias. Esses se desdobraram nos seguintes eixos de análise: a) as rotinas e os espaços; b) as práticas escolares; e c) as regras. As análises permitiram refletir sobre o corpo criança, a potência de seus movimentos e gestualidades como uma maneira válida de a criança ser e estar no mundo, produzindo cultura, interpretando e se relacionando, moldando e influenciando os constructos sociais em que estão inseridas.With an interpretive and ethnographic basis, we carried out a research to understand what the experience of crossing from early childhood education to the early grades of elementary school is like, from the children’s point of view. And with this scenario, we bring in this text, reflections on the child body. For this, anchored in studies of the Sociology of Childhood, and motivated by the research problem-question (What is the experience of crossing from early childhood education to the early grades of elementary school like, from the children’s point of view?), the production of data considered the expressions of six children in two school contexts: a school of early childhood education and another of the early grades of elementary school, in the city of Ponta Grossa, Paraná, Brazil, from August 2018 to July 2019. Through the insertion of the researchers in the group of children, with participant observations, interviews and monitored visits, we sought an adequate interlocution to their speeches, understanding that they go beyond the exclusive use of verbal or written language, covering the movements of their body and their gestures. The data, emerging from the children’s speech, generated two themes for analysis: differences and strategies. These unfolded in the following axes of analysis: a) routines and spaces; b) school practices; and c) rules. The analyzes allowed us to reflect on the child’s body, the power of its movements and gestures as a valid way for the child to be in the world and belong to it, producing culture, interpreting and relating, shaping and influencing the social constructs in which they are inserted.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19896510.1590/S1678-4634202248239129porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e239129Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e239129Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2391291678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198965/183112https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198965/183111https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198965/183113Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Gisele Brandelero Garanhani, Marynelma Camargo 2022-06-14T19:38:12Zoai:revistas.usp.br:article/198965Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-14T19:38:12Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Com base interpretativa e cunho etnográfico, realizou-se uma pesquisa para compreender como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças. E com esse cenário trouxemos, para este texto, reflexões sobre o corpo criança. Para isso, ancorada em estudos da Sociologia da Infância e motivada pela pergunta problema de pesquisa (como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças?), a produção de dados considerou as expressões de seis crianças em dois contextos escolares: uma escola de educação infantil e outra de anos iniciais do ensino fundamental, no município de Ponta Grossa, no Paraná, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Por meio da inserção das pesquisadoras no grupo de crianças, com observações participantes, entrevistas e visitas monitoradas, buscou-se uma interlocução adequada às suas falas, compreendendo que elas ultrapassam o uso exclusivo da linguagem verbal ou escrita, abrangendo os movimentos do seu corpo e sua gestualidade. Os dados, emergidos das falas das crianças, geraram dois temas de análise: diferenças e estratégias. Esses se desdobraram nos seguintes eixos de análise: a) as rotinas e os espaços; b) as práticas escolares; e c) as regras. As análises permitiram refletir sobre o corpo criança, a potência de seus movimentos e gestualidades como uma maneira válida de a criança ser e estar no mundo, produzindo cultura, interpretando e se relacionando, moldando e influenciando os constructos sociais em que estão inseridas. |
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