Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, André Francisco Alcântara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do, Felix, Débora Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198858
Resumo: Existem no Brasil mais de 2 mil instituições de ensino superior que abrigam cerca de 8 milhões de estudantes, dos quais parte significativa se envolvem com atividades além da sala de aula, entre elas, o esporte, por meio das associações acadêmicas atléticas (AAA). Essas associações tendem a proporcionar uma série de benefícios, dentre eles, aumentar o vínculo do aluno com a instituição contribuindo para sua permanência na mesma. Sendo assim, torna-se salutar entender mais sobre essas instituições, por isso, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar os antecedentes e consequentes da identificação dos discentes com as atléticas universitárias; já o objetivo secundário foi discutir como a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino. A estrutura teórica que suporta as hipóteses estabelecidas abordou a teoria da identificação, as atléticas nas instituições de ensino superior (IES), antecedentes e consequentes da identificação dos alunos com as atléticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 506 membros de atléticas de diversas IES do Brasil. O modelo proposto foi testado via modelagem de equações estruturais, os resultados identificaram que, entre os construtos considerados, apenas conexão com a marca da atlética é antecedente da identificação com essa associação, sendo responsável por 72,4 por cento da variância da identificação. Os resultados apontaram que os demais oito construtos são consequentes da identificação com a atlética. Ademais, foi possível depreender que a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino.
id USP-11_393be0e21ccea5855017bb233e9d8627
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198858
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutionsA identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superiorIdentification theoryAcademic athletic associations (AAAs)EducationSports marketingConsumer behaviorTeoria da identificaçãoassociações acadêmicas atléticaseducaçãomarketing esportivocomportamento do consumidorExistem no Brasil mais de 2 mil instituições de ensino superior que abrigam cerca de 8 milhões de estudantes, dos quais parte significativa se envolvem com atividades além da sala de aula, entre elas, o esporte, por meio das associações acadêmicas atléticas (AAA). Essas associações tendem a proporcionar uma série de benefícios, dentre eles, aumentar o vínculo do aluno com a instituição contribuindo para sua permanência na mesma. Sendo assim, torna-se salutar entender mais sobre essas instituições, por isso, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar os antecedentes e consequentes da identificação dos discentes com as atléticas universitárias; já o objetivo secundário foi discutir como a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino. A estrutura teórica que suporta as hipóteses estabelecidas abordou a teoria da identificação, as atléticas nas instituições de ensino superior (IES), antecedentes e consequentes da identificação dos alunos com as atléticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 506 membros de atléticas de diversas IES do Brasil. O modelo proposto foi testado via modelagem de equações estruturais, os resultados identificaram que, entre os construtos considerados, apenas conexão com a marca da atlética é antecedente da identificação com essa associação, sendo responsável por 72,4 por cento da variância da identificação. Os resultados apontaram que os demais oito construtos são consequentes da identificação com a atlética. Ademais, foi possível depreender que a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino.There are more than 2 thousand higher education institutions (HEIs) in Brazil, housing around 8 million students, of which a significant portion are involved in extracurricular activities – such as sports through Academic Athletic Associations (AAAs). These associations tend to offer a series of benefits, including a strengthening of students’ ties with the institution, contributing to their permanence in it. Considering the importance of understanding more about athletic associations, the main goal of this research was to analyze the antecedent and consequent variables of students’ identification with them, and the secondary goal was to discuss how students’ identification with athletic associations may contribute to student engagement with the HEI. The theoretical framework supporting the hypotheses proposed included identification theory, the athletic associations inside HEIs, and antecedent and consequent variables of student identification with AAAs. This is a descriptive study with a sample of 506 AAA members in several HEIs in Brazil. The model proposed was tested via Structural Equation Modeling. The findings showed that, among the constructs taken into consideration, only connection with the AAA brand was an antecedent variable of identification with the association, accounting for 72.4% of the variance in identification. The findings showed that the remaining eight constructs are consequent variables of identification with AAAs. In addition, it was possible to infer that students’ identification with AAAs may contribute to student engagement with the educational institution.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19885810.1590/S1678-4634202248239088porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e239088Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e239088Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2390881678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198858/183012https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198858/183011Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, André Francisco Alcântara Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Felix, Débora Fabiana 2022-06-10T18:30:18Zoai:revistas.usp.br:article/198858Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-10T18:30:18Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
A identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superior
title Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
spellingShingle Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
Fagundes, André Francisco Alcântara
Identification theory
Academic athletic associations (AAAs)
Education
Sports marketing
Consumer behavior
Teoria da identificação
associações acadêmicas atléticas
educação
marketing esportivo
comportamento do consumidor
title_short Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
title_full Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
title_fullStr Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
title_full_unstemmed Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
title_sort Students’ identification with academic athletic associations and its effect on student engagement with higher education institutions
author Fagundes, André Francisco Alcântara
author_facet Fagundes, André Francisco Alcântara
Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Felix, Débora Fabiana
author_role author
author2 Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Felix, Débora Fabiana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, André Francisco Alcântara
Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Felix, Débora Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Identification theory
Academic athletic associations (AAAs)
Education
Sports marketing
Consumer behavior
Teoria da identificação
associações acadêmicas atléticas
educação
marketing esportivo
comportamento do consumidor
topic Identification theory
Academic athletic associations (AAAs)
Education
Sports marketing
Consumer behavior
Teoria da identificação
associações acadêmicas atléticas
educação
marketing esportivo
comportamento do consumidor
description Existem no Brasil mais de 2 mil instituições de ensino superior que abrigam cerca de 8 milhões de estudantes, dos quais parte significativa se envolvem com atividades além da sala de aula, entre elas, o esporte, por meio das associações acadêmicas atléticas (AAA). Essas associações tendem a proporcionar uma série de benefícios, dentre eles, aumentar o vínculo do aluno com a instituição contribuindo para sua permanência na mesma. Sendo assim, torna-se salutar entender mais sobre essas instituições, por isso, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar os antecedentes e consequentes da identificação dos discentes com as atléticas universitárias; já o objetivo secundário foi discutir como a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino. A estrutura teórica que suporta as hipóteses estabelecidas abordou a teoria da identificação, as atléticas nas instituições de ensino superior (IES), antecedentes e consequentes da identificação dos alunos com as atléticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 506 membros de atléticas de diversas IES do Brasil. O modelo proposto foi testado via modelagem de equações estruturais, os resultados identificaram que, entre os construtos considerados, apenas conexão com a marca da atlética é antecedente da identificação com essa associação, sendo responsável por 72,4 por cento da variância da identificação. Os resultados apontaram que os demais oito construtos são consequentes da identificação com a atlética. Ademais, foi possível depreender que a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198858
10.1590/S1678-4634202248239088por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198858
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248239088por
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198858/183012
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198858/183011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e239088
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e239088
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e239088
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814908633088