Tempo de trabalho e de ensino: composição da jornada de trabalho dos professores paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Andreza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Maria José da Silva, Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo, Aguiar, Thiago Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
DOI: 10.1590/S1678-4634202147235807
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193612
Resumo: Tendo em vista a dificuldade de se quantificar o tempo efetivamente trabalhado pelos professores, posto que os dados oficiais disponibilizados frequentemente consideram somente o tempo passado em sala de aula, ou o tempo contratual, este texto apresenta resultados de uma pesquisa que analisou a constituição da jornada de trabalho dos professores da rede pública estadual paulista. Buscou-se investigar e problematizar a constituição da jornada de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio dessa rede, considerando o tempo em sala de aula e o tempo destinado ao trabalho extraclasse. A pesquisa em questão foi realizada em um município do interior paulista em duas etapas: na primeira, aplicaram-se questionários com professores de trinta escolas. Na segunda, realizou-se um aprofundamento qualitativo dos dados levantados na primeira etapa por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com um grupo de treze professores. Os resultados obtidos evidenciam que o tempo de trabalho dos professores é bastante superior ao tempo oficial que sua jornada de trabalho compreende, o que significa que grande parte do tempo destinado ao trabalho extraclasse não é remunerado, embora sirva para a realização de atividades essenciais para atuação dos professores junto aos alunos. Destacou-se, ainda, que os professores que participaram da pesquisa têm ampliado suas jornadas de trabalho para compensar os baixos salários recebidos, o que se soma ainda ao aumento da demanda de trabalho e à desvalorização docente, conforme relatado pelos professores.
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