Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrugini, Lílian
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castro, Cleber Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108889
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que levaram os egressos a fazer o curso piloto de administração à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), os possíveis benefícios socioeconômicos e dificuldades percebidas por eles e pelos coordenadores. A coleta de dados deu-se em duas etapas. A primeira foi quantitativa de cunho descritivo-exploratório, feita a partir de um survey aplicado aos egressos do curso. Para essa etapa, realizou-se a análise descritiva e multivariada (análise decluster) dos dados. A segunda etapa foi qualitativa descritivo-exploratória, em que foram entrevistados coordenadores do curso, buscando identificar suas impressões acerca do curso e as possíveis dificuldades e benefícios que ele proporcionou para seus egressos. No total, 332 egressos responderam à pesquisa. Identificou-se que os fatores que mais influenciaram a realização do curso foram flexibilidade da educação à distância e a gratuidade do curso. Os benefícios sociais como maior capacidade de argumentação, aumento da autoconfiança, dentre outros, superaram os benefícios econômicos como aumento da renda e mudança de emprego. As principais dificuldades apontadas foram: falta de tempo para realizar as atividades do curso e dificuldade em aprender sozinho. Para os coordenadores, os benefícios sociais conseguidos pelos egressos também superaram os benefícios econômicos. Contudo, houve percepções opostas entre a visão dos egressos e dos coordenadores. Concluiu-se que o curso piloto tornou-se o marco para muitas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) expandirem a oferta de cursos à distância, ao passo que conseguiu proporcionar educação superior para pessoas que não teriam condições nos moldes tradicionais.
id USP-11_5c9d36f6ba6e6b08fd25b249fe3a933c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/108889
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators Repercussões socioeconômicas do curso piloto de administração da UAB na visão de egressos e coordenadores O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que levaram os egressos a fazer o curso piloto de administração à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), os possíveis benefícios socioeconômicos e dificuldades percebidas por eles e pelos coordenadores. A coleta de dados deu-se em duas etapas. A primeira foi quantitativa de cunho descritivo-exploratório, feita a partir de um survey aplicado aos egressos do curso. Para essa etapa, realizou-se a análise descritiva e multivariada (análise decluster) dos dados. A segunda etapa foi qualitativa descritivo-exploratória, em que foram entrevistados coordenadores do curso, buscando identificar suas impressões acerca do curso e as possíveis dificuldades e benefícios que ele proporcionou para seus egressos. No total, 332 egressos responderam à pesquisa. Identificou-se que os fatores que mais influenciaram a realização do curso foram flexibilidade da educação à distância e a gratuidade do curso. Os benefícios sociais como maior capacidade de argumentação, aumento da autoconfiança, dentre outros, superaram os benefícios econômicos como aumento da renda e mudança de emprego. As principais dificuldades apontadas foram: falta de tempo para realizar as atividades do curso e dificuldade em aprender sozinho. Para os coordenadores, os benefícios sociais conseguidos pelos egressos também superaram os benefícios econômicos. Contudo, houve percepções opostas entre a visão dos egressos e dos coordenadores. Concluiu-se que o curso piloto tornou-se o marco para muitas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) expandirem a oferta de cursos à distância, ao passo que conseguiu proporcionar educação superior para pessoas que não teriam condições nos moldes tradicionais. The purpose of this research was to identify the factors that led former students to take the pilot online course on Administration delivered by the Open University of Brazil (UAB), the virtual socioeconomic benefits and the difficulties that were perceived by them and by the course coordinators. Data collection took place in two phases. The first step was quantitative and of a descriptive/exploratory nature, conducted with a survey applied to graduates. In this phase, a descriptive and multi-varied analysis was performed (cluster analysis) on the data acquired. The second phase was qualitative and also of descriptive/exploratory nature, during which the course coordinators were interviewed, in an attempt to identify their impressions about the course and any difficulties and benefits that it had provided the former students with. In total, 332 graduates responded to the study. I was able to find that the factors that mostly drew students to course were the flexibility allowed by the online education and the fact that the course was free of charge. The social benefits, including greater capacity of argumentation and increased self-confidence, exceeded the economic benefits such as increased income and a change of job. The major difficulties indicated were: lack of time to perform the course activities and difficulty to learn on one´s own. For the course coordinators, the social benefits achieved by the former students also exceeded the economic advantages. However, there were contrary perceptions between the view of graduates and course coordinators. Conclusion was that the pilot course became a landmark to several Public Institutions of Higher Education so that they could expand the offering of online courses, while it managed to provide higher education to people who would not stand a chance in the traditional ways. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/10888910.1590/s1517-9702201506132787Educação e Pesquisa; v. 41 n. 4 (2015); 993-1008Educação e Pesquisa; Vol. 41 No. 4 (2015); 993-1008Educação e Pesquisa; Vol. 41 Núm. 4 (2015); 993-10081678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108889/107340Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrugini, LílianCastro, Cleber Carvalho de2016-01-20T17:23:00Zoai:revistas.usp.br:article/108889Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-01-20T17:23Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
Repercussões socioeconômicas do curso piloto de administração da UAB na visão de egressos e coordenadores
title Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
spellingShingle Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
Ferrugini, Lílian
title_short Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
title_full Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
title_fullStr Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
title_full_unstemmed Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
title_sort Socioeconomic repercussions of the pilot course on administration by UAB as seen by its graduates and coordinators
author Ferrugini, Lílian
author_facet Ferrugini, Lílian
Castro, Cleber Carvalho de
author_role author
author2 Castro, Cleber Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrugini, Lílian
Castro, Cleber Carvalho de
description O objetivo deste estudo foi identificar os fatores que levaram os egressos a fazer o curso piloto de administração à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), os possíveis benefícios socioeconômicos e dificuldades percebidas por eles e pelos coordenadores. A coleta de dados deu-se em duas etapas. A primeira foi quantitativa de cunho descritivo-exploratório, feita a partir de um survey aplicado aos egressos do curso. Para essa etapa, realizou-se a análise descritiva e multivariada (análise decluster) dos dados. A segunda etapa foi qualitativa descritivo-exploratória, em que foram entrevistados coordenadores do curso, buscando identificar suas impressões acerca do curso e as possíveis dificuldades e benefícios que ele proporcionou para seus egressos. No total, 332 egressos responderam à pesquisa. Identificou-se que os fatores que mais influenciaram a realização do curso foram flexibilidade da educação à distância e a gratuidade do curso. Os benefícios sociais como maior capacidade de argumentação, aumento da autoconfiança, dentre outros, superaram os benefícios econômicos como aumento da renda e mudança de emprego. As principais dificuldades apontadas foram: falta de tempo para realizar as atividades do curso e dificuldade em aprender sozinho. Para os coordenadores, os benefícios sociais conseguidos pelos egressos também superaram os benefícios econômicos. Contudo, houve percepções opostas entre a visão dos egressos e dos coordenadores. Concluiu-se que o curso piloto tornou-se o marco para muitas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) expandirem a oferta de cursos à distância, ao passo que conseguiu proporcionar educação superior para pessoas que não teriam condições nos moldes tradicionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108889
10.1590/s1517-9702201506132787
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108889
identifier_str_mv 10.1590/s1517-9702201506132787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108889/107340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 41 n. 4 (2015); 993-1008
Educação e Pesquisa; Vol. 41 No. 4 (2015); 993-1008
Educação e Pesquisa; Vol. 41 Núm. 4 (2015); 993-1008
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811558432768