A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202977 |
Resumo: | O texto trata do processo de formação de educadores de adultos responsáveis pela implementação do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais em Portugal. As investigações realizadas neste domínio revelam que, de forma geral, esses educadores não têm uma formação de base específica, no âmbito da educação formal, que os prepare para o desempenho profissional do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, contudo assumem funções que exigem o domínio de metodologias inovadoras e complexas. Deste modo, o texto, ao centrar-se no processo de formação dos educadores de adultos que trabalham no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados, visa analisar o modo como eles aprenderam a desempenhar essa atividade profissional. A problematização e a reflexão, apresentadas no texto, são orientadas pelo pressuposto de que a formação é um processo amplo e difuso, que ocorre ao longo da vida, nos múltiplos espaços e tempos. A análise é resultado de uma investigação qualitativa, cujos dados empíricos são oriundos de entrevistas biográficas com educadores de adultos, responsáveis pela implementação do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Os dados empíricos recolhidos evidenciam que a formação dos educadores de adultos decorreu, essencialmente, da sua experiência profissional no âmbito deste processo. Os educadores de adultos aprenderam com os pares, no contexto de trabalho, através das dinâmicas dos próprios centros de educação de adultos, resultantes da missão, das metodologias utilizadas e da especificidade do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Deste modo, sua formação resultou do contato direto com a ação, da reflexão e da apropriação das experiências vividas no trabalho. |
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A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciaisThe training of adult educators involved in recognition of prior learningEducador de adultosReconhecimento e validação de adquiridos experienciaisFormaçãoAdult educatorRecognition of prior learningTrainingO texto trata do processo de formação de educadores de adultos responsáveis pela implementação do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais em Portugal. As investigações realizadas neste domínio revelam que, de forma geral, esses educadores não têm uma formação de base específica, no âmbito da educação formal, que os prepare para o desempenho profissional do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, contudo assumem funções que exigem o domínio de metodologias inovadoras e complexas. Deste modo, o texto, ao centrar-se no processo de formação dos educadores de adultos que trabalham no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados, visa analisar o modo como eles aprenderam a desempenhar essa atividade profissional. A problematização e a reflexão, apresentadas no texto, são orientadas pelo pressuposto de que a formação é um processo amplo e difuso, que ocorre ao longo da vida, nos múltiplos espaços e tempos. A análise é resultado de uma investigação qualitativa, cujos dados empíricos são oriundos de entrevistas biográficas com educadores de adultos, responsáveis pela implementação do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Os dados empíricos recolhidos evidenciam que a formação dos educadores de adultos decorreu, essencialmente, da sua experiência profissional no âmbito deste processo. Os educadores de adultos aprenderam com os pares, no contexto de trabalho, através das dinâmicas dos próprios centros de educação de adultos, resultantes da missão, das metodologias utilizadas e da especificidade do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Deste modo, sua formação resultou do contato direto com a ação, da reflexão e da apropriação das experiências vividas no trabalho.The article focuses on the training process of adult educators who are responsible for the implementation of recognition of prior learning in Portugal. In general, research in this field shows that these educators do not have specialized training within the scope of formal education, which would prepare them for the professional performance of recognition of prior learning; however, they perform this professional activity that requires knowledge of complex and innovative methodologies. In this way, the article aims to analyze how adult educators have learned to perform their work in recognition of prior learning of adults with low level of schooling, focusing on their training processes. Problematization and reflection presented in the text are guided by the assumption that training is a broad and diffuse process, which occurs throughout life in multiple spaces and times. The analysis is the result of a qualitative research in which empirical data come from biographical interviews with adult educators responsible for the implementation of the process of recognition of prior learning. The empirical data highlight that the adult educators’ training resulted, essentially, from their professional experience in this process. Adult educators learned with peers and in the workplace through the dynamics of the adult education centers, resulting from the mission, the methodologies used and the specificity of the process of recognition of prior learning. Therefore, adult educators’ training resulted from direct contact with action, and from appropriation and reflection on the experiences had at work.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20297710.1590/S1678-4634202248244384porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244384Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e244384Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2443841678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202977/187034https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202977/187035Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaulos, Catarina Cavaco, Carmen 2022-09-27T20:20:24Zoai:revistas.usp.br:article/202977Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-09-27T20:20:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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