Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670 |
Resumo: | O presente artigo decorre de dados obtidos de nossa investigação de mestrado, finalizada em 2017, que buscou, na maior parte do tempo, estudar as tipologias de discursos no contexto de um subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Na investigação, constituiu-se um agrupamento específico de enunciados, em desenhos e comentários, de cinco alunos e alunas bolsistas, caracterizados pela referência efetiva às figuras do universo, do mundo e/ou da natureza. Assim, a partir desse recorte do corpus, este trabalho busca rastear o funcionamento discursivo das referidas formulações, tomando-se a matemática mesma como objeto referencial dos discursos. Para tanto, filiando-se a pressupostos foucaultianos, pretende-se realizar uma análise enunciativa do efetivamente dito por meio de uma descrição dos domínios verticais das produções enunciativas a fim de expor suas regras de formação a partir de sua dispersão matemática. No final, ver-se-á que os enunciados estudados se reportam a uma exterioridade regida por uma historicidade estrita, em que as figuras da natureza, do mundo e do universo funcionam em meio à disseminação dos vetores de essencialidade, totalidade e universalidade matemática. Desde tal dispersão, os enunciados são caracterizados por um exaustivo monismo e estruturalismo, em que os objetos sempre facultam absolutidade e universalidade e, nessas linhas, o fechamento estrutural do jogo discursivo mesmo. |
id |
USP-11_6b4cad9f1c8ce920fcc8a88aa1322bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/162670 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourseUniversalidade e essencialidade: elementos de um discurso matemáticoMathematical discourseAbsoluteness-logocentrismUniversality of mathematicsInstitutional Program of Scholarships to ProfessorsEducation in MathematicsDiscurso matemáticoAbsolutismo-logocentrismoUniversalidade da matemáticaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaEducação matemáticaO presente artigo decorre de dados obtidos de nossa investigação de mestrado, finalizada em 2017, que buscou, na maior parte do tempo, estudar as tipologias de discursos no contexto de um subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Na investigação, constituiu-se um agrupamento específico de enunciados, em desenhos e comentários, de cinco alunos e alunas bolsistas, caracterizados pela referência efetiva às figuras do universo, do mundo e/ou da natureza. Assim, a partir desse recorte do corpus, este trabalho busca rastear o funcionamento discursivo das referidas formulações, tomando-se a matemática mesma como objeto referencial dos discursos. Para tanto, filiando-se a pressupostos foucaultianos, pretende-se realizar uma análise enunciativa do efetivamente dito por meio de uma descrição dos domínios verticais das produções enunciativas a fim de expor suas regras de formação a partir de sua dispersão matemática. No final, ver-se-á que os enunciados estudados se reportam a uma exterioridade regida por uma historicidade estrita, em que as figuras da natureza, do mundo e do universo funcionam em meio à disseminação dos vetores de essencialidade, totalidade e universalidade matemática. Desde tal dispersão, os enunciados são caracterizados por um exaustivo monismo e estruturalismo, em que os objetos sempre facultam absolutidade e universalidade e, nessas linhas, o fechamento estrutural do jogo discursivo mesmo.The present article resulted from data collected during our Master’s Degree investigation, which was concluded in 2017. Most of the time, this investigation assessed the discourse typologies in the sub-project in Mathematics of Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Institutional Program of Scholarships to Professors). The investigation gathered specific sets of utterances, drawings and comments from five students granted with scholarships, which featured effective references to images of the universe, the world and/or nature. Thus, based on the research corpus, the aim of the present study is to track the discursive functioning of the referred formulations, by taking mathematics itself as the referential object of the discourses. In order to do so, and based on Foucauldian concepts, the idea is to make an enunciation analysis of what was actually said by describing the vertical domains of enunciation productions to expose their formation rules based on their own mathematical dispersion. One can see that the assessed utterances concern an externality ruled by a written historicity in which images of nature, world and universe work among the mathematical dispersion essentiality, totality and universality vectors. Starting from such dispersion, the utterances are featured by an exhausting monism and structuralism whose objects always regard absoluteness and universality, as well as the structural closing of the very discursive game.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16267010.1590/s1678-4634201945201342Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201342Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201342Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2013421678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670/156516https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670/156517https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670/156518Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Lucas dos SantosRibeiro, José Pedro MachadoMachado, Vânia Lúcia2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/162670Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse Universalidade e essencialidade: elementos de um discurso matemático |
title |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse |
spellingShingle |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse Passos, Lucas dos Santos Mathematical discourse Absoluteness-logocentrism Universality of mathematics Institutional Program of Scholarships to Professors Education in Mathematics Discurso matemático Absolutismo-logocentrismo Universalidade da matemática Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Educação matemática |
title_short |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse |
title_full |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse |
title_fullStr |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse |
title_full_unstemmed |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse |
title_sort |
Universality and essentiality: elements of a mathematical discourse |
author |
Passos, Lucas dos Santos |
author_facet |
Passos, Lucas dos Santos Ribeiro, José Pedro Machado Machado, Vânia Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, José Pedro Machado Machado, Vânia Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Lucas dos Santos Ribeiro, José Pedro Machado Machado, Vânia Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematical discourse Absoluteness-logocentrism Universality of mathematics Institutional Program of Scholarships to Professors Education in Mathematics Discurso matemático Absolutismo-logocentrismo Universalidade da matemática Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Educação matemática |
topic |
Mathematical discourse Absoluteness-logocentrism Universality of mathematics Institutional Program of Scholarships to Professors Education in Mathematics Discurso matemático Absolutismo-logocentrismo Universalidade da matemática Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Educação matemática |
description |
O presente artigo decorre de dados obtidos de nossa investigação de mestrado, finalizada em 2017, que buscou, na maior parte do tempo, estudar as tipologias de discursos no contexto de um subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Na investigação, constituiu-se um agrupamento específico de enunciados, em desenhos e comentários, de cinco alunos e alunas bolsistas, caracterizados pela referência efetiva às figuras do universo, do mundo e/ou da natureza. Assim, a partir desse recorte do corpus, este trabalho busca rastear o funcionamento discursivo das referidas formulações, tomando-se a matemática mesma como objeto referencial dos discursos. Para tanto, filiando-se a pressupostos foucaultianos, pretende-se realizar uma análise enunciativa do efetivamente dito por meio de uma descrição dos domínios verticais das produções enunciativas a fim de expor suas regras de formação a partir de sua dispersão matemática. No final, ver-se-á que os enunciados estudados se reportam a uma exterioridade regida por uma historicidade estrita, em que as figuras da natureza, do mundo e do universo funcionam em meio à disseminação dos vetores de essencialidade, totalidade e universalidade matemática. Desde tal dispersão, os enunciados são caracterizados por um exaustivo monismo e estruturalismo, em que os objetos sempre facultam absolutidade e universalidade e, nessas linhas, o fechamento estrutural do jogo discursivo mesmo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670 10.1590/s1678-4634201945201342 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201945201342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670/156516 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670/156517 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162670/156518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e201342 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201342 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e201342 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713813237202944 |