O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Macedo, Ana Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895
Resumo: No âmbito de uma concepção de educação permanente e comunitária, ou educação ao longo da vida, o nosso ensaio propõe-se evidenciar a importância da educação de adultos na promoção do envelhecimento bem-sucedido, com base em um projeto de investigação/intervenção concretizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no norte de Portugal. O projeto integrou um grupo de vinte e cinco adultos em processo de aposentadoria e pré-aposentadoria com idades compreendidas entre os cinquenta e seis e setenta e cinco anos. Compreendeu-se que o paradigma de investigação/intervenção mais adequado a este projeto era o qualitativo, interpretativo hermenêutico e a investigação-ação participativa, enquanto promotora da participação e motivação de todos os agentes sociais, evidenciou-se como a metodologia mais adequada para o seu desenvolvimento. Considerando os interesses, necessidades e potencialidades dos participantes, a intervenção decorreu por meio da implementação de três oficinas: Informática; Pedagógica e Vida Saudável; e Temática, onde foram desenvolvidas atividades com base em metodologias ativas e participativas que permitiram estimular uma participação voluntária e efetiva, proporcionando momentos de aprendizagem, convívio e lazer, transformando o cotidiano dos participantes. O projeto destaca o processo de intervenção educativa com adultos idosos e evidencia resultados positivos ao nível das aprendizagens, do relacionamento interpessoal e aumento do bem-estar, apontando para a premência da implementação generalizada da educação na terceira idade com vista à promoção de um envelhecimento bem-sucedido.
id USP-11_6b912aa8713012a50468ef6cb5276aff
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188895
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedidoThe role of informal (adult) education in the promotion of successful ageingEducação de adultosIntervenção comunitáriaEnvelhecimento bem-sucedidoAdult educationCommunity actionSuccessful ageingNo âmbito de uma concepção de educação permanente e comunitária, ou educação ao longo da vida, o nosso ensaio propõe-se evidenciar a importância da educação de adultos na promoção do envelhecimento bem-sucedido, com base em um projeto de investigação/intervenção concretizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no norte de Portugal. O projeto integrou um grupo de vinte e cinco adultos em processo de aposentadoria e pré-aposentadoria com idades compreendidas entre os cinquenta e seis e setenta e cinco anos. Compreendeu-se que o paradigma de investigação/intervenção mais adequado a este projeto era o qualitativo, interpretativo hermenêutico e a investigação-ação participativa, enquanto promotora da participação e motivação de todos os agentes sociais, evidenciou-se como a metodologia mais adequada para o seu desenvolvimento. Considerando os interesses, necessidades e potencialidades dos participantes, a intervenção decorreu por meio da implementação de três oficinas: Informática; Pedagógica e Vida Saudável; e Temática, onde foram desenvolvidas atividades com base em metodologias ativas e participativas que permitiram estimular uma participação voluntária e efetiva, proporcionando momentos de aprendizagem, convívio e lazer, transformando o cotidiano dos participantes. O projeto destaca o processo de intervenção educativa com adultos idosos e evidencia resultados positivos ao nível das aprendizagens, do relacionamento interpessoal e aumento do bem-estar, apontando para a premência da implementação generalizada da educação na terceira idade com vista à promoção de um envelhecimento bem-sucedido.Framed by a community-focused and ongoing, or lifelong, vision of education, this paper aims to demonstrate the importance of adult education in the promotion of successful ageing, based on an action research project at a Private Institution for Social Solidarity (Instituição Particular de Solidariedade Social) in Northern Portugal. The project involved a group of twenty-five retired and partially retired adults, aged fifty-six to seventy-five. Qualitative and hermeneutic interpretive research paradigms were considered to be the most appropriate for this project, while the preferred methodology was participatory action research, for its capacity to promote participation and engage the social actors involved. In light of the interests, needs and potential of the participants, the action took the form of three workshops: Computer Skills; Pedagogy & Healthy Living and a Topical workshop. These consisted of activities based on active, participative methodologies that foster effective, willing participation, providing opportunities for learning, socialising and recreation and transforming the daily lives of the participants. The project highlights the processes involved in educational intervention programmes for older adults and shows positive outcomes in terms of learning, interpersonal relationships, and improved wellbeing, signalling the urgent need for widespread third age educational provision as a means of promoting successful ageing.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18889510.1590/S1678-4634202147228938Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e228938Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e228938Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2289381678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895/174480https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895/174479https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895/174478Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Maria da Conceição Pinto Macedo, Ana Catarina 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/188895Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
The role of informal (adult) education in the promotion of successful ageing
title O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
spellingShingle O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
Antunes, Maria da Conceição Pinto
Educação de adultos
Intervenção comunitária
Envelhecimento bem-sucedido
Adult education
Community action
Successful ageing
title_short O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
title_full O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
title_fullStr O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
title_full_unstemmed O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
title_sort O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
author Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_facet Antunes, Maria da Conceição Pinto
Macedo, Ana Catarina
author_role author
author2 Macedo, Ana Catarina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
Macedo, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Intervenção comunitária
Envelhecimento bem-sucedido
Adult education
Community action
Successful ageing
topic Educação de adultos
Intervenção comunitária
Envelhecimento bem-sucedido
Adult education
Community action
Successful ageing
description No âmbito de uma concepção de educação permanente e comunitária, ou educação ao longo da vida, o nosso ensaio propõe-se evidenciar a importância da educação de adultos na promoção do envelhecimento bem-sucedido, com base em um projeto de investigação/intervenção concretizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no norte de Portugal. O projeto integrou um grupo de vinte e cinco adultos em processo de aposentadoria e pré-aposentadoria com idades compreendidas entre os cinquenta e seis e setenta e cinco anos. Compreendeu-se que o paradigma de investigação/intervenção mais adequado a este projeto era o qualitativo, interpretativo hermenêutico e a investigação-ação participativa, enquanto promotora da participação e motivação de todos os agentes sociais, evidenciou-se como a metodologia mais adequada para o seu desenvolvimento. Considerando os interesses, necessidades e potencialidades dos participantes, a intervenção decorreu por meio da implementação de três oficinas: Informática; Pedagógica e Vida Saudável; e Temática, onde foram desenvolvidas atividades com base em metodologias ativas e participativas que permitiram estimular uma participação voluntária e efetiva, proporcionando momentos de aprendizagem, convívio e lazer, transformando o cotidiano dos participantes. O projeto destaca o processo de intervenção educativa com adultos idosos e evidencia resultados positivos ao nível das aprendizagens, do relacionamento interpessoal e aumento do bem-estar, apontando para a premência da implementação generalizada da educação na terceira idade com vista à promoção de um envelhecimento bem-sucedido.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895
10.1590/S1678-4634202147228938
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147228938
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895/174480
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895/174479
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188895/174478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e228938
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e228938
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e228938
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814346596352