Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isabel M. B.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardim, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157280
Resumo: O desinteresse das alunas pelas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) condiciona as suas escolhas por carreiras científicas e tecnológicas, que são, muitas vezes, influenciadas pela forma tradicional de ensinar ciências e pela imagem androcêntrica que os/as docentes têm acerca da ciência, geralmente associada a estereótipos de gênero atribuídos às profissões. Assim, para perceber qual a percepção de futuros docentes portugueses acerca da acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras CTEM, foram definidos dois objetivos de investigação: 1) Perceber se os/as futuros/as docentes consideram haver profissões típicas de determinado gênero ou profissões em que prevalece a invisibilidade feminina; 2) Perceber se os/as futuros/as docentes acreditam haver diferenças de aptidões entre homens e mulheres, bem como se consideram que a prática pedagógica pode influenciar o interesse e as escolhas profissionais dos/as alunos/as por carreiras científicas e tecnológicas. Adotou-se uma investigação essencialmente qualitativa, tendo sido aplicado um questionário a 28 estudantes do curso de mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidas categorias de análise que permitiram analisar as respostas dadas pelos participantes. Os resultados mostram que a maioria dos/as participantes demonstra ter falta de formação nesta área; outros manifestam concepções/crenças androcêntricas acerca dessas questões, o que compromete a sua prática pedagógica, enquanto intervenientes na socialização e formação de futuros/as cidadãos e cidadãs. Portanto, é necessário que a sua formação abarque a compreensão destes temas, permitindo-lhes desenvolver um sentido crítico sobre as suas próprias estereotipias e poderem também eles desmistificar e desconstruir estereótipos de gênero.
id USP-11_6b940e48ce0c2598d5e212b78c2fabcc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157280
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careersPercepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicasGenderScienceTeachers trainingProfessional choicesFemale invisibilityGêneroCiênciaFormação de professoresEscolhas profissionaisInvisibilidade femininaO desinteresse das alunas pelas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) condiciona as suas escolhas por carreiras científicas e tecnológicas, que são, muitas vezes, influenciadas pela forma tradicional de ensinar ciências e pela imagem androcêntrica que os/as docentes têm acerca da ciência, geralmente associada a estereótipos de gênero atribuídos às profissões. Assim, para perceber qual a percepção de futuros docentes portugueses acerca da acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras CTEM, foram definidos dois objetivos de investigação: 1) Perceber se os/as futuros/as docentes consideram haver profissões típicas de determinado gênero ou profissões em que prevalece a invisibilidade feminina; 2) Perceber se os/as futuros/as docentes acreditam haver diferenças de aptidões entre homens e mulheres, bem como se consideram que a prática pedagógica pode influenciar o interesse e as escolhas profissionais dos/as alunos/as por carreiras científicas e tecnológicas. Adotou-se uma investigação essencialmente qualitativa, tendo sido aplicado um questionário a 28 estudantes do curso de mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidas categorias de análise que permitiram analisar as respostas dadas pelos participantes. Os resultados mostram que a maioria dos/as participantes demonstra ter falta de formação nesta área; outros manifestam concepções/crenças androcêntricas acerca dessas questões, o que compromete a sua prática pedagógica, enquanto intervenientes na socialização e formação de futuros/as cidadãos e cidadãs. Portanto, é necessário que a sua formação abarque a compreensão destes temas, permitindo-lhes desenvolver um sentido crítico sobre as suas próprias estereotipias e poderem também eles desmistificar e desconstruir estereótipos de gênero.Female students’ lack of interest in science, technology, engineering and mathematics (STEM) conditions their choices for scientific and technological careers, which are often influenced by the traditional way of teaching science, and by the androcentric image that teachers have about science, usually associated with gender stereotypes attributed to professions. Thus, to understand the perception of future Portuguese teachers about the underrepresentation of women in the STEM areas and careers, two research objectives were defined: 1) To perceive if future teachers consider that there are typical occupations of a certain gender or professions in which female invisibility prevails; 2) To understand if future teachers perceive that there are differences of aptitudes between men and women, as well as whether they consider that the pedagogical practice can influence the interest and the professional choices of the students towards scientific and technological careers. An essentially qualitative investigation was adopted, and a questionnaire was applied to 28 students of the master’s degree course in Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. Categories of analysis were defined that allowed to analyse the answers given by the participants. The results show that most participants demonstrate a lack of training in this subject; others express androcentric conceptions / beliefs about these issues, which compromise their pedagogical practice, since they interfere with the socialization and formation of future citizens. Therefore, it is necessary that their training include an understanding of gender issues, allowing them to develop a critical sense of their own stereotypes and to demystify and deconstruct gender stereotypes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15728010.1590/s1678-4634201844183907Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e183907Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e183907Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1839071678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPCopyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Isabel M. B.Cardim, Sofia2019-04-23T17:34:16Zoai:revistas.usp.br:article/157280Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-23T17:34:16Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas
title Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
spellingShingle Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
Fernandes, Isabel M. B.
Gender
Science
Teachers training
Professional choices
Female invisibility
Gênero
Ciência
Formação de professores
Escolhas profissionais
Invisibilidade feminina
title_short Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
title_full Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
title_fullStr Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
title_full_unstemmed Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
title_sort Perception of future Portuguese teachers about female underrepresentation in scientific-technological areas and careers
author Fernandes, Isabel M. B.
author_facet Fernandes, Isabel M. B.
Cardim, Sofia
author_role author
author2 Cardim, Sofia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Isabel M. B.
Cardim, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Gender
Science
Teachers training
Professional choices
Female invisibility
Gênero
Ciência
Formação de professores
Escolhas profissionais
Invisibilidade feminina
topic Gender
Science
Teachers training
Professional choices
Female invisibility
Gênero
Ciência
Formação de professores
Escolhas profissionais
Invisibilidade feminina
description O desinteresse das alunas pelas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) condiciona as suas escolhas por carreiras científicas e tecnológicas, que são, muitas vezes, influenciadas pela forma tradicional de ensinar ciências e pela imagem androcêntrica que os/as docentes têm acerca da ciência, geralmente associada a estereótipos de gênero atribuídos às profissões. Assim, para perceber qual a percepção de futuros docentes portugueses acerca da acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras CTEM, foram definidos dois objetivos de investigação: 1) Perceber se os/as futuros/as docentes consideram haver profissões típicas de determinado gênero ou profissões em que prevalece a invisibilidade feminina; 2) Perceber se os/as futuros/as docentes acreditam haver diferenças de aptidões entre homens e mulheres, bem como se consideram que a prática pedagógica pode influenciar o interesse e as escolhas profissionais dos/as alunos/as por carreiras científicas e tecnológicas. Adotou-se uma investigação essencialmente qualitativa, tendo sido aplicado um questionário a 28 estudantes do curso de mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidas categorias de análise que permitiram analisar as respostas dadas pelos participantes. Os resultados mostram que a maioria dos/as participantes demonstra ter falta de formação nesta área; outros manifestam concepções/crenças androcêntricas acerca dessas questões, o que compromete a sua prática pedagógica, enquanto intervenientes na socialização e formação de futuros/as cidadãos e cidadãs. Portanto, é necessário que a sua formação abarque a compreensão destes temas, permitindo-lhes desenvolver um sentido crítico sobre as suas próprias estereotipias e poderem também eles desmistificar e desconstruir estereótipos de gênero.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157280
10.1590/s1678-4634201844183907
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157280
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844183907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e183907
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e183907
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e183907
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812698234880