Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eloísa Acires Candal
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Buss-Simão, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73052
Resumo: Este artigo toma como objeto de análise a produção acadêmica relacionada ao tema educação e infância, no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação da região sul do Brasil, nos últimos cinco anos (2007-2011). Tem o objetivo de buscar indicativos das interlocuções dessa produção com a educação nas creches, pré-escolas e escolas. Para o desenvolvimento da análise, retomaram-se alguns velhos dilemas da pesquisa educacional, em especial aqueles que envolvem a relação entre teoria e prática, uma vez que uma perspectiva avaliativa da contribuição da pós-graduação para a educação básica brasileira exige um olhar sobre as relações da pesquisa com as práticas pedagógicas nos sistemas educativos. Sem a pretensão de realizar um estado da arte do referido período, buscou-se identificar as perspectivas e bases analíticas desse conjunto de investigações, o qual revela um fortalecimento dos diálogos possíveis entre pós-graduação e educação básica, a partir da abertura científica para colaborações disciplinares e teóricas na direção de consolidar uma ciência da educação cujo foco são os processos educativos que envolvem as crianças pequenas, considerando sua concretude social e cultural. As análises indicam a necessidade de estar alerta para os riscos de superficializações e generalizações em que o interesse em conhecer as crianças e sua infância coloca para a pesquisa educacional realizada contemporaneamente: a reavaliação de sua especificidade.
id USP-11_7570766e74a28ce5ec9fd44ba459f31c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/73052
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional Childhood and education: new studies and old dilemmas of educational research EducaçãoInfânciaPesquisa educacionalRegião sulEducationChildhoodEducational researchSouthern region Este artigo toma como objeto de análise a produção acadêmica relacionada ao tema educação e infância, no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação da região sul do Brasil, nos últimos cinco anos (2007-2011). Tem o objetivo de buscar indicativos das interlocuções dessa produção com a educação nas creches, pré-escolas e escolas. Para o desenvolvimento da análise, retomaram-se alguns velhos dilemas da pesquisa educacional, em especial aqueles que envolvem a relação entre teoria e prática, uma vez que uma perspectiva avaliativa da contribuição da pós-graduação para a educação básica brasileira exige um olhar sobre as relações da pesquisa com as práticas pedagógicas nos sistemas educativos. Sem a pretensão de realizar um estado da arte do referido período, buscou-se identificar as perspectivas e bases analíticas desse conjunto de investigações, o qual revela um fortalecimento dos diálogos possíveis entre pós-graduação e educação básica, a partir da abertura científica para colaborações disciplinares e teóricas na direção de consolidar uma ciência da educação cujo foco são os processos educativos que envolvem as crianças pequenas, considerando sua concretude social e cultural. As análises indicam a necessidade de estar alerta para os riscos de superficializações e generalizações em que o interesse em conhecer as crianças e sua infância coloca para a pesquisa educacional realizada contemporaneamente: a reavaliação de sua especificidade. This paper's object of analysis is the academic production on the theme of education and childhood in the programs of graduate education in southern Brazil from 2007 to 2011. It aims to seek evidence of the dialogues of this production with education in childcare centers, pre-schools and schools. For the analysis, we have discussed some old dilemmas of educational research, particularly those involving the relationship between theory and practice since an evaluative perspective of the contribution of graduate education for primary and secondary education in Brazil requires examining the relationships between research and pedagogical practices in education systems. Without intending to establish a state of the art of the said period, we sought to identify the perspectives and analytical underpinnings of this body of research, which reveals the strengthening of possible dialogues between graduate education and educação básica (basic education)², from the opening of science to disciplinary and theoretical collaboration toward consolidating a science of education whose focus is the educational processes involving small children, considering their social and cultural concreteness. The analyses indicate the need to be alert to the risks of superficialization and generalization in which the interest in knowing the children and their childhood demands another step from the educational research conducted contemporaneously: the reevaluation of its specificity. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/7305210.1590/S1517-97022013005000018Educação e Pesquisa; v. 39 n. 4 (2013); 943-954Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 4 (2013); 943-954Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 4 (2013); 943-9541678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73052/76606https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73052/76607Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Eloísa Acires CandalBuss-Simão, Márcia2014-06-18T14:07:28Zoai:revistas.usp.br:article/73052Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-06-18T14:07:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
Childhood and education: new studies and old dilemmas of educational research
title Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
spellingShingle Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
Rocha, Eloísa Acires Candal
Educação
Infância
Pesquisa educacional
Região sul
Education
Childhood
Educational research
Southern region
title_short Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
title_full Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
title_fullStr Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
title_full_unstemmed Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
title_sort Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional
author Rocha, Eloísa Acires Candal
author_facet Rocha, Eloísa Acires Candal
Buss-Simão, Márcia
author_role author
author2 Buss-Simão, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Eloísa Acires Candal
Buss-Simão, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Infância
Pesquisa educacional
Região sul
Education
Childhood
Educational research
Southern region
topic Educação
Infância
Pesquisa educacional
Região sul
Education
Childhood
Educational research
Southern region
description Este artigo toma como objeto de análise a produção acadêmica relacionada ao tema educação e infância, no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação da região sul do Brasil, nos últimos cinco anos (2007-2011). Tem o objetivo de buscar indicativos das interlocuções dessa produção com a educação nas creches, pré-escolas e escolas. Para o desenvolvimento da análise, retomaram-se alguns velhos dilemas da pesquisa educacional, em especial aqueles que envolvem a relação entre teoria e prática, uma vez que uma perspectiva avaliativa da contribuição da pós-graduação para a educação básica brasileira exige um olhar sobre as relações da pesquisa com as práticas pedagógicas nos sistemas educativos. Sem a pretensão de realizar um estado da arte do referido período, buscou-se identificar as perspectivas e bases analíticas desse conjunto de investigações, o qual revela um fortalecimento dos diálogos possíveis entre pós-graduação e educação básica, a partir da abertura científica para colaborações disciplinares e teóricas na direção de consolidar uma ciência da educação cujo foco são os processos educativos que envolvem as crianças pequenas, considerando sua concretude social e cultural. As análises indicam a necessidade de estar alerta para os riscos de superficializações e generalizações em que o interesse em conhecer as crianças e sua infância coloca para a pesquisa educacional realizada contemporaneamente: a reavaliação de sua especificidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73052
10.1590/S1517-97022013005000018
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73052
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022013005000018
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73052/76606
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/73052/76607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 39 n. 4 (2013); 943-954
Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 4 (2013); 943-954
Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 4 (2013); 943-954
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809288265728