Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/62528 |
Resumo: | Este trabalho parte da consideração de que a educação a distância (EaD), por seu caráter flexível, tem alcançado paulatinamente espaço no panorama educacional brasileiro. Um exemplo da expansão desse modo de ensino foi a criação, em 2006, pelo governo federal, do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como resposta a, no mínimo, dois graves problemas do país: a falta de qualificação de professores e a dificuldade de acesso da população à educação superior. Tendo em vista essas duas necessidades da educação brasileira, realizou-se uma pesquisa que procurou responder à seguinte pergunta: em EaD nos cursos de licenciatura em pedagogia do sistema UAB da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), como a formação dos professores contribui para o exercício da docência? O trabalho tem como objetivo identificar qual a formação dos professores atuantes no curso de licenciatura em pedagogia da UAB/UECE. Para tanto, na metodologia, adotou-se o survey como método de pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário on-line, enviado por correio eletrônico e criado com o apoio do software livre LimeSurvey. A amostra da pesquisa foi tomada aleatoriamente e composta por 47 docentes, de uma população de 90 professores. Os resultados evidenciam que ainda há um grande número de docentes sem formação específica em EaD para atuar no curso. Por outro lado, a formação para a EaD oferecida pela UAB/UECE não atende plenamente as necessidades formativas dos docentes. |
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Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECEDistance education of licentiateship teachers: the case of the pedagogy course at UAB/UECEDistance educationTeacher educationOpen University of Brazil systemEducação a distânciaFormação de professoresSistema Universidade Aberta do BrasilEste trabalho parte da consideração de que a educação a distância (EaD), por seu caráter flexível, tem alcançado paulatinamente espaço no panorama educacional brasileiro. Um exemplo da expansão desse modo de ensino foi a criação, em 2006, pelo governo federal, do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como resposta a, no mínimo, dois graves problemas do país: a falta de qualificação de professores e a dificuldade de acesso da população à educação superior. Tendo em vista essas duas necessidades da educação brasileira, realizou-se uma pesquisa que procurou responder à seguinte pergunta: em EaD nos cursos de licenciatura em pedagogia do sistema UAB da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), como a formação dos professores contribui para o exercício da docência? O trabalho tem como objetivo identificar qual a formação dos professores atuantes no curso de licenciatura em pedagogia da UAB/UECE. Para tanto, na metodologia, adotou-se o survey como método de pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário on-line, enviado por correio eletrônico e criado com o apoio do software livre LimeSurvey. A amostra da pesquisa foi tomada aleatoriamente e composta por 47 docentes, de uma população de 90 professores. Os resultados evidenciam que ainda há um grande número de docentes sem formação específica em EaD para atuar no curso. Por outro lado, a formação para a EaD oferecida pela UAB/UECE não atende plenamente as necessidades formativas dos docentes.This work starts from the consideration that distance education (DE), in view of its flexible nature, has gained increasing space within the Brazilian educational scenario. An example of the expansion of this mode of teaching is the creation in 2006 by the federal government of the Open University of Brazil (Universidade Aberta do Brasil - UAB) system in response to at least two serious problems faced by the country: low teacher qualification, and the difficulties faced by the population to gain access to higher education. Having these two needs of Brazilian education in mind, a research was carried out seeking to answer the following question: considering the DE in the pedagogy licentiateship courses at the UAB system of the State University of Ceará (UAB/UECE), how does teacher education contribute to the exercise of the teaching profession? The work has as an objective to identify what is the education background of teachers working at the pedagogy licentiateship at UAB/UECE. For that, the methodology adopted the survey as a research method. The instrument used was an online questionnaire sent by electronic mail and created through the use of a free piece of software called LimeSurvey. The research sample was taken randomly and was composed of 47 teachers out of a population of 90 teachers. The results show that there is a still a large number of teachers without specific training in DE to work in the course. Also, the DE training offered by UAB/UECE does not cater fully for the formative needs of the teachers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/6252810.1590/S1517-97022013000300013Educação e Pesquisa; v. 39 n. 3 (2013); 757-773Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 3 (2013); 757-773Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 3 (2013); 757-7731678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/62528/65325Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, João Batista CarvalhoSales, Viviani Maria Barbosa2014-01-29T16:14:00Zoai:revistas.usp.br:article/62528Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-01-29T16:14Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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