Why has sustainability advanced in management schools? A sociological explanation
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164075 |
Resumo: | Este ensaio teórico tem como objetivo fornecer uma explicação sociológica para a crescente importância dos princípios e práticas da Sustentabilidade nas Escolas de Gestão. Para isso, aproxima duas perspectivas teóricas. Primeiro, sob um ponto de vista macrossociológico, emprega alguns conceitos centrais de Pierre Bourdieu e sua teoria do Estado para interpretar como os princípios e práticas relacionados à Sustentabilidade têm avançado nas Escolas de Gestão, teorizando a partir do contexto de países desenvolvidos. Segundo, muda-se o foco para uma perspectiva microssociológica para analisar como esses avanços têm ocorrido no Brasil. Nesse sentido, utiliza o aparato conceitual de Bernard Lahire e sua sociologia em escala individual. Sendo assim, este ensaio defende um duplo argumento. Por um lado, sustenta que em países desenvolvidos o Estado tem sido o protagonista para os avanços da Sustentabilidade nas Escolas de Gestão, pois é o Estado que possui os monopólios fundamentais para engendrar mudanças sociais em um nível nacional. Por outro lado, quando se volta para a realidade brasileira, argumenta que o Estado passa a ter uma participação menor nos avanços dos princípios e práticas relacionados à Sustentabilidade. Defende-se que se faz necessário mudar o foco para a importância de indivíduos-chave, que têm sido essenciais para tais avanços. |
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Why has sustainability advanced in management schools? A sociological explanationPor que a Sustentabilidade tem avançado nas Escolas de Gestão? Uma explicação sociológicaSustainabilityManagement schoolsManagement schools in BrazilPierre BourdieuBernard LahireSustentabilidadeEscolas de gestãoEscolas de gestão no BrasilPierre BourdieuBernard LahireEste ensaio teórico tem como objetivo fornecer uma explicação sociológica para a crescente importância dos princípios e práticas da Sustentabilidade nas Escolas de Gestão. Para isso, aproxima duas perspectivas teóricas. Primeiro, sob um ponto de vista macrossociológico, emprega alguns conceitos centrais de Pierre Bourdieu e sua teoria do Estado para interpretar como os princípios e práticas relacionados à Sustentabilidade têm avançado nas Escolas de Gestão, teorizando a partir do contexto de países desenvolvidos. Segundo, muda-se o foco para uma perspectiva microssociológica para analisar como esses avanços têm ocorrido no Brasil. Nesse sentido, utiliza o aparato conceitual de Bernard Lahire e sua sociologia em escala individual. Sendo assim, este ensaio defende um duplo argumento. Por um lado, sustenta que em países desenvolvidos o Estado tem sido o protagonista para os avanços da Sustentabilidade nas Escolas de Gestão, pois é o Estado que possui os monopólios fundamentais para engendrar mudanças sociais em um nível nacional. Por outro lado, quando se volta para a realidade brasileira, argumenta que o Estado passa a ter uma participação menor nos avanços dos princípios e práticas relacionados à Sustentabilidade. Defende-se que se faz necessário mudar o foco para a importância de indivíduos-chave, que têm sido essenciais para tais avanços.This theoretical essay aims to provide a sociological explanation for the increasing importance of sustainability principles and practices in Management Schools. It does so by approximating two theoretical perspectives. First, from a macrosociological standpoint, it employs some of Pierre Bourdieu’s core concepts and his theory of the State to interpret how sustainability-related principles and practices have advanced in Management Schools, theorizing about the context of developed countries. Second, it changes the focus onto a microsociological perspective to analyze how these advances have been taking place in Brazil. In order to do so, it utilizes Bernard Lahire’s conceptual apparatus and his sociology at an individual scale. Therefore, this essay supports a double-folded argument. On the one hand, it claims that in developed countries the State has been the protagonist for the advancement of sustainability in Management Schools, since the State has the power over monopolies that are fundamental to engender social changes at national level. On the other hand, when its focus is shifted onto Brazilian reality, it argues that the State has a smaller participation regarding the advancements of sustainability-related practices and principles in Management Schools. Thus, the essay claims it is necessary to change the focus to the importance of key individuals, who have been essential for such advances.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16407510.1590/s1678-4634201945206670Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e206670Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e206670Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2066701678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164075/157527Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLessa, Bruno de SouzaSouza, Ana Clara Aparecida Alves deLopes, Fernando Dias2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/164075Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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