O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Rosa Maria Bueno
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882
Resumo: O texto discute o conceito de "dispositivo pedagógico da mídia", concebido e pensado com base nos conceitos de "dispositivo de sexualidade" e de "modos de subjetivação", de Michel Foucault. Com fundamentação em tal referencial, mostra-se de que modo opera a mídia (e, particularmente, a televisão) na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, na medida em que produz imagens, significações, enfim, saberes que de alguma forma se dirigem à "educação" das pessoas, ensinando-lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem. Comentam-se no artigo resultados de recentes pesquisas da autora a respeito das estratégias de interpelação dos sujeitos de distintas camadas sociais, evidenciadas em diferentes produtos televisivos. Tais resultados apontam para o fato de que estão em jogo, no processo de comunicação através da TV, múltiplas e complexas questões relacionadas às formas pelas quais se produzem sentidos e sujeitos na cultura. Ao mesmo tempo, apoiando-se nas investigações feitas, o texto sugere a pesquisadores, professores e estudantes a urgente necessidade de transformar a mídia em objeto de estudo no âmbito das práticas pedagógicas escolares.
id USP-11_9d25491aed14df2135483e05107a1d9a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27882
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV The media pedagogical apparatus: ways of educating on (and through) TV MídiaDispositivo pedagógicoSubjetivaçãoCulturaMediaPedagogical apparatusSubjectivationCulture O texto discute o conceito de "dispositivo pedagógico da mídia", concebido e pensado com base nos conceitos de "dispositivo de sexualidade" e de "modos de subjetivação", de Michel Foucault. Com fundamentação em tal referencial, mostra-se de que modo opera a mídia (e, particularmente, a televisão) na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, na medida em que produz imagens, significações, enfim, saberes que de alguma forma se dirigem à "educação" das pessoas, ensinando-lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem. Comentam-se no artigo resultados de recentes pesquisas da autora a respeito das estratégias de interpelação dos sujeitos de distintas camadas sociais, evidenciadas em diferentes produtos televisivos. Tais resultados apontam para o fato de que estão em jogo, no processo de comunicação através da TV, múltiplas e complexas questões relacionadas às formas pelas quais se produzem sentidos e sujeitos na cultura. Ao mesmo tempo, apoiando-se nas investigações feitas, o texto sugere a pesquisadores, professores e estudantes a urgente necessidade de transformar a mídia em objeto de estudo no âmbito das práticas pedagógicas escolares. The text discusses the concept of "media pedagogical apparatus", conceived and thought after Michel Foucault's concepts of "apparatus of sexuality" and "modes of subjectivation". Based on this framework, it is shown how the media (and particularly the TV) operate in the constitution of subjects and subjectivities in contemporary society, producing images and significations. That is, knowledge that somehow aim at the "education" of people, teaching them ways of existing and being in their culture. Comments are made in the article on the results of recent studies that have been carried out by the author about the strategies of questioning subjects from different social strata displayed in various television products. These results point to the fact that multiple and complex issues are at play in the communication process through television, related to the manners through which meanings and subjects are produced within the culture. At the same time, based on the pieces of research have been conducted, the text suggests to researchers, teachers, and students the urgent need to transform the media into a subject of study within the school pedagogical practices. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2788210.1590/S1517-97022002000100011Educação e Pesquisa; v. 28 n. 1 (2002); 151-162Educação e Pesquisa; Vol. 28 Núm. 1 (2002); 151-162Educação e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2002); 151-1621678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882/29654Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFischer, Rosa Maria Bueno2014-10-24T15:38:19Zoai:revistas.usp.br:article/27882Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:38:19Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
The media pedagogical apparatus: ways of educating on (and through) TV
title O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
spellingShingle O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
Fischer, Rosa Maria Bueno
Mídia
Dispositivo pedagógico
Subjetivação
Cultura
Media
Pedagogical apparatus
Subjectivation
Culture
title_short O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
title_full O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
title_fullStr O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
title_full_unstemmed O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
title_sort O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV
author Fischer, Rosa Maria Bueno
author_facet Fischer, Rosa Maria Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Dispositivo pedagógico
Subjetivação
Cultura
Media
Pedagogical apparatus
Subjectivation
Culture
topic Mídia
Dispositivo pedagógico
Subjetivação
Cultura
Media
Pedagogical apparatus
Subjectivation
Culture
description O texto discute o conceito de "dispositivo pedagógico da mídia", concebido e pensado com base nos conceitos de "dispositivo de sexualidade" e de "modos de subjetivação", de Michel Foucault. Com fundamentação em tal referencial, mostra-se de que modo opera a mídia (e, particularmente, a televisão) na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, na medida em que produz imagens, significações, enfim, saberes que de alguma forma se dirigem à "educação" das pessoas, ensinando-lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem. Comentam-se no artigo resultados de recentes pesquisas da autora a respeito das estratégias de interpelação dos sujeitos de distintas camadas sociais, evidenciadas em diferentes produtos televisivos. Tais resultados apontam para o fato de que estão em jogo, no processo de comunicação através da TV, múltiplas e complexas questões relacionadas às formas pelas quais se produzem sentidos e sujeitos na cultura. Ao mesmo tempo, apoiando-se nas investigações feitas, o texto sugere a pesquisadores, professores e estudantes a urgente necessidade de transformar a mídia em objeto de estudo no âmbito das práticas pedagógicas escolares.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882
10.1590/S1517-97022002000100011
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022002000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882/29654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 28 n. 1 (2002); 151-162
Educação e Pesquisa; Vol. 28 Núm. 1 (2002); 151-162
Educação e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2002); 151-162
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1817986229634859008