The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Guilherme Torres
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Victoria Maria Brant
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/58620
Resumo: Desenvolvemos este trabalho com base na ideia de que ser docente no ensino superior não é apenas uma questão de domínio de conteúdo, de expertise em determinado campo. A prática pedagógica em tal nível de ensino é complexa, contextualizada, muitas vezes imprevisível e se configura por escolhas éticas e políticas. Nesse sentido, entendemos que a docência demanda um processo formativo que pode ter como fase inicial a pós-graduação stricto sensu. A partir de tal discussão, estabelecemos como objetivo estudar o modo como a formação pedagógica é tratada no âmbito das políticas públicas para o ensino superior, mais especificamente no que tange à pós-graduação stricto sensu. Para tanto, valemo-nos de dois referenciais metodológicos: a teoria dos campos de Pierre Bourdieu e a análise crítica do discurso de Norman Fairclough. A compreensão da pós-graduação como um campo científico e a análise do Plano Nacional de Pós-Graduação indicaram que esse nível de formação superior está basicamente voltado para a acumulação de capital científico e para a formação de habitus científico, tudo isso em meio a um silêncio sobre a dimensão do ensino no fazer e ser docente. Concluímos que há a necessidade de desenvolver uma cultura de valorização do ensino na universidade, processo este que pode ter na valorização de um capital pedagógico e na formação de um habitus pedagógico na pós-graduação stricto sensu uma fase de grande relevância.
id USP-11_9fd672829886f309777020ff3e8a9ce2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/58620
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studiesA formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensuFormação pedagógicaFormação docenteDocência no ensino superiorPós-graduaçãoPedagogical formationTeacher educationHigher education teachingGraduate studiesDesenvolvemos este trabalho com base na ideia de que ser docente no ensino superior não é apenas uma questão de domínio de conteúdo, de expertise em determinado campo. A prática pedagógica em tal nível de ensino é complexa, contextualizada, muitas vezes imprevisível e se configura por escolhas éticas e políticas. Nesse sentido, entendemos que a docência demanda um processo formativo que pode ter como fase inicial a pós-graduação stricto sensu. A partir de tal discussão, estabelecemos como objetivo estudar o modo como a formação pedagógica é tratada no âmbito das políticas públicas para o ensino superior, mais especificamente no que tange à pós-graduação stricto sensu. Para tanto, valemo-nos de dois referenciais metodológicos: a teoria dos campos de Pierre Bourdieu e a análise crítica do discurso de Norman Fairclough. A compreensão da pós-graduação como um campo científico e a análise do Plano Nacional de Pós-Graduação indicaram que esse nível de formação superior está basicamente voltado para a acumulação de capital científico e para a formação de habitus científico, tudo isso em meio a um silêncio sobre a dimensão do ensino no fazer e ser docente. Concluímos que há a necessidade de desenvolver uma cultura de valorização do ensino na universidade, processo este que pode ter na valorização de um capital pedagógico e na formação de um habitus pedagógico na pós-graduação stricto sensu uma fase de grande relevância.This work was developed based on the idea that being a higher education teacher is not just a question of having command of contents, of having expertise in a given field. The pedagogical practice at that level is complex, contextualized, often unpredictable, and is shaped by ethical and political choices. In this sense, we understand that teaching demands a formative process that may have as its initial stage stricto sensu graduate studies. From such discussions we have established as our objective to study the way in which pedagogical formation is treated within higher education public policies, more specifically with respect to stricto sensu graduate studies. For that, we have made use of two methodological frameworks: Pierre Bourdieu's field theory and the critical discourse analysis by Norman Fairclough. Understanding graduate studies as a scientific field, and the analysis of the National Plan for Graduate studies, indicated that this level of higher education is basically focused on the accumulation of scientific capital and on the formation of scientific habitus, all amidst a silence about the teaching dimension of doing and being a teacher. We concluded that there is a need to develop a culture of valuing teaching at the University, a process that can have in the valuation of a pedagogical capital and in the formation of the pedagogical habitus in stricto sensu graduate studies a highly relevant stage.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/5862010.1590/S1517-97022013000200003Educação e Pesquisa; v. 39 n. 2 (2013); 319-334Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 2 (2013); 319-334Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 2 (2013); 319-3341678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/58620/61687Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Guilherme TorresRibeiro, Victoria Maria Brant2013-07-16T02:10:46Zoai:revistas.usp.br:article/58620Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2013-07-16T02:10:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu
title The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
spellingShingle The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
Corrêa, Guilherme Torres
Formação pedagógica
Formação docente
Docência no ensino superior
Pós-graduação
Pedagogical formation
Teacher education
Higher education teaching
Graduate studies
title_short The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
title_full The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
title_fullStr The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
title_full_unstemmed The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
title_sort The pedagogical formation in higher education and the role of stricto sensu graduate studies
author Corrêa, Guilherme Torres
author_facet Corrêa, Guilherme Torres
Ribeiro, Victoria Maria Brant
author_role author
author2 Ribeiro, Victoria Maria Brant
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Guilherme Torres
Ribeiro, Victoria Maria Brant
dc.subject.por.fl_str_mv Formação pedagógica
Formação docente
Docência no ensino superior
Pós-graduação
Pedagogical formation
Teacher education
Higher education teaching
Graduate studies
topic Formação pedagógica
Formação docente
Docência no ensino superior
Pós-graduação
Pedagogical formation
Teacher education
Higher education teaching
Graduate studies
description Desenvolvemos este trabalho com base na ideia de que ser docente no ensino superior não é apenas uma questão de domínio de conteúdo, de expertise em determinado campo. A prática pedagógica em tal nível de ensino é complexa, contextualizada, muitas vezes imprevisível e se configura por escolhas éticas e políticas. Nesse sentido, entendemos que a docência demanda um processo formativo que pode ter como fase inicial a pós-graduação stricto sensu. A partir de tal discussão, estabelecemos como objetivo estudar o modo como a formação pedagógica é tratada no âmbito das políticas públicas para o ensino superior, mais especificamente no que tange à pós-graduação stricto sensu. Para tanto, valemo-nos de dois referenciais metodológicos: a teoria dos campos de Pierre Bourdieu e a análise crítica do discurso de Norman Fairclough. A compreensão da pós-graduação como um campo científico e a análise do Plano Nacional de Pós-Graduação indicaram que esse nível de formação superior está basicamente voltado para a acumulação de capital científico e para a formação de habitus científico, tudo isso em meio a um silêncio sobre a dimensão do ensino no fazer e ser docente. Concluímos que há a necessidade de desenvolver uma cultura de valorização do ensino na universidade, processo este que pode ter na valorização de um capital pedagógico e na formação de um habitus pedagógico na pós-graduação stricto sensu uma fase de grande relevância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/58620
10.1590/S1517-97022013000200003
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/58620
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022013000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/58620/61687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 39 n. 2 (2013); 319-334
Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 2 (2013); 319-334
Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 2 (2013); 319-334
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809208573952