Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Douglas Alves dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fantin, Monica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598
Resumo: Este artigo apresenta um recorte descritivo dos dados de uma pesquisa de doutorado realizada entre 2017 e 2021, cuja ênfase envolveu problematizar a experiência formativa, pedagógica e estética com filmes no contexto acadêmico, mais particularmente no curso de pedagogia. Ao salientar a pluralidade representacional das crianças por meio dos filmes, a partir de uma revisão filmográfica, ou do estado da arte fílmica, e com base nos relatos dos professores participantes do estudo, o objetivo deste texto é refletir sobre a quantidade significativa de curtas, médias e longas-metragens que representam as crianças em suas distintas narrativas. Em relação aos métodos utilizados, privilegiamos no trabalho uma conjunção metodológica interdisciplinar e multirreferencial, com base na Grounded Theory e na bricolagem científica, respaldada pela fenomenologia-hermenêutica. Evidenciamos um total de duzentas e quatro (204) obras cinematográficas entre as publicações analisadas – os dados referem-se a teses, dissertações e artigos científicos –, resultante de buscas no banco de teses e dissertações de bibliotecas digitais e em plataformas de periódicos. Entre os filmes descritos pelos docentes, contabilizamos trinta (30) produções. Consideramos, diante dessa quantidade de obras, que os filmes fazem parte do processo formativo dos estudantes e permitem outras leituras sobre as crianças e infâncias no contexto contemporâneo, o que revela sua relevância como fonte e referência no processo formativo.
id USP-11_a3293ae3882a610d1b10e131faf2f814
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/220598
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinemaWith how many films can we talk about children? Childhood representational plurality in cinemaCinema e educaçãoCrianças e infânciasFormação docenteRevisão filmográficaRepresentações cinematográficasCinema and educationChildren and childhoodsTeacher educationFilmography reviewCinematographic representationsEste artigo apresenta um recorte descritivo dos dados de uma pesquisa de doutorado realizada entre 2017 e 2021, cuja ênfase envolveu problematizar a experiência formativa, pedagógica e estética com filmes no contexto acadêmico, mais particularmente no curso de pedagogia. Ao salientar a pluralidade representacional das crianças por meio dos filmes, a partir de uma revisão filmográfica, ou do estado da arte fílmica, e com base nos relatos dos professores participantes do estudo, o objetivo deste texto é refletir sobre a quantidade significativa de curtas, médias e longas-metragens que representam as crianças em suas distintas narrativas. Em relação aos métodos utilizados, privilegiamos no trabalho uma conjunção metodológica interdisciplinar e multirreferencial, com base na Grounded Theory e na bricolagem científica, respaldada pela fenomenologia-hermenêutica. Evidenciamos um total de duzentas e quatro (204) obras cinematográficas entre as publicações analisadas – os dados referem-se a teses, dissertações e artigos científicos –, resultante de buscas no banco de teses e dissertações de bibliotecas digitais e em plataformas de periódicos. Entre os filmes descritos pelos docentes, contabilizamos trinta (30) produções. Consideramos, diante dessa quantidade de obras, que os filmes fazem parte do processo formativo dos estudantes e permitem outras leituras sobre as crianças e infâncias no contexto contemporâneo, o que revela sua relevância como fonte e referência no processo formativo.This article presents part of the descriptive data about a doctoral study held between 2017 and 2021. The study problematized the formative, pedagogical, and aesthetic experience with films in an undergraduate Pedagogy degree. By highlighting children’s representational plurality through films, from a filmography review or film state of the art, this text aims to reflect on the significant amount of short, middle, and feature films that portray children in their different narratives. Regarding the methods used, we privileged the work in an interdisciplinary and multi-referential methodological conjunction based on Grounded Theory and scientific bricolage, backed by hermeneutic phenomenology. We point out 204 cinematographic works - from data on theses, dissertations, and scientific articles – from searches in theses and dissertations databases in digital libraries and journal platforms. The professors interviewed accounted for thirty productions. Faced with this number of works, we believe that films are part of students’ formative process and allow other interpretations of children and childhoods nowadays, revealing their relevance as a source and reference in the formative process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/22059810.1590/S1678-4634202349262397porEducação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e262397Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e262397Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2623971678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598/201621https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598/201620https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598/201619Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Douglas Alves dos Fantin, Monica 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/220598Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
With how many films can we talk about children? Childhood representational plurality in cinema
title Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
spellingShingle Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
Santos, José Douglas Alves dos
Cinema e educação
Crianças e infâncias
Formação docente
Revisão filmográfica
Representações cinematográficas
Cinema and education
Children and childhoods
Teacher education
Filmography review
Cinematographic representations
title_short Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
title_full Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
title_fullStr Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
title_full_unstemmed Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
title_sort Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema
author Santos, José Douglas Alves dos
author_facet Santos, José Douglas Alves dos
Fantin, Monica
author_role author
author2 Fantin, Monica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Douglas Alves dos
Fantin, Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e educação
Crianças e infâncias
Formação docente
Revisão filmográfica
Representações cinematográficas
Cinema and education
Children and childhoods
Teacher education
Filmography review
Cinematographic representations
topic Cinema e educação
Crianças e infâncias
Formação docente
Revisão filmográfica
Representações cinematográficas
Cinema and education
Children and childhoods
Teacher education
Filmography review
Cinematographic representations
description Este artigo apresenta um recorte descritivo dos dados de uma pesquisa de doutorado realizada entre 2017 e 2021, cuja ênfase envolveu problematizar a experiência formativa, pedagógica e estética com filmes no contexto acadêmico, mais particularmente no curso de pedagogia. Ao salientar a pluralidade representacional das crianças por meio dos filmes, a partir de uma revisão filmográfica, ou do estado da arte fílmica, e com base nos relatos dos professores participantes do estudo, o objetivo deste texto é refletir sobre a quantidade significativa de curtas, médias e longas-metragens que representam as crianças em suas distintas narrativas. Em relação aos métodos utilizados, privilegiamos no trabalho uma conjunção metodológica interdisciplinar e multirreferencial, com base na Grounded Theory e na bricolagem científica, respaldada pela fenomenologia-hermenêutica. Evidenciamos um total de duzentas e quatro (204) obras cinematográficas entre as publicações analisadas – os dados referem-se a teses, dissertações e artigos científicos –, resultante de buscas no banco de teses e dissertações de bibliotecas digitais e em plataformas de periódicos. Entre os filmes descritos pelos docentes, contabilizamos trinta (30) produções. Consideramos, diante dessa quantidade de obras, que os filmes fazem parte do processo formativo dos estudantes e permitem outras leituras sobre as crianças e infâncias no contexto contemporâneo, o que revela sua relevância como fonte e referência no processo formativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598
10.1590/S1678-4634202349262397por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349262397por
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598/201621
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598/201620
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220598/201619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e262397
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e262397
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e262397
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485777747968