Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riccio, Vicente
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141102
Resumo: O artigo analisa como policiais de baixa patente da Polícia Militar de Minas Gerais (praças) com formação superior percebem a sua organização, a sua carreira e a relação com a sociedade. A pesquisa aborda um ponto controverso no estudo sobre a polícia: o papel da educação superior. No caso brasileiro esta questão é reforçada pela existência de dois níveis hierárquicos em seus policiais militares: oficiais e praças. O estudo adotou metodologia qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados, quatro categorias emergiram: capacidade crítica; conflitos hierárquicos; ausência de reconhecimento profissional; abandono da carreira. Em linhas gerais, os policiais apontam que a formação superior confere maior capacidade de discernimento nas ações cotidianas, mas também reforça os conflitos com o oficialato. Apesar disso, não há valorização pelo investimento pessoal realizado. Logo, esse contingente de novos policiais cada vez mais educados e capazes de fornecer uma base sólida para o exercício de um novo modelo de policiamento em sua maioria tem um único desejo: deixar a instituição. A pesquisa conclui que o modelo de dupla entrada das polícias brasileiras afasta os policiais com formação superior e aponta a necessidade de inserção do tema da mudança do modelo organizacional em uma agenda ampla de reformas das polícias.
id USP-11_aceef0ec185255ce6a5821629108d094
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141102
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas GeraisA degree for what? Higher education and low rank Minas Gerais’ Military Police officersMilitary PoliceHigher EducationPolice CareerPolice ReformPolícia MilitarEducação superiorCarreira policialReforma policial O artigo analisa como policiais de baixa patente da Polícia Militar de Minas Gerais (praças) com formação superior percebem a sua organização, a sua carreira e a relação com a sociedade. A pesquisa aborda um ponto controverso no estudo sobre a polícia: o papel da educação superior. No caso brasileiro esta questão é reforçada pela existência de dois níveis hierárquicos em seus policiais militares: oficiais e praças. O estudo adotou metodologia qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados, quatro categorias emergiram: capacidade crítica; conflitos hierárquicos; ausência de reconhecimento profissional; abandono da carreira. Em linhas gerais, os policiais apontam que a formação superior confere maior capacidade de discernimento nas ações cotidianas, mas também reforça os conflitos com o oficialato. Apesar disso, não há valorização pelo investimento pessoal realizado. Logo, esse contingente de novos policiais cada vez mais educados e capazes de fornecer uma base sólida para o exercício de um novo modelo de policiamento em sua maioria tem um único desejo: deixar a instituição. A pesquisa conclui que o modelo de dupla entrada das polícias brasileiras afasta os policiais com formação superior e aponta a necessidade de inserção do tema da mudança do modelo organizacional em uma agenda ampla de reformas das polícias. This article analyses how low rank officers at Military Police of Minas Gerais with higher education understand their organization, their career and the relationship with society. The research touches a controversial topic in police studies: the role of higher education. In Brazil this issue is stressed by the existence of two hierarchical levels in the Military Police: soldiers and officers. The study adopted a qualitative methodology based on semistructured interviews. Four categories emerged from the data: 1 – critical capacity; 2 – hierarchical conflicts; 3 – absence of recognition and professional acknowledgement; 4 – leaving the career. Police officers affirm that higher education grants more discretional capabilities in daily work, but reinforces conflicts with high rank officers. Furthermore, there is professional acknowledgement for holding a higher education degree. Thus, this new contingent of educated police officers that could be part of a more innovative practice has one desire: leaving the institution. As a conclusion the research affirms that a two-hierarchical model drives low rank police officers to leave the career. Additionally, this is an issue in the Brazilian police reform agenda.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14110210.1590/s1678-4634201706154559Educação e Pesquisa; v. 43 n. 4 (2017); 1111-1126Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 4 (2017); 1111-1126Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 4 (2017); 1111-11261678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141102/136187https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141102/136188Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRiccio, Vicente2017-11-27T16:54:44Zoai:revistas.usp.br:article/141102Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-11-27T16:54:44Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
A degree for what? Higher education and low rank Minas Gerais’ Military Police officers
title Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
spellingShingle Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
Riccio, Vicente
Military Police
Higher Education
Police Career
Police Reform
Polícia Militar
Educação superior
Carreira policial
Reforma policial
title_short Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
title_full Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
title_fullStr Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
title_full_unstemmed Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
title_sort Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais
author Riccio, Vicente
author_facet Riccio, Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riccio, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Military Police
Higher Education
Police Career
Police Reform
Polícia Militar
Educação superior
Carreira policial
Reforma policial
topic Military Police
Higher Education
Police Career
Police Reform
Polícia Militar
Educação superior
Carreira policial
Reforma policial
description O artigo analisa como policiais de baixa patente da Polícia Militar de Minas Gerais (praças) com formação superior percebem a sua organização, a sua carreira e a relação com a sociedade. A pesquisa aborda um ponto controverso no estudo sobre a polícia: o papel da educação superior. No caso brasileiro esta questão é reforçada pela existência de dois níveis hierárquicos em seus policiais militares: oficiais e praças. O estudo adotou metodologia qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados, quatro categorias emergiram: capacidade crítica; conflitos hierárquicos; ausência de reconhecimento profissional; abandono da carreira. Em linhas gerais, os policiais apontam que a formação superior confere maior capacidade de discernimento nas ações cotidianas, mas também reforça os conflitos com o oficialato. Apesar disso, não há valorização pelo investimento pessoal realizado. Logo, esse contingente de novos policiais cada vez mais educados e capazes de fornecer uma base sólida para o exercício de um novo modelo de policiamento em sua maioria tem um único desejo: deixar a instituição. A pesquisa conclui que o modelo de dupla entrada das polícias brasileiras afasta os policiais com formação superior e aponta a necessidade de inserção do tema da mudança do modelo organizacional em uma agenda ampla de reformas das polícias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141102
10.1590/s1678-4634201706154559
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141102
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201706154559
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141102/136187
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141102/136188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 43 n. 4 (2017); 1111-1126
Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 4 (2017); 1111-1126
Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 4 (2017); 1111-1126
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812201209856