Editorial profiles and the construction of meanings in physical education printed materials (1932-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassani, Juliana Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira Neto, Amarílio, Santos, Wagner dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186980
Resumo: A pesquisa possui como objetivo compreender as estratégias utilizadas pelos editores para constituir a imprensa periódica de ensino e de técnicas como meio de divulgação e convencimento do professorado, no que se refere à incorporação da educação física nos currículos escolares. Possui como fontes os editoriais de cinco revistas publicadas entre 1932 e 1960, caracterizadas por oferecer orientações didático-pedagógicas àqueles que atuariam com o ensino da educação física. O estudo utiliza como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos de lutas de representações, estratégias, táticas e a perspectiva de análise dos impressos. A interpretação das fontes acena para as disputas e as negociações entre os editores dos periódicos, especialmente entre grupos de articulistas civis e militares, o que favoreceu a publicação de orientações didático-pedagógicas fundamentadas em uma diversidade de métodos e exercícios. Em um cenário de consolidação de políticas educacionais, determinadas revistas se preocuparam em unificar o ensino da educação física, em um movimento que reconhecia as bases teóricas e as orientações didáticas já produzidas pela área. A análise evidencia que os periódicos cumpriram com a sua finalidade, qual seja, contribuir com o processo de escolarização da educação física, na medida em que houve o fortalecimento da atuação profissional, por meio da formação de professores em nível superior, no âmbito civil. Esse modo de organização da área permitiu a elaboração de um impresso cujas características levaram à transição de uma imprensa dedicada ao ensino e à técnica para aquela dedicada à pesquisa, oferecendo as bases para o periodismo científico da educação física.
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spelling Editorial profiles and the construction of meanings in physical education printed materials (1932-1960)Perfis editoriais e a construção de significados em impressos da educação física (1932-1960)HistoriographyPeriodical pressEducational periodicalsPublishersPhysical educationHistoriografiaImprensa periódicaPeriódicos educacionaisEditoresEducação físicaA pesquisa possui como objetivo compreender as estratégias utilizadas pelos editores para constituir a imprensa periódica de ensino e de técnicas como meio de divulgação e convencimento do professorado, no que se refere à incorporação da educação física nos currículos escolares. Possui como fontes os editoriais de cinco revistas publicadas entre 1932 e 1960, caracterizadas por oferecer orientações didático-pedagógicas àqueles que atuariam com o ensino da educação física. O estudo utiliza como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos de lutas de representações, estratégias, táticas e a perspectiva de análise dos impressos. A interpretação das fontes acena para as disputas e as negociações entre os editores dos periódicos, especialmente entre grupos de articulistas civis e militares, o que favoreceu a publicação de orientações didático-pedagógicas fundamentadas em uma diversidade de métodos e exercícios. Em um cenário de consolidação de políticas educacionais, determinadas revistas se preocuparam em unificar o ensino da educação física, em um movimento que reconhecia as bases teóricas e as orientações didáticas já produzidas pela área. A análise evidencia que os periódicos cumpriram com a sua finalidade, qual seja, contribuir com o processo de escolarização da educação física, na medida em que houve o fortalecimento da atuação profissional, por meio da formação de professores em nível superior, no âmbito civil. Esse modo de organização da área permitiu a elaboração de um impresso cujas características levaram à transição de uma imprensa dedicada ao ensino e à técnica para aquela dedicada à pesquisa, oferecendo as bases para o periodismo científico da educação física.The objective of this study is to comprehend the strategies utilized by publishers in order to turn the periodical press devoted to teaching and techniques as a means to disseminate and persuade teachers concerning the introduction of physical education in the school curricula. The sources are the editorials from five magazines published between 1932 and 1960, whose common characteristic was to provide those working on teaching physical education with didactic-pedagogical guidance. Theoretical-methodological assumptions of the study are the concepts of struggles for representations, strategies, tactics, and the perspective of analysis of the printed materials. Interpreting sources dangles towards the disputes and negotiations among the publishers of periodicals, especially among groups of civil and military writers, as it benefitted the publication of didactic-pedagogical guidance based on a diversity of methods and exercises. In an environment where educational policies were consolidated, certain magazines were concerned about unifying the teaching of physical education, in a movement that acknowledged the theoretical bases and the pedagogical orientation already established in the area. Analysis reveals that periodicals fulfilled their purpose, namely, contribute to make physical education a school subject as there the professional work is this area had grown stronger through teacher training in higher education in the civil domain. This way of organizing the area allowed to devise a printout whose characteristics led to the transition from a press dedicated to teaching and technique to a press dedicated to research, providing the bases for scientific periodicals covering physical education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18698010.1590/S1678-4634202147225178Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e225178Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e225178Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2251781678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186980/172625https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186980/172623https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186980/179659Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCassani, Juliana Martins Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/186980Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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