Socialization theories: a study about the relations between individual and society

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setton, Maria Graça Jacintho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28297
Resumo: O artigo propõe uma reflexão na qual a interdependência entre as instâncias de socialização e os indivíduos faça-se presente. Com base em algumas formulações sobre a sociologia dos processos socializadores, empreende-se uma análise a fim de apreender a complexa dinâmica educativa da atualidade. Existe e é possível concretizar empiricamente a articulação de interdependência entre as matrizes de cultura? Como compreender o imbricado e conflituoso processo de construção das disposições de habitus? Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional entre as agências a fim de apreender a especificidade do processo de construção das disposições de habitus do indivíduo contemporâneo. A partir dos conceitos de fato social total, de Marcel Mauss, e de hibridismo, do antropólogo latino-americano Nestor García-Canclini, formula-se a hipótese de que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Assim sendo, a discussão pretende contribuir para os estudos relativos aos processos socializadores nos âmbitos institucional e individual, bem como auxiliar no difícil procedimento de investigar a construção das disposições de habitus com base na observação cuidadosa dos mecanismos e das estratégias formadoras. Amplia a leitura sobre o alcance e o limite de cada uma das matrizes de cultura e, simultaneamente, permite perscrutar sobre o movimento de ascensão de novas agências socializadoras.
id USP-11_b22b71dab3f139438b87bc13fb19c3cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28297
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Socialization theories: a study about the relations between individual and society Teorias da socialização: um estudo sobre as relações entre indivíduo e sociedade SocializaçãoIndivíduoSociedadeFato social totalConfiguraçãoHibridaçãoSocializationIndividualSocietyTotal social factConfigurationHybridization O artigo propõe uma reflexão na qual a interdependência entre as instâncias de socialização e os indivíduos faça-se presente. Com base em algumas formulações sobre a sociologia dos processos socializadores, empreende-se uma análise a fim de apreender a complexa dinâmica educativa da atualidade. Existe e é possível concretizar empiricamente a articulação de interdependência entre as matrizes de cultura? Como compreender o imbricado e conflituoso processo de construção das disposições de habitus? Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional entre as agências a fim de apreender a especificidade do processo de construção das disposições de habitus do indivíduo contemporâneo. A partir dos conceitos de fato social total, de Marcel Mauss, e de hibridismo, do antropólogo latino-americano Nestor García-Canclini, formula-se a hipótese de que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Assim sendo, a discussão pretende contribuir para os estudos relativos aos processos socializadores nos âmbitos institucional e individual, bem como auxiliar no difícil procedimento de investigar a construção das disposições de habitus com base na observação cuidadosa dos mecanismos e das estratégias formadoras. Amplia a leitura sobre o alcance e o limite de cada uma das matrizes de cultura e, simultaneamente, permite perscrutar sobre o movimento de ascensão de novas agências socializadoras. The article proposes a reflection in which the interdependence between instances of socialization and individuals can be made present. Based on some of the formulations about the sociology of socialization processes, an analysis is conducted with the purpose of apprehending the complex educative dynamics of the current times. Is there, and is it possible to actualize empirically, the articulation of the interdependence between the matrices of culture? How should we understand the intricate and conflicting process of construction of the habitus dispositions? Identifying a new structuring of the field of socialization, the text seeks a relational perspective between the agencies, in order to apprehend the specificity of the process of construction of the habitus dispositions of the contemporary individual. Based on Marcel Mauss's concept of total social fact, and on Latin American anthropologist Nestor García Canclini's concept of hybridism, the article puts forward the hypothesis that the culture of modernity establishes a new socializing practice distinct from the previous historical ones. In this way, the discussion aims at contributing to the studies related to the socializing processes within the institutional and individual spheres, as well as to help in the difficult task of investigating the construction of habitus dispositions on the basis of a careful observation of formative mechanisms and strategies. It therefore extends the reading on the reach and limit of each of the matrices of culture and, simultaneously, makes it possible to peer into the ascending movement of new socializing agencies. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2829710.1590/S1517-97022011000400003Educação e Pesquisa; v. 37 n. 4 (2011); 711-724Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 4 (2011); 711-724Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 4 (2011); 711-7241678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28297/30146Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSetton, Maria Graça Jacintho2014-10-24T15:50:05Zoai:revistas.usp.br:article/28297Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:50:05Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialization theories: a study about the relations between individual and society
Teorias da socialização: um estudo sobre as relações entre indivíduo e sociedade
title Socialization theories: a study about the relations between individual and society
spellingShingle Socialization theories: a study about the relations between individual and society
Setton, Maria Graça Jacintho
Socialização
Indivíduo
Sociedade
Fato social total
Configuração
Hibridação
Socialization
Individual
Society
Total social fact
Configuration
Hybridization
title_short Socialization theories: a study about the relations between individual and society
title_full Socialization theories: a study about the relations between individual and society
title_fullStr Socialization theories: a study about the relations between individual and society
title_full_unstemmed Socialization theories: a study about the relations between individual and society
title_sort Socialization theories: a study about the relations between individual and society
author Setton, Maria Graça Jacintho
author_facet Setton, Maria Graça Jacintho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Setton, Maria Graça Jacintho
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Indivíduo
Sociedade
Fato social total
Configuração
Hibridação
Socialization
Individual
Society
Total social fact
Configuration
Hybridization
topic Socialização
Indivíduo
Sociedade
Fato social total
Configuração
Hibridação
Socialization
Individual
Society
Total social fact
Configuration
Hybridization
description O artigo propõe uma reflexão na qual a interdependência entre as instâncias de socialização e os indivíduos faça-se presente. Com base em algumas formulações sobre a sociologia dos processos socializadores, empreende-se uma análise a fim de apreender a complexa dinâmica educativa da atualidade. Existe e é possível concretizar empiricamente a articulação de interdependência entre as matrizes de cultura? Como compreender o imbricado e conflituoso processo de construção das disposições de habitus? Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional entre as agências a fim de apreender a especificidade do processo de construção das disposições de habitus do indivíduo contemporâneo. A partir dos conceitos de fato social total, de Marcel Mauss, e de hibridismo, do antropólogo latino-americano Nestor García-Canclini, formula-se a hipótese de que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Assim sendo, a discussão pretende contribuir para os estudos relativos aos processos socializadores nos âmbitos institucional e individual, bem como auxiliar no difícil procedimento de investigar a construção das disposições de habitus com base na observação cuidadosa dos mecanismos e das estratégias formadoras. Amplia a leitura sobre o alcance e o limite de cada uma das matrizes de cultura e, simultaneamente, permite perscrutar sobre o movimento de ascensão de novas agências socializadoras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28297
10.1590/S1517-97022011000400003
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28297
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022011000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28297/30146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 37 n. 4 (2011); 711-724
Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 4 (2011); 711-724
Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 4 (2011); 711-724
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713808703160320