Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Souza, Marilene Proença Rebello de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28047
Resumo: Este artigo visa introduzir alguns elementos de reflexão no campo da formação de professores, tomando por base a temática dos saberes docentes em torno da qual tem sido produzido um grande número de pesquisas nos últimos vinte anos. O eixo central da discussão encontra-se na busca de um modelo de formação docente centrado na racionalidade prática, permitindo conhecer de que forma os professores transformam em prática pedagógica as diferentes experiências formativas vividas ao longo da carreira profissional. Conhecer de que forma os saberes docentes são apropriados, modificados e mobilizados na prática pedagógica pode contribuir para a construção de propostas formativas que considerem esses saberes e a sua constituição como o ponto de partida dos projetos de formação, valorizando os professores como produtores de saberes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem etnográfica que se desenvolveu durante um ano e meio com uma professora alfabetizadora, visando compreender o processo de apropriação de saberes docentes à luz da teoria do cotidiano. A pesquisa evidencia pelo menos dois elementos fundamentais na constituição desses saberes docentes: a historicidade e a dialogicidade, resultados de um processo complexo de apropriação/objetivação e criação que ocorre no cruzamento entre a trajetória individual de cada professor e a história das práticas sociais e educativas.
id USP-11_b4aa42ec4542d1e7956446dd44a07242
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28047
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores Saberes docentesFormação de professoresCotidianoTeacher knowledgesTeacher educationEveryday life Este artigo visa introduzir alguns elementos de reflexão no campo da formação de professores, tomando por base a temática dos saberes docentes em torno da qual tem sido produzido um grande número de pesquisas nos últimos vinte anos. O eixo central da discussão encontra-se na busca de um modelo de formação docente centrado na racionalidade prática, permitindo conhecer de que forma os professores transformam em prática pedagógica as diferentes experiências formativas vividas ao longo da carreira profissional. Conhecer de que forma os saberes docentes são apropriados, modificados e mobilizados na prática pedagógica pode contribuir para a construção de propostas formativas que considerem esses saberes e a sua constituição como o ponto de partida dos projetos de formação, valorizando os professores como produtores de saberes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem etnográfica que se desenvolveu durante um ano e meio com uma professora alfabetizadora, visando compreender o processo de apropriação de saberes docentes à luz da teoria do cotidiano. A pesquisa evidencia pelo menos dois elementos fundamentais na constituição desses saberes docentes: a historicidade e a dialogicidade, resultados de um processo complexo de apropriação/objetivação e criação que ocorre no cruzamento entre a trajetória individual de cada professor e a história das práticas sociais e educativas. The topic of teacher knowledges has received attention from scholars and researchers during the last twenty years. The hub of the discussion lies on the search for a model of teacher education centered on practical rationality, making it possible to learn the way in which teachers transform into pedagogical practice the different formative experiences they have throughout their careers. Learning how teachers' knowledges are appropriated, modified and mobilized in their pedagogical practice can contribute to design formation proposals that take these knowledges and their constitution as the starting point of formation projects, regarding teachers as the producers of knowledges. To such purpose, we have carried out for a year and a half an ethnographic study with a literacy class teacher, seeking to understand the process of appropriation of teaching knowledges in light of the theory of everyday life. The study clarifies at least two fundamental elements in the constitution of teacher knowledges: the historicity and dialogicity, results of a complex process of appropriation/objectivation and creation that takes places at the crossing of the individual teacher's trajectory and the history of social and educative practices. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2804710.1590/S1517-97022007000200005Educação e Pesquisa; v. 33 n. 2 (2007); 247-262Educação e Pesquisa; Vol. 33 No. 2 (2007); 247-262Educação e Pesquisa; Vol. 33 Núm. 2 (2007); 247-2621678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28047/29849Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessZibetti, Marli Lúcia TonattoSouza, Marilene Proença Rebello de2014-10-24T15:44:37Zoai:revistas.usp.br:article/28047Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:44:37Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores
title Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
spellingShingle Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Saberes docentes
Formação de professores
Cotidiano
Teacher knowledges
Teacher education
Everyday life
title_short Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
title_full Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
title_fullStr Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
title_full_unstemmed Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
title_sort Appropriation and mobilization of knowledges in pedagogical practice: contribution to teacher education
author Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
author_facet Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Souza, Marilene Proença Rebello de
author_role author
author2 Souza, Marilene Proença Rebello de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Souza, Marilene Proença Rebello de
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Formação de professores
Cotidiano
Teacher knowledges
Teacher education
Everyday life
topic Saberes docentes
Formação de professores
Cotidiano
Teacher knowledges
Teacher education
Everyday life
description Este artigo visa introduzir alguns elementos de reflexão no campo da formação de professores, tomando por base a temática dos saberes docentes em torno da qual tem sido produzido um grande número de pesquisas nos últimos vinte anos. O eixo central da discussão encontra-se na busca de um modelo de formação docente centrado na racionalidade prática, permitindo conhecer de que forma os professores transformam em prática pedagógica as diferentes experiências formativas vividas ao longo da carreira profissional. Conhecer de que forma os saberes docentes são apropriados, modificados e mobilizados na prática pedagógica pode contribuir para a construção de propostas formativas que considerem esses saberes e a sua constituição como o ponto de partida dos projetos de formação, valorizando os professores como produtores de saberes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem etnográfica que se desenvolveu durante um ano e meio com uma professora alfabetizadora, visando compreender o processo de apropriação de saberes docentes à luz da teoria do cotidiano. A pesquisa evidencia pelo menos dois elementos fundamentais na constituição desses saberes docentes: a historicidade e a dialogicidade, resultados de um processo complexo de apropriação/objetivação e criação que ocorre no cruzamento entre a trajetória individual de cada professor e a história das práticas sociais e educativas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28047
10.1590/S1517-97022007000200005
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28047
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022007000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28047/29849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 33 n. 2 (2007); 247-262
Educação e Pesquisa; Vol. 33 No. 2 (2007); 247-262
Educação e Pesquisa; Vol. 33 Núm. 2 (2007); 247-262
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811178848256