A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108893 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo destacar as formas em que a criatividade se expressa na aprendizagem da leitura e da escrita da criança. Assume-se como referencial teórico a concepção de aprendizagem criativa desenvolvida por Mitjáns Martínez. Segundo essa concepção, os processos criativos emergem nos contextos de ação do sujeito, mediante recursos subjetivos constituídos historicamente e que se organizam no momento da ação concreta. A expressão desse tipo de aprendizagem tem se configurado pela personalização da informação, confrontação com o dado e pela geração, produção de ideias novas que vão além do que está posto. Adota-se como eixo norteador a pesquisa qualitativa, apoiada nos princípios da epistemologia qualitativa desenvolvida por González Rey, com opção pelo estudo de caso utilizando instrumentos abertos e semiabertos, tais como: dinâmicas conversacionais, observações, entrevistas como processo e diário de ideias. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede pública, com alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, na qual acompanhamos os aprendizes por dois anos consecutivos. Como conclusão, considera-se que a expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita foi significativamente apresentada pelas características destacadas por Mitjáns Martínez, bem como pela relação lúdica da criança com sua aprendizagem. |
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A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso The expression of creativity in learning how to read and write:a case study O presente artigo tem por objetivo destacar as formas em que a criatividade se expressa na aprendizagem da leitura e da escrita da criança. Assume-se como referencial teórico a concepção de aprendizagem criativa desenvolvida por Mitjáns Martínez. Segundo essa concepção, os processos criativos emergem nos contextos de ação do sujeito, mediante recursos subjetivos constituídos historicamente e que se organizam no momento da ação concreta. A expressão desse tipo de aprendizagem tem se configurado pela personalização da informação, confrontação com o dado e pela geração, produção de ideias novas que vão além do que está posto. Adota-se como eixo norteador a pesquisa qualitativa, apoiada nos princípios da epistemologia qualitativa desenvolvida por González Rey, com opção pelo estudo de caso utilizando instrumentos abertos e semiabertos, tais como: dinâmicas conversacionais, observações, entrevistas como processo e diário de ideias. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede pública, com alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, na qual acompanhamos os aprendizes por dois anos consecutivos. Como conclusão, considera-se que a expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita foi significativamente apresentada pelas características destacadas por Mitjáns Martínez, bem como pela relação lúdica da criança com sua aprendizagem. This paper has the purpose of highlighting the ways through which creativity is expressed in the child´s learning of how to read and write. The theoretical assumption taken is the concept of creative learning developed by Mitjáns Martínez. According to such conception, the creative processes emerge in the context of the individual´s action, through subjective resources that are historically constructed and are organized in the moment of concrete action. The expression of this type of learning has been configured by the personalization of information, confrontation with the data, and by the generation and production of new ideas that go beyond what is taken for granted. The guiding axis adopted is qualitative research, supported by the principles of thequalitative epistemology developed by González Rey, with the option of conducting a case study utilizing open and semi-open tools, such as: conversational dynamics, observations, interviews as a process and a diary of ideas. The investigation took place in a public school, among 1st and 2nd graders, in which we monitored the learners for two years in a row. As a conclusion, we consider that the expression of creativity in learning how to read and write was significantly presented by the characteristics emphasized by the author mentioned above, as well as by the playful relationship of the child with his/her learning. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/10889310.1590/s1517-97022015041888Educação e Pesquisa; v. 41 n. 4 (2015); 1039-1054Educação e Pesquisa; Vol. 41 No. 4 (2015); 1039-1054Educação e Pesquisa; Vol. 41 Núm. 4 (2015); 1039-10541678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108893/107345Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Luciana SoaresMartínez, Albertina Mitjáns2016-01-20T17:23:00Zoai:revistas.usp.br:article/108893Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-01-20T17:23Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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