Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariangela Lima de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Douglas Christian Ferrari de, França, Marileide Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909
Resumo: Este texto objetiva refletir acerca da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, suas implicações nas políticas públicas e ações voltadas aos alunos da educação especial, a partir do contexto do Espírito Santo (ES). Focaliza as dimensões da política, da oferta e da gestão no período de 2008 a 2018. Trata-se de um estudo de caso com o propósito inicial de historicizar a educação especial no estado, por meio da consulta a leis, resoluções, decretos e outros documentos, entrecruzados com os relatos dos gestores públicos de educação especial, na busca por captar as implicações da política nacional nas ações voltadas a essa população no ES. Por último, o estudo problematiza a trajetória da matrícula nas redes de ensino por meio de análise de matrículas do censo escolar relativas à educação especial. A análise aponta que as políticas de educação especial, no Brasil e no ES, são resultado de disputas, negociações e correlações de forças políticas de diferentes grupos sociais no âmbito do estado. Nesse sentido, revelam nuances e contradições, pois, ao mesmo tempo que asseguram a inclusão dos alunos da educação especial no ensino regular, também estabelecem apoio técnico e financeiro às instituições privadas sem fins lucrativos com atuação em educação especial.
id USP-11_c44d72ea62fb12112f252fc60f653b06
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/163909
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten yearsRepercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten yearsPublic PoliciesInclusion in SchoolsEspírito SantoPolíticas públicasInclusão escolarEspírito SantoEste texto objetiva refletir acerca da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, suas implicações nas políticas públicas e ações voltadas aos alunos da educação especial, a partir do contexto do Espírito Santo (ES). Focaliza as dimensões da política, da oferta e da gestão no período de 2008 a 2018. Trata-se de um estudo de caso com o propósito inicial de historicizar a educação especial no estado, por meio da consulta a leis, resoluções, decretos e outros documentos, entrecruzados com os relatos dos gestores públicos de educação especial, na busca por captar as implicações da política nacional nas ações voltadas a essa população no ES. Por último, o estudo problematiza a trajetória da matrícula nas redes de ensino por meio de análise de matrículas do censo escolar relativas à educação especial. A análise aponta que as políticas de educação especial, no Brasil e no ES, são resultado de disputas, negociações e correlações de forças políticas de diferentes grupos sociais no âmbito do estado. Nesse sentido, revelam nuances e contradições, pois, ao mesmo tempo que asseguram a inclusão dos alunos da educação especial no ensino regular, também estabelecem apoio técnico e financeiro às instituições privadas sem fins lucrativos com atuação em educação especial.This text aims at reflecting on the Brazilian National Policy in Special Education in the inclusive perspective, its implications on the public policies and actions aimed at special education students, in the context of the Espírito Santo state (ES), Brazil. It focuses on the dimensions of politics, offer and management from 2008 to 2018. It is a case study which has as its initial goal of historicizing special education in the state, through the investigation of laws, resolutions, decrees and other documents, cross-linked with reports from public administrators in special education, in the search for grasping the implications of the national policy towards this population in the state of Espírito Santo. Finally, this study questions the enrolment process in the education system by analyzing the records of the School census concerning special education. The analysis suggests that the national policies for special education in Brazil and in the state of Espírito Santo, are the result of disputes, negotiations and connections with political forces from different social groups in the state context. In this respect, there are nuances and contradictions, for, at the same time that they ensure the inclusion of special education pupils in regular school, they also offer technical and financial support to non-profit private institutions performing in the special education area.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16390910.1590/s1678-4634201945217129Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e217129Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e217129Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2171291678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157403https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157404Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Mariangela Lima deMelo, Douglas Christian Ferrari deFrança, Marileide Gonçalves2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/163909Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
title Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
spellingShingle Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
Almeida, Mariangela Lima de
Public Policies
Inclusion in Schools
Espírito Santo
Políticas públicas
Inclusão escolar
Espírito Santo
title_short Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
title_full Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
title_fullStr Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
title_full_unstemmed Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
title_sort Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
author Almeida, Mariangela Lima de
author_facet Almeida, Mariangela Lima de
Melo, Douglas Christian Ferrari de
França, Marileide Gonçalves
author_role author
author2 Melo, Douglas Christian Ferrari de
França, Marileide Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariangela Lima de
Melo, Douglas Christian Ferrari de
França, Marileide Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Public Policies
Inclusion in Schools
Espírito Santo
Políticas públicas
Inclusão escolar
Espírito Santo
topic Public Policies
Inclusion in Schools
Espírito Santo
Políticas públicas
Inclusão escolar
Espírito Santo
description Este texto objetiva refletir acerca da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, suas implicações nas políticas públicas e ações voltadas aos alunos da educação especial, a partir do contexto do Espírito Santo (ES). Focaliza as dimensões da política, da oferta e da gestão no período de 2008 a 2018. Trata-se de um estudo de caso com o propósito inicial de historicizar a educação especial no estado, por meio da consulta a leis, resoluções, decretos e outros documentos, entrecruzados com os relatos dos gestores públicos de educação especial, na busca por captar as implicações da política nacional nas ações voltadas a essa população no ES. Por último, o estudo problematiza a trajetória da matrícula nas redes de ensino por meio de análise de matrículas do censo escolar relativas à educação especial. A análise aponta que as políticas de educação especial, no Brasil e no ES, são resultado de disputas, negociações e correlações de forças políticas de diferentes grupos sociais no âmbito do estado. Nesse sentido, revelam nuances e contradições, pois, ao mesmo tempo que asseguram a inclusão dos alunos da educação especial no ensino regular, também estabelecem apoio técnico e financeiro às instituições privadas sem fins lucrativos com atuação em educação especial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909
10.1590/s1678-4634201945217129
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201945217129
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157403
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e217129
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e217129
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e217129
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813259223040