Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909 |
Resumo: | Este texto objetiva refletir acerca da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, suas implicações nas políticas públicas e ações voltadas aos alunos da educação especial, a partir do contexto do Espírito Santo (ES). Focaliza as dimensões da política, da oferta e da gestão no período de 2008 a 2018. Trata-se de um estudo de caso com o propósito inicial de historicizar a educação especial no estado, por meio da consulta a leis, resoluções, decretos e outros documentos, entrecruzados com os relatos dos gestores públicos de educação especial, na busca por captar as implicações da política nacional nas ações voltadas a essa população no ES. Por último, o estudo problematiza a trajetória da matrícula nas redes de ensino por meio de análise de matrículas do censo escolar relativas à educação especial. A análise aponta que as políticas de educação especial, no Brasil e no ES, são resultado de disputas, negociações e correlações de forças políticas de diferentes grupos sociais no âmbito do estado. Nesse sentido, revelam nuances e contradições, pois, ao mesmo tempo que asseguram a inclusão dos alunos da educação especial no ensino regular, também estabelecem apoio técnico e financeiro às instituições privadas sem fins lucrativos com atuação em educação especial. |
id |
USP-11_c44d72ea62fb12112f252fc60f653b06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/163909 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten yearsRepercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten yearsPublic PoliciesInclusion in SchoolsEspírito SantoPolíticas públicasInclusão escolarEspírito SantoEste texto objetiva refletir acerca da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, suas implicações nas políticas públicas e ações voltadas aos alunos da educação especial, a partir do contexto do Espírito Santo (ES). Focaliza as dimensões da política, da oferta e da gestão no período de 2008 a 2018. Trata-se de um estudo de caso com o propósito inicial de historicizar a educação especial no estado, por meio da consulta a leis, resoluções, decretos e outros documentos, entrecruzados com os relatos dos gestores públicos de educação especial, na busca por captar as implicações da política nacional nas ações voltadas a essa população no ES. Por último, o estudo problematiza a trajetória da matrícula nas redes de ensino por meio de análise de matrículas do censo escolar relativas à educação especial. A análise aponta que as políticas de educação especial, no Brasil e no ES, são resultado de disputas, negociações e correlações de forças políticas de diferentes grupos sociais no âmbito do estado. Nesse sentido, revelam nuances e contradições, pois, ao mesmo tempo que asseguram a inclusão dos alunos da educação especial no ensino regular, também estabelecem apoio técnico e financeiro às instituições privadas sem fins lucrativos com atuação em educação especial.This text aims at reflecting on the Brazilian National Policy in Special Education in the inclusive perspective, its implications on the public policies and actions aimed at special education students, in the context of the Espírito Santo state (ES), Brazil. It focuses on the dimensions of politics, offer and management from 2008 to 2018. It is a case study which has as its initial goal of historicizing special education in the state, through the investigation of laws, resolutions, decrees and other documents, cross-linked with reports from public administrators in special education, in the search for grasping the implications of the national policy towards this population in the state of Espírito Santo. Finally, this study questions the enrolment process in the education system by analyzing the records of the School census concerning special education. The analysis suggests that the national policies for special education in Brazil and in the state of Espírito Santo, are the result of disputes, negotiations and connections with political forces from different social groups in the state context. In this respect, there are nuances and contradictions, for, at the same time that they ensure the inclusion of special education pupils in regular school, they also offer technical and financial support to non-profit private institutions performing in the special education area.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16390910.1590/s1678-4634201945217129Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e217129Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e217129Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e2171291678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157403https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157404Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Mariangela Lima deMelo, Douglas Christian Ferrari deFrança, Marileide Gonçalves2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/163909Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years |
title |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years |
spellingShingle |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years Almeida, Mariangela Lima de Public Policies Inclusion in Schools Espírito Santo Políticas públicas Inclusão escolar Espírito Santo |
title_short |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years |
title_full |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years |
title_fullStr |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years |
title_full_unstemmed |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years |
title_sort |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos: Repercussion of the national policy in Special education in the state of Espírito Santo in the past ten years |
author |
Almeida, Mariangela Lima de |
author_facet |
Almeida, Mariangela Lima de Melo, Douglas Christian Ferrari de França, Marileide Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Douglas Christian Ferrari de França, Marileide Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mariangela Lima de Melo, Douglas Christian Ferrari de França, Marileide Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Public Policies Inclusion in Schools Espírito Santo Políticas públicas Inclusão escolar Espírito Santo |
topic |
Public Policies Inclusion in Schools Espírito Santo Políticas públicas Inclusão escolar Espírito Santo |
description |
Este texto objetiva refletir acerca da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, suas implicações nas políticas públicas e ações voltadas aos alunos da educação especial, a partir do contexto do Espírito Santo (ES). Focaliza as dimensões da política, da oferta e da gestão no período de 2008 a 2018. Trata-se de um estudo de caso com o propósito inicial de historicizar a educação especial no estado, por meio da consulta a leis, resoluções, decretos e outros documentos, entrecruzados com os relatos dos gestores públicos de educação especial, na busca por captar as implicações da política nacional nas ações voltadas a essa população no ES. Por último, o estudo problematiza a trajetória da matrícula nas redes de ensino por meio de análise de matrículas do censo escolar relativas à educação especial. A análise aponta que as políticas de educação especial, no Brasil e no ES, são resultado de disputas, negociações e correlações de forças políticas de diferentes grupos sociais no âmbito do estado. Nesse sentido, revelam nuances e contradições, pois, ao mesmo tempo que asseguram a inclusão dos alunos da educação especial no ensino regular, também estabelecem apoio técnico e financeiro às instituições privadas sem fins lucrativos com atuação em educação especial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909 10.1590/s1678-4634201945217129 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201945217129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157403 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163909/157404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e217129 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e217129 Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e217129 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713813259223040 |