Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sumiya, Lilia Asuca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sano, Hironobu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender o processo de formação de uma coalizão que levou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará a se tornar uma política prioritária no estado. Foi adotado o modelo das coalizões advocatórias (ACF) para analisar o papel dos principais atores no desenvolvimento da coalizão, caracterizar seu sistema de crenças e o processo de aprendizagem na política. A pesquisa envolveu o levantamento de documentos institucionais do programa, teses e dissertações, notas taquigráficas de audiências públicas, matérias na mídia e entrevistas com os principais envolvidos. A análise da trajetória das principais ideias ao longo de dez anos, que se iniciou com a experiência dos gestores em Sobral, Ceará, em 1997, e culminou com sua chegada ao governo do estado, em 2007, permitiu caracterizar a composição de uma única coalização. A formação e a disseminação do conjunto de crenças ocorreram a partir da atuação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar (CCEAE), formando uma forte coalizão com participação de diversos especialistas e instituições, bem como de atores municipais. Foram identificadas três camadas de crenças e, com relação às convicções centrais da política pública, foram caracterizados sete componentes, divididos em dois períodos de análise. A mudança nas convicções centrais foi analisada a partir da perspectiva da aprendizagem nas políticas públicas, considerando o processo de reflexão dos principais atores.
id USP-11_cc73c24b0a6bd4e38f5ae0250d675b04
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/193206
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictionsCoalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAICCoalizão advocatóriaSistema de crençasAprendizagem nas políticas públicasPolíticas públicas em educaçãoPAICAdvocacy CoalitionBelief SystemLearning from Public PoliciesEducational Public PoliciesPAICO objetivo deste artigo é compreender o processo de formação de uma coalizão que levou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará a se tornar uma política prioritária no estado. Foi adotado o modelo das coalizões advocatórias (ACF) para analisar o papel dos principais atores no desenvolvimento da coalizão, caracterizar seu sistema de crenças e o processo de aprendizagem na política. A pesquisa envolveu o levantamento de documentos institucionais do programa, teses e dissertações, notas taquigráficas de audiências públicas, matérias na mídia e entrevistas com os principais envolvidos. A análise da trajetória das principais ideias ao longo de dez anos, que se iniciou com a experiência dos gestores em Sobral, Ceará, em 1997, e culminou com sua chegada ao governo do estado, em 2007, permitiu caracterizar a composição de uma única coalização. A formação e a disseminação do conjunto de crenças ocorreram a partir da atuação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar (CCEAE), formando uma forte coalizão com participação de diversos especialistas e instituições, bem como de atores municipais. Foram identificadas três camadas de crenças e, com relação às convicções centrais da política pública, foram caracterizados sete componentes, divididos em dois períodos de análise. A mudança nas convicções centrais foi analisada a partir da perspectiva da aprendizagem nas políticas públicas, considerando o processo de reflexão dos principais atores.The objective of this article is to understand how a coalition was formed that led he Literacy at the Right Age Program (PAIC) in Ceará to become a priority policy in the state. The Advocacy Coalition Framework (ACF) was adopted to analyze the role of the key actors in the coalition’s development, characterize its belief system and the learning process in policy. The research was based on a survey of institutional documents of the program, theses and dissertations, shorthand notes of public hearings, media news and interviews with key stakeholders. The analysis of the trajectory of the main ideas over ten years, which began with the experience of public managers in Sobral, Ceará, in 1997, and culminated with they taking over the state government in 2007, allowed us to characterize the composition of a single coalition. The formation and dissemination of the beliefs stemmed from the performance of the Ceara´s Committee for the Elimination of School Illiteracy (CCEAE), which established a strong coalition with the participation of several specialists and institutions, as well as municipal actors. Three layers of beliefs were identified and, in relation to the core convictions of public policy, seven components were characterized, divided into two periods of analysis. The change in core convictions was analyzed from the perspective of policy learning, considering how the main actors reflected about it.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19320610.1590/S1678-4634202147235134Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e235134Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e235134Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2351341678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/178007https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/179662Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSumiya, Lilia Asuca Sano, Hironobu2021-12-07T14:47:26Zoai:revistas.usp.br:article/193206Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T14:47:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC
title Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
spellingShingle Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
Sumiya, Lilia Asuca
Coalizão advocatória
Sistema de crenças
Aprendizagem nas políticas públicas
Políticas públicas em educação
PAIC
Advocacy Coalition
Belief System
Learning from Public Policies
Educational Public Policies
PAIC
title_short Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
title_full Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
title_fullStr Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
title_full_unstemmed Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
title_sort Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions
author Sumiya, Lilia Asuca
author_facet Sumiya, Lilia Asuca
Sano, Hironobu
author_role author
author2 Sano, Hironobu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sumiya, Lilia Asuca
Sano, Hironobu
dc.subject.por.fl_str_mv Coalizão advocatória
Sistema de crenças
Aprendizagem nas políticas públicas
Políticas públicas em educação
PAIC
Advocacy Coalition
Belief System
Learning from Public Policies
Educational Public Policies
PAIC
topic Coalizão advocatória
Sistema de crenças
Aprendizagem nas políticas públicas
Políticas públicas em educação
PAIC
Advocacy Coalition
Belief System
Learning from Public Policies
Educational Public Policies
PAIC
description O objetivo deste artigo é compreender o processo de formação de uma coalizão que levou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará a se tornar uma política prioritária no estado. Foi adotado o modelo das coalizões advocatórias (ACF) para analisar o papel dos principais atores no desenvolvimento da coalizão, caracterizar seu sistema de crenças e o processo de aprendizagem na política. A pesquisa envolveu o levantamento de documentos institucionais do programa, teses e dissertações, notas taquigráficas de audiências públicas, matérias na mídia e entrevistas com os principais envolvidos. A análise da trajetória das principais ideias ao longo de dez anos, que se iniciou com a experiência dos gestores em Sobral, Ceará, em 1997, e culminou com sua chegada ao governo do estado, em 2007, permitiu caracterizar a composição de uma única coalização. A formação e a disseminação do conjunto de crenças ocorreram a partir da atuação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar (CCEAE), formando uma forte coalizão com participação de diversos especialistas e instituições, bem como de atores municipais. Foram identificadas três camadas de crenças e, com relação às convicções centrais da política pública, foram caracterizados sete componentes, divididos em dois períodos de análise. A mudança nas convicções centrais foi analisada a partir da perspectiva da aprendizagem nas políticas públicas, considerando o processo de reflexão dos principais atores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206
10.1590/S1678-4634202147235134
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147235134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/178007
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/179662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e235134
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e235134
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e235134
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814786998272