Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/S1678-4634202147235134 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender o processo de formação de uma coalizão que levou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará a se tornar uma política prioritária no estado. Foi adotado o modelo das coalizões advocatórias (ACF) para analisar o papel dos principais atores no desenvolvimento da coalizão, caracterizar seu sistema de crenças e o processo de aprendizagem na política. A pesquisa envolveu o levantamento de documentos institucionais do programa, teses e dissertações, notas taquigráficas de audiências públicas, matérias na mídia e entrevistas com os principais envolvidos. A análise da trajetória das principais ideias ao longo de dez anos, que se iniciou com a experiência dos gestores em Sobral, Ceará, em 1997, e culminou com sua chegada ao governo do estado, em 2007, permitiu caracterizar a composição de uma única coalização. A formação e a disseminação do conjunto de crenças ocorreram a partir da atuação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar (CCEAE), formando uma forte coalizão com participação de diversos especialistas e instituições, bem como de atores municipais. Foram identificadas três camadas de crenças e, com relação às convicções centrais da política pública, foram caracterizados sete componentes, divididos em dois períodos de análise. A mudança nas convicções centrais foi analisada a partir da perspectiva da aprendizagem nas políticas públicas, considerando o processo de reflexão dos principais atores. |
id |
USP-11_cc73c24b0a6bd4e38f5ae0250d675b04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/193206 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAICAdvocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictionsAdvocacy CoalitionBelief SystemLearning from Public PoliciesEducational Public PoliciesPAICCoalizão advocatóriaSistema de crençasAprendizagem nas políticas públicasPolíticas públicas em educaçãoPAICO objetivo deste artigo é compreender o processo de formação de uma coalizão que levou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará a se tornar uma política prioritária no estado. Foi adotado o modelo das coalizões advocatórias (ACF) para analisar o papel dos principais atores no desenvolvimento da coalizão, caracterizar seu sistema de crenças e o processo de aprendizagem na política. A pesquisa envolveu o levantamento de documentos institucionais do programa, teses e dissertações, notas taquigráficas de audiências públicas, matérias na mídia e entrevistas com os principais envolvidos. A análise da trajetória das principais ideias ao longo de dez anos, que se iniciou com a experiência dos gestores em Sobral, Ceará, em 1997, e culminou com sua chegada ao governo do estado, em 2007, permitiu caracterizar a composição de uma única coalização. A formação e a disseminação do conjunto de crenças ocorreram a partir da atuação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar (CCEAE), formando uma forte coalizão com participação de diversos especialistas e instituições, bem como de atores municipais. Foram identificadas três camadas de crenças e, com relação às convicções centrais da política pública, foram caracterizados sete componentes, divididos em dois períodos de análise. A mudança nas convicções centrais foi analisada a partir da perspectiva da aprendizagem nas políticas públicas, considerando o processo de reflexão dos principais atores.The objective of this article is to understand how a coalition was formed that led he Literacy at the Right Age Program (PAIC) in Ceará to become a priority policy in the state. The Advocacy Coalition Framework (ACF) was adopted to analyze the role of the key actors in the coalition’s development, characterize its belief system and the learning process in policy. The research was based on a survey of institutional documents of the program, theses and dissertations, shorthand notes of public hearings, media news and interviews with key stakeholders. The analysis of the trajectory of the main ideas over ten years, which began with the experience of public managers in Sobral, Ceará, in 1997, and culminated with they taking over the state government in 2007, allowed us to characterize the composition of a single coalition. The formation and dissemination of the beliefs stemmed from the performance of the Ceara´s Committee for the Elimination of School Illiteracy (CCEAE), which established a strong coalition with the participation of several specialists and institutions, as well as municipal actors. Three layers of beliefs were identified and, in relation to the core convictions of public policy, seven components were characterized, divided into two periods of analysis. The change in core convictions was analyzed from the perspective of policy learning, considering how the main actors reflected about it.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19320610.1590/S1678-4634202147235134Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e235134Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e235134Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2351341678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/178007https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/179662Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSumiya, Lilia Asuca Sano, Hironobu2022-01-26T13:10:48Zoai:revistas.usp.br:article/193206Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-01-26T13:10:48Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC Advocacy coalition and learning from public policies: changes in PAIC’s core convictions |
title |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC |
spellingShingle |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC Sumiya, Lilia Asuca Advocacy Coalition Belief System Learning from Public Policies Educational Public Policies PAIC Coalizão advocatória Sistema de crenças Aprendizagem nas políticas públicas Políticas públicas em educação PAIC Sumiya, Lilia Asuca Advocacy Coalition Belief System Learning from Public Policies Educational Public Policies PAIC Coalizão advocatória Sistema de crenças Aprendizagem nas políticas públicas Políticas públicas em educação PAIC |
title_short |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC |
title_full |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC |
title_fullStr |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC |
title_full_unstemmed |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC |
title_sort |
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC |
author |
Sumiya, Lilia Asuca |
author_facet |
Sumiya, Lilia Asuca Sumiya, Lilia Asuca Sano, Hironobu Sano, Hironobu |
author_role |
author |
author2 |
Sano, Hironobu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sumiya, Lilia Asuca Sano, Hironobu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Advocacy Coalition Belief System Learning from Public Policies Educational Public Policies PAIC Coalizão advocatória Sistema de crenças Aprendizagem nas políticas públicas Políticas públicas em educação PAIC |
topic |
Advocacy Coalition Belief System Learning from Public Policies Educational Public Policies PAIC Coalizão advocatória Sistema de crenças Aprendizagem nas políticas públicas Políticas públicas em educação PAIC |
description |
O objetivo deste artigo é compreender o processo de formação de uma coalizão que levou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará a se tornar uma política prioritária no estado. Foi adotado o modelo das coalizões advocatórias (ACF) para analisar o papel dos principais atores no desenvolvimento da coalizão, caracterizar seu sistema de crenças e o processo de aprendizagem na política. A pesquisa envolveu o levantamento de documentos institucionais do programa, teses e dissertações, notas taquigráficas de audiências públicas, matérias na mídia e entrevistas com os principais envolvidos. A análise da trajetória das principais ideias ao longo de dez anos, que se iniciou com a experiência dos gestores em Sobral, Ceará, em 1997, e culminou com sua chegada ao governo do estado, em 2007, permitiu caracterizar a composição de uma única coalização. A formação e a disseminação do conjunto de crenças ocorreram a partir da atuação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar (CCEAE), formando uma forte coalizão com participação de diversos especialistas e instituições, bem como de atores municipais. Foram identificadas três camadas de crenças e, com relação às convicções centrais da política pública, foram caracterizados sete componentes, divididos em dois períodos de análise. A mudança nas convicções centrais foi analisada a partir da perspectiva da aprendizagem nas políticas públicas, considerando o processo de reflexão dos principais atores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206 10.1590/S1678-4634202147235134 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202147235134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/178007 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193206/179662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e235134 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e235134 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e235134 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180747597840384 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-4634202147235134 |