The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alvelos, Helena, Teixeira, Leonor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/62529
Resumo: No âmbito do processo ensino-aprendizagem (EA), os wikis permitem ajudar na criação de um ambiente dinâmico e colaborativo de aprendizagem, por meio da comunicação, troca de ideias e partilha de conhecimento. O presente trabalho faz parte de um projeto cujo intuito é avaliar a aceitação do uso dessa tecnologia como meio de promoção da qualidade do processo EA. Em particular, o estudo descrito neste artigo tem como objetivo avaliar a motivação para a utilização de wikis por parte de um grupo de alunos da área tecnológica do ensino superior e compará-la entre os alunos que pretendem continuar fazendo uso da ferramenta em atividades futuras e os que não planejam usar a tecnologia. Essa experiência foi feita em contexto de sala de aula e os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários e da análise do histórico do wiki criado para a atividade desenvolvida em classe. Os resultados revelaram que os alunos, apesar de conhecerem a ferramenta, desconheciam, na prática, o seu modo de edição. As características dos wikis mais bem classificadas pelos alunos se relacionam com a facilidade de utilização percebida e com a utilidade da ferramenta, na medida que em promove a aprendizagem por meio de conteúdos colocados pelos outros e a realização de trabalhos de grupo sem depender da presença física nem dos horários dos seus elementos. Verificou-se, ainda, que a motivação para o uso dos wikis revelou-se, em alguns itens, significativamente diferente entre os grupos comparados.
id USP-11_cc845260f7359a213f5b58d3966ca07c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/62529
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher educationMotivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superiorWikisTeaching-learning processHigher educationTAM modelWikisProcesso ensino-aprendizagemEnsino superiorModelo TAMNo âmbito do processo ensino-aprendizagem (EA), os wikis permitem ajudar na criação de um ambiente dinâmico e colaborativo de aprendizagem, por meio da comunicação, troca de ideias e partilha de conhecimento. O presente trabalho faz parte de um projeto cujo intuito é avaliar a aceitação do uso dessa tecnologia como meio de promoção da qualidade do processo EA. Em particular, o estudo descrito neste artigo tem como objetivo avaliar a motivação para a utilização de wikis por parte de um grupo de alunos da área tecnológica do ensino superior e compará-la entre os alunos que pretendem continuar fazendo uso da ferramenta em atividades futuras e os que não planejam usar a tecnologia. Essa experiência foi feita em contexto de sala de aula e os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários e da análise do histórico do wiki criado para a atividade desenvolvida em classe. Os resultados revelaram que os alunos, apesar de conhecerem a ferramenta, desconheciam, na prática, o seu modo de edição. As características dos wikis mais bem classificadas pelos alunos se relacionam com a facilidade de utilização percebida e com a utilidade da ferramenta, na medida que em promove a aprendizagem por meio de conteúdos colocados pelos outros e a realização de trabalhos de grupo sem depender da presença física nem dos horários dos seus elementos. Verificou-se, ainda, que a motivação para o uso dos wikis revelou-se, em alguns itens, significativamente diferente entre os grupos comparados.Within the teaching-learning (TL) process, the wikis help to create a dynamic and collaborative learning environment through communication, exchange of ideas and sharing of knowledge. The present work is part of a project whose aim is to evaluate the acceptance of the use of this technology as a means to promote the quality of the TL process. In particular, the study described in this article has as its objective to assess the motivation for the use of the wikis by a group of students from the technological area of higher education, and to carry out a comparison between students that intend to continue making use of this tool in future activities and those that do not plan to use this technology. This experience was made in the context of a classroom, and the data were obtained through the application of two questionnaires and analysis of the history of the wiki created for the activity developed in the classroom. The results showed that the students, despite knowing the tool, did not know in practice about its editing mode. The features of the wikis better classified by the students are related to the perceived ease of use and with the usefulness of the tool, in so far as it promotes learning through contents placed in it by others and through the conduction of group work relying neither on the physical presence of the members nor on their schedules. It has also been observed that the motivation for the use of the wikis turned out to be, in some items, significantly different among the groups compared.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/6252910.1590/S1517-97022013000300014Educação e Pesquisa; v. 39 n. 3 (2013); 775-790Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 3 (2013); 775-790Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 3 (2013); 775-7901678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/62529/65326Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, CarolinaAlvelos, HelenaTeixeira, Leonor2014-01-29T16:14:00Zoai:revistas.usp.br:article/62529Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-01-29T16:14Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior
title The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
spellingShingle The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
Costa, Carolina
Wikis
Teaching-learning process
Higher education
TAM model
Wikis
Processo ensino-aprendizagem
Ensino superior
Modelo TAM
title_short The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
title_full The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
title_fullStr The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
title_full_unstemmed The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
title_sort The students' motivation to use the wiki technology: a practical study in higher education
author Costa, Carolina
author_facet Costa, Carolina
Alvelos, Helena
Teixeira, Leonor
author_role author
author2 Alvelos, Helena
Teixeira, Leonor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina
Alvelos, Helena
Teixeira, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Wikis
Teaching-learning process
Higher education
TAM model
Wikis
Processo ensino-aprendizagem
Ensino superior
Modelo TAM
topic Wikis
Teaching-learning process
Higher education
TAM model
Wikis
Processo ensino-aprendizagem
Ensino superior
Modelo TAM
description No âmbito do processo ensino-aprendizagem (EA), os wikis permitem ajudar na criação de um ambiente dinâmico e colaborativo de aprendizagem, por meio da comunicação, troca de ideias e partilha de conhecimento. O presente trabalho faz parte de um projeto cujo intuito é avaliar a aceitação do uso dessa tecnologia como meio de promoção da qualidade do processo EA. Em particular, o estudo descrito neste artigo tem como objetivo avaliar a motivação para a utilização de wikis por parte de um grupo de alunos da área tecnológica do ensino superior e compará-la entre os alunos que pretendem continuar fazendo uso da ferramenta em atividades futuras e os que não planejam usar a tecnologia. Essa experiência foi feita em contexto de sala de aula e os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários e da análise do histórico do wiki criado para a atividade desenvolvida em classe. Os resultados revelaram que os alunos, apesar de conhecerem a ferramenta, desconheciam, na prática, o seu modo de edição. As características dos wikis mais bem classificadas pelos alunos se relacionam com a facilidade de utilização percebida e com a utilidade da ferramenta, na medida que em promove a aprendizagem por meio de conteúdos colocados pelos outros e a realização de trabalhos de grupo sem depender da presença física nem dos horários dos seus elementos. Verificou-se, ainda, que a motivação para o uso dos wikis revelou-se, em alguns itens, significativamente diferente entre os grupos comparados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/62529
10.1590/S1517-97022013000300014
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/62529
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022013000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/62529/65326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 39 n. 3 (2013); 775-790
Educação e Pesquisa; Vol. 39 No. 3 (2013); 775-790
Educação e Pesquisa; Vol. 39 Núm. 3 (2013); 775-790
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809269391360