A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Donizeti Leandro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zambalde, André Luiz, Mesquita, Daniel Leite, Souza, Thais Assis de, Silva, Nanielle Lourena Campos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187164
Resumo: O desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro tem apresentado importantes avanços nas últimas décadas. No entanto, diversos entraves ainda limitam o impacto das pesquisas brasileiras no cenário internacional. Assim, o objetivo deste estudo é identificar os principais desafios da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, analisando fatores latentes, segundo a percepção de pesquisadores atuantes em universidades públicas brasileiras. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, combinando técnicas qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (análise fatorial), sendo os dados coletados por meio de 16 entrevistas e 722 questionários preenchidos por pesquisadores atuantes em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) de universidades públicas brasileiras. Os resultados indicaram a presença de onze desafios, os quais podem ser agrupados em três fatores latentes: (i) ambiente de pesquisa, representado pelas condições de trabalho no que se refere ao acesso a recursos, infraestrutura deficitária, alta burocracia e sobrecarga de trabalho; (ii) práticas de pesquisa, representado pela baixa interação dos pesquisadores entre si e com as demandas da sociedade, baixa divulgação/apropriação do conhecimento produzido e valorização excessiva de artigos científicos e (iii) formação e qualificação de recursos humanos, representado pela falta de comprometimento e capacitação dos pesquisadores, além da baixa relevância das pesquisas desenvolvidas. Tais resultados mostram-se importantes para a identificação dos principais entraves da pesquisa no Brasil, permitindo novas reflexões para o avanço do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
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spelling A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no BrasilThe Perspective of Researchers on the Challenges of Research in Brazil Scientific ResearchScienceTechnology and Innovation (STI)ResearchersUniversityPesquisa científicaCT&IUniversidadeInovaçãoPesquisadoresO desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro tem apresentado importantes avanços nas últimas décadas. No entanto, diversos entraves ainda limitam o impacto das pesquisas brasileiras no cenário internacional. Assim, o objetivo deste estudo é identificar os principais desafios da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, analisando fatores latentes, segundo a percepção de pesquisadores atuantes em universidades públicas brasileiras. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, combinando técnicas qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (análise fatorial), sendo os dados coletados por meio de 16 entrevistas e 722 questionários preenchidos por pesquisadores atuantes em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) de universidades públicas brasileiras. Os resultados indicaram a presença de onze desafios, os quais podem ser agrupados em três fatores latentes: (i) ambiente de pesquisa, representado pelas condições de trabalho no que se refere ao acesso a recursos, infraestrutura deficitária, alta burocracia e sobrecarga de trabalho; (ii) práticas de pesquisa, representado pela baixa interação dos pesquisadores entre si e com as demandas da sociedade, baixa divulgação/apropriação do conhecimento produzido e valorização excessiva de artigos científicos e (iii) formação e qualificação de recursos humanos, representado pela falta de comprometimento e capacitação dos pesquisadores, além da baixa relevância das pesquisas desenvolvidas. Tais resultados mostram-se importantes para a identificação dos principais entraves da pesquisa no Brasil, permitindo novas reflexões para o avanço do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).The Brazilian scientific and technological development has presented important advances in the last decades. However, several obstacles still limit the impact of Brazilian research on the international scenario. Thus, the objective of this study is to identify the main challenges of scientific and technological research in Brazil, analyzing latent factors, according to the perception of researchers working in Brazilian public universities. For this purpose, an exploratory-descriptive study was carried out, combining qualitative (content analysis) and quantitative (factor analysis) techniques, employing data collected through 16 interviews and 722 questionnaires filled out by researchers working in postgraduate programs (master’s and doctorate) of Brazilian public universities. The results indicated the presence of eleven challenges, which can be grouped into three latent factors: (i) research environment, represented by working conditions regarding access to resources, deficient infrastructure, high bureaucracy and work overload; (ii) research practices, represented by the low interaction of researchers with each other and with the demands of society, low dissemination/appropriation of the knowledge produced and excessive valuation of scientific articles and (iii) training and qualification of human resources, represented by the lack of commitment and qualification of researchers, besides the low relevance of the research developed. These results are important for the identification of the main obstacles of research in Brazil, allowing new reflections for the advancement of the National System of Science, Technology and Innovation (SNCTI).Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18716410.1590/S1678-4634202046221628 Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-21Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-21Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-211678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187164/172940https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187164/172938https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187164/172939Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Souza, Donizeti Leandro deZambalde, André Luiz Mesquita, Daniel Leite Souza, Thais Assis de Silva, Nanielle Lourena Campos da2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187164Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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