Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/189952 |
Resumo: | Este estudo analisa literatura sobre governança escolar editada em periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificadas com o indicativo da qualidade ‘A1’. Enquadra-se na sociologia das organizações educativas e tem natureza exploratória, aproximando-se da forma de meta-análise. Oferece uma análise objetiva da literatura científica produzida sobre este tópico. Esta análise caracteriza a literatura editada em português, de autores lusófonos e não lusófonos, quanto aos objetivos científicos, à natureza e orientação teórica, à composição dos quadros teóricos de análise, bem como à estratégia de investigação. Para construir sentido analítico sobre as conclusões e propor uma explicação sociológica, foram usados os conceitos de reificação, afinidade eletiva, neutralidade axiológica e habitus científico. Este artigo tem impactos teóricos, na medida em que sublinha a natureza reducionista da investigação realizada, e práticos, na medida em que propõe reconceptualização do objeto empírico. A análise produzida permite caracterizar esta literatura como sendo ambivalente, porque é conservadora nos processos científicos e crítica no objeto científico, não filiável em paradigmas de análise científica, orientada mais para a dedução teórica do que para a indução empírica, privilegia o nível macro face aos níveis meso e micro, adota métodos de pesquisa empírica insuficientemente controlados, revela tendência teórica reificadora, é afetada por afinidades eletivas e desafia a neutralidade axiológica. Por fim, questiona-se a importância e utilidade da ciência para a compreensão e transformação da governança educacional. |
id |
USP-11_d6b1586b3b9bcae2224ba4cfd837b14c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/189952 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trendsInvestigação científica da governança da educação: tendências empíricas e teóricasGerencialismoGovernançaMétodoReducionismo teóricoGovernanceManagerialismResearch strategyTheoretical reductionismEste estudo analisa literatura sobre governança escolar editada em periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificadas com o indicativo da qualidade ‘A1’. Enquadra-se na sociologia das organizações educativas e tem natureza exploratória, aproximando-se da forma de meta-análise. Oferece uma análise objetiva da literatura científica produzida sobre este tópico. Esta análise caracteriza a literatura editada em português, de autores lusófonos e não lusófonos, quanto aos objetivos científicos, à natureza e orientação teórica, à composição dos quadros teóricos de análise, bem como à estratégia de investigação. Para construir sentido analítico sobre as conclusões e propor uma explicação sociológica, foram usados os conceitos de reificação, afinidade eletiva, neutralidade axiológica e habitus científico. Este artigo tem impactos teóricos, na medida em que sublinha a natureza reducionista da investigação realizada, e práticos, na medida em que propõe reconceptualização do objeto empírico. A análise produzida permite caracterizar esta literatura como sendo ambivalente, porque é conservadora nos processos científicos e crítica no objeto científico, não filiável em paradigmas de análise científica, orientada mais para a dedução teórica do que para a indução empírica, privilegia o nível macro face aos níveis meso e micro, adota métodos de pesquisa empírica insuficientemente controlados, revela tendência teórica reificadora, é afetada por afinidades eletivas e desafia a neutralidade axiológica. Por fim, questiona-se a importância e utilidade da ciência para a compreensão e transformação da governança educacional.This study analyses literature concerned with school governance published in the last two decades in journals classified as ‘A1’ by CAPES (a Brazilian public organisation in charge of the coordination for the improvement of higher education personnel). The study is based on the sociology of organisations and performs an exploratory approach, with a proximity with meta-analysis. It analyses the literature edited in Portuguese and focuses on several scientific dimensions (scientific goals, research nature, theoretical frameworks and research strategy). The research method is qualitative by nature, and it involves secondary sources (papers). The papers are the corpus and were selected according to the random systematic sampling technique. The theoretical framework involves several concepts: reification, axiological neutrality, and scientific habitus; furthermore, it proposes the ‘militant science’ concept to typify the analysed science that integrates the empirical corpus. The main findings show some critical findings related to the scientific literature taken as a research object: it is ambivalent, not based on theoretical frameworks, prioritizes theoretical deduction rather than empirical induction, as well as macro-level rather than meso- and micro-levels of analysis; uses scientific methods insufficiently controlled, tends to reification approaches; it is affected by elective affinities and devalues the axiological neutrality.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18995210.1590/S1678-4634202147231372Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e231372Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e231372Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2313721678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/189952/175335https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/189952/175336Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Ivo Costa, Maria José2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/189952Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends Investigação científica da governança da educação: tendências empíricas e teóricas |
title |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends |
spellingShingle |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends Domingues, Ivo Gerencialismo Governança Método Reducionismo teórico Governance Managerialism Research strategy Theoretical reductionism |
title_short |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends |
title_full |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends |
title_fullStr |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends |
title_full_unstemmed |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends |
title_sort |
Scientific investigation of education governance: empirical and theoretical trends |
author |
Domingues, Ivo |
author_facet |
Domingues, Ivo Costa, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Ivo Costa, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerencialismo Governança Método Reducionismo teórico Governance Managerialism Research strategy Theoretical reductionism |
topic |
Gerencialismo Governança Método Reducionismo teórico Governance Managerialism Research strategy Theoretical reductionism |
description |
Este estudo analisa literatura sobre governança escolar editada em periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificadas com o indicativo da qualidade ‘A1’. Enquadra-se na sociologia das organizações educativas e tem natureza exploratória, aproximando-se da forma de meta-análise. Oferece uma análise objetiva da literatura científica produzida sobre este tópico. Esta análise caracteriza a literatura editada em português, de autores lusófonos e não lusófonos, quanto aos objetivos científicos, à natureza e orientação teórica, à composição dos quadros teóricos de análise, bem como à estratégia de investigação. Para construir sentido analítico sobre as conclusões e propor uma explicação sociológica, foram usados os conceitos de reificação, afinidade eletiva, neutralidade axiológica e habitus científico. Este artigo tem impactos teóricos, na medida em que sublinha a natureza reducionista da investigação realizada, e práticos, na medida em que propõe reconceptualização do objeto empírico. A análise produzida permite caracterizar esta literatura como sendo ambivalente, porque é conservadora nos processos científicos e crítica no objeto científico, não filiável em paradigmas de análise científica, orientada mais para a dedução teórica do que para a indução empírica, privilegia o nível macro face aos níveis meso e micro, adota métodos de pesquisa empírica insuficientemente controlados, revela tendência teórica reificadora, é afetada por afinidades eletivas e desafia a neutralidade axiológica. Por fim, questiona-se a importância e utilidade da ciência para a compreensão e transformação da governança educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/189952 10.1590/S1678-4634202147231372 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/189952 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202147231372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/189952/175335 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/189952/175336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e231372 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e231372 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e231372 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814382247936 |