Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castioni, Remi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Adriana Almeida Sales de, Afonso, Maria da Conceição Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173
Resumo: Este trabalho discute a possível correspondência entre a produção do conhecimento no âmbito dos programas de pós-graduação em educação e sua contribuição para a melhoria da Educação Básica no Brasil, por meio do estímulo à pesquisa realizada pelas agências de fomento, em particular o CNPq – por intermédio da Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ). Buscou ainda comparar o processo de concessão de apoio a projetos individuais de pesquisa no Brasil e possíveis simetrias com projetos apoiados pela União Europeia. Todas essas ações visam a demonstrar como a área de Educação tem se posicionado no âmbito da produção científica do Brasil, em termos de números absolutos e categorização temática, e como todos esses fatores podem influenciar, ou já o fazem, no processo de melhoria da Educação Básica. Os dados foram coletados a partir dos ambientes, site de Investimentos do CNPq em C&T, da Plataforma Lattes e da avaliação da CAPES. Após a coleta de dados foi feita a categorização dos projetos. Dentre os resultados observa-se uma concentração dos que recebem Bolsas PQ, assim como da produção científica dos bolsistas PQ, nas regiões Sudeste e Sul. Com relação à tentativa inicial de categorizar os projetos de pesquisa da área de Educação do CNPq relacionando-os com as Bolsas PQ, observou-se grande valorização dos temas que dão continuidade aos aspectos conceituais das dissertações e teses de seus pesquisadores e das orientações que conduzem. No contexto da Educação Básica, houve grande abrangência temática de assuntos, que vão desde a docência até comparativos internacionais.
id USP-11_d87f2fc89d08401b4f268cfe8630dc98
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187173
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação BásicaCNPq’s productivity scholarship in the area of Education: an analysis focusing on Basic EducationHigher EducationProductivity in Research Scholarship (PQ)Basic EducationEducação SuperiorBolsa Produtividade em Pesquisa (PQ)Educação BásicaEste trabalho discute a possível correspondência entre a produção do conhecimento no âmbito dos programas de pós-graduação em educação e sua contribuição para a melhoria da Educação Básica no Brasil, por meio do estímulo à pesquisa realizada pelas agências de fomento, em particular o CNPq – por intermédio da Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ). Buscou ainda comparar o processo de concessão de apoio a projetos individuais de pesquisa no Brasil e possíveis simetrias com projetos apoiados pela União Europeia. Todas essas ações visam a demonstrar como a área de Educação tem se posicionado no âmbito da produção científica do Brasil, em termos de números absolutos e categorização temática, e como todos esses fatores podem influenciar, ou já o fazem, no processo de melhoria da Educação Básica. Os dados foram coletados a partir dos ambientes, site de Investimentos do CNPq em C&T, da Plataforma Lattes e da avaliação da CAPES. Após a coleta de dados foi feita a categorização dos projetos. Dentre os resultados observa-se uma concentração dos que recebem Bolsas PQ, assim como da produção científica dos bolsistas PQ, nas regiões Sudeste e Sul. Com relação à tentativa inicial de categorizar os projetos de pesquisa da área de Educação do CNPq relacionando-os com as Bolsas PQ, observou-se grande valorização dos temas que dão continuidade aos aspectos conceituais das dissertações e teses de seus pesquisadores e das orientações que conduzem. No contexto da Educação Básica, houve grande abrangência temática de assuntos, que vão desde a docência até comparativos internacionais.The present work discusses the possible correspondence between the production of knowledge in the scope of programs of graduation in Education and their contribution for the improvement of Basic Education in Brazil, through the stimulation to research made by promotion agencies, particularly the CNPq – through the Productivity in Research Scholarship (PQ). It also aimed to compare the process of granting support to individual projects in Brazil and possible symmetries with projects supported by the European Union. All these actions aim to demonstrate how the area of Education has positioned itself in the context of Brazil’s scientific production, in terms of absolute numbers and thematic categorization, and how all these factors can influence, or already do, in the process of improving Basic Education. The data was collected from CNPq’s C&T Investments’ site, from Lattes Platform and from CAPES’ evaluation. After collecting the data it was made a categorization of the projects. Among the results can be observed a concentration of those who receive PQ Scholarships, and also the PQ scholarship holders’ scientific production, in the regions Southeast and South. Regarding the initial attempt to categorize CNPq’s research projects in the area of education relating them to the PQ Scholarships, it was observed a great valorization of themes that continue the conceptual aspects of dissertations and thesis of their researchers and the orientations that conduct them. In the context of Basic Education, there was great thematic coverage of subjects that range from teaching to international comparisons.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18717310.1590/S1678-4634202046221210 Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-181678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173/172954https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173/172955https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173/172953Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastioni, Remi Melo, Adriana Almeida Sales de Afonso, Maria da Conceição Lima2021-06-14T21:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/187173Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-14T21:56:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
CNPq’s productivity scholarship in the area of Education: an analysis focusing on Basic Education
title Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
spellingShingle Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
Castioni, Remi
Higher Education
Productivity in Research Scholarship (PQ)
Basic Education
Educação Superior
Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ)
Educação Básica
title_short Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
title_full Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
title_fullStr Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
title_full_unstemmed Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
title_sort Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica
author Castioni, Remi
author_facet Castioni, Remi
Melo, Adriana Almeida Sales de
Afonso, Maria da Conceição Lima
author_role author
author2 Melo, Adriana Almeida Sales de
Afonso, Maria da Conceição Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castioni, Remi
Melo, Adriana Almeida Sales de
Afonso, Maria da Conceição Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Higher Education
Productivity in Research Scholarship (PQ)
Basic Education
Educação Superior
Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ)
Educação Básica
topic Higher Education
Productivity in Research Scholarship (PQ)
Basic Education
Educação Superior
Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ)
Educação Básica
description Este trabalho discute a possível correspondência entre a produção do conhecimento no âmbito dos programas de pós-graduação em educação e sua contribuição para a melhoria da Educação Básica no Brasil, por meio do estímulo à pesquisa realizada pelas agências de fomento, em particular o CNPq – por intermédio da Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ). Buscou ainda comparar o processo de concessão de apoio a projetos individuais de pesquisa no Brasil e possíveis simetrias com projetos apoiados pela União Europeia. Todas essas ações visam a demonstrar como a área de Educação tem se posicionado no âmbito da produção científica do Brasil, em termos de números absolutos e categorização temática, e como todos esses fatores podem influenciar, ou já o fazem, no processo de melhoria da Educação Básica. Os dados foram coletados a partir dos ambientes, site de Investimentos do CNPq em C&T, da Plataforma Lattes e da avaliação da CAPES. Após a coleta de dados foi feita a categorização dos projetos. Dentre os resultados observa-se uma concentração dos que recebem Bolsas PQ, assim como da produção científica dos bolsistas PQ, nas regiões Sudeste e Sul. Com relação à tentativa inicial de categorizar os projetos de pesquisa da área de Educação do CNPq relacionando-os com as Bolsas PQ, observou-se grande valorização dos temas que dão continuidade aos aspectos conceituais das dissertações e teses de seus pesquisadores e das orientações que conduzem. No contexto da Educação Básica, houve grande abrangência temática de assuntos, que vão desde a docência até comparativos internacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173
10.1590/S1678-4634202046221210
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202046221210
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173/172954
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173/172955
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/187173/172953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 46 (2020); 1-18
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18
Educação e Pesquisa; Vol. 46 (2020); 1-18
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814299410432