Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Sérgio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Rita de Cássia de, Melo, Carolina Silva Bandeira de, Cruz, Beatriz Monteiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no início de 2022, com 186 estudantes que ingressaram no ensino superior durante o período remoto, ou seja, 2020 e 2021, em uma universidade federal e em uma faculdade particular, ambas do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada de maneira remota com o envio de um formulário por e-mail e a realização de uma roda de conversa online com duas estudantes. O questionário continha perguntas sobre o perfil dos estudantes, suas experiências no ensino remoto e o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido – QVA-r que tem por objetivo investigar as vivências e a adaptação de estudantes ao ensino superior. Os dados mostraram que as relações interpessoais dos estudantes foram afetadas pelo ensino remoto e a dimensão pessoal, medida pelo QVA-r e relacionada com a saúde mental e bem-estar, estava bastante prejudicada, o que pode ser um efeito do distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Por outro lado, surpreendeu o quanto os estudantes e as próprias instituições de ensino criaram meios de aproximação, tanto intra quanto extraclasse, utilizando as tecnologias de informação e comunicação para criar conexões, mesmo à distância. Os resultados mostram, ainda, que os estudantes consideravam que a aprendizagem tinha sido prejudicada pelo ensino remoto e que, apesar de suas facilidades e comodidade, estavam ansiosos por uma melhor aprendizagem com o retorno das aulas presenciais.
id USP-11_d8c35d24a353aca7920c038ad93ac837
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/214664
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas GeraisA adaptação de estudantes que chegaram à educação superior em Minas Gerais durante o ensino remotoEnsino superiorPrimeiro anoQVA-rEducaçãoPandemiaHigher educationFreshman YearQVA-rEducationPandemicEste artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no início de 2022, com 186 estudantes que ingressaram no ensino superior durante o período remoto, ou seja, 2020 e 2021, em uma universidade federal e em uma faculdade particular, ambas do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada de maneira remota com o envio de um formulário por e-mail e a realização de uma roda de conversa online com duas estudantes. O questionário continha perguntas sobre o perfil dos estudantes, suas experiências no ensino remoto e o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido – QVA-r que tem por objetivo investigar as vivências e a adaptação de estudantes ao ensino superior. Os dados mostraram que as relações interpessoais dos estudantes foram afetadas pelo ensino remoto e a dimensão pessoal, medida pelo QVA-r e relacionada com a saúde mental e bem-estar, estava bastante prejudicada, o que pode ser um efeito do distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Por outro lado, surpreendeu o quanto os estudantes e as próprias instituições de ensino criaram meios de aproximação, tanto intra quanto extraclasse, utilizando as tecnologias de informação e comunicação para criar conexões, mesmo à distância. Os resultados mostram, ainda, que os estudantes consideravam que a aprendizagem tinha sido prejudicada pelo ensino remoto e que, apesar de suas facilidades e comodidade, estavam ansiosos por uma melhor aprendizagem com o retorno das aulas presenciais.This article presents a study performed in early 2022 with 186 students who started higher education at a federal university and in a private college – both in the countryside of Minas Gerais – during the remote teaching period, that is, 2020 and 2021. The research was carried out remotely by emailing a form to all participants and having an online discussion with two of them. The questionnaire consisted of questions about the students’ profile, their experiences during remote teaching, as well as of the reduced version of the Academic Experience Questionnaire – QVA-r, which aims to investigate the students’ experiences and adaptation to higher education. The data showed that students’ interpersonal relationships were affected by remote teaching. As for the personal dimension, measured by the QVA-R and related to mental health and wellbeing, it was severely impaired, which can be an effect of social distancing caused by the Covid-19 pandemic. On the other hand, it was surprising to observe how students and the educational institutions themselves developed ways of becoming close - not only in class but also extra-classroom - by using information and communication technologies to have relationships, even from a distance. The results also show that students considered that their learning had been negatively affected by remote teaching, and that, despite it being easy and convenient, they were eager for better learning with the return of face-to-face classes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21466410.1590/S1678-4634202349266765porEducação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e266765Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e266765Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2667651678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664/196911https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664/196910https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664/196909Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Sérgio Souza, Rita de Cássia de Melo, Carolina Silva Bandeira de Cruz, Beatriz Monteiro da 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/214664Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
A adaptação de estudantes que chegaram à educação superior em Minas Gerais durante o ensino remoto
title Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
spellingShingle Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
Domingues, Sérgio
Ensino superior
Primeiro ano
QVA-r
Educação
Pandemia
Higher education
Freshman Year
QVA-r
Education
Pandemic
title_short Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
title_full Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
title_fullStr Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
title_full_unstemmed Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
title_sort Adaptation of students who started higher education during remote teaching in Minas Gerais
author Domingues, Sérgio
author_facet Domingues, Sérgio
Souza, Rita de Cássia de
Melo, Carolina Silva Bandeira de
Cruz, Beatriz Monteiro da
author_role author
author2 Souza, Rita de Cássia de
Melo, Carolina Silva Bandeira de
Cruz, Beatriz Monteiro da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Sérgio
Souza, Rita de Cássia de
Melo, Carolina Silva Bandeira de
Cruz, Beatriz Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Primeiro ano
QVA-r
Educação
Pandemia
Higher education
Freshman Year
QVA-r
Education
Pandemic
topic Ensino superior
Primeiro ano
QVA-r
Educação
Pandemia
Higher education
Freshman Year
QVA-r
Education
Pandemic
description Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no início de 2022, com 186 estudantes que ingressaram no ensino superior durante o período remoto, ou seja, 2020 e 2021, em uma universidade federal e em uma faculdade particular, ambas do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada de maneira remota com o envio de um formulário por e-mail e a realização de uma roda de conversa online com duas estudantes. O questionário continha perguntas sobre o perfil dos estudantes, suas experiências no ensino remoto e o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido – QVA-r que tem por objetivo investigar as vivências e a adaptação de estudantes ao ensino superior. Os dados mostraram que as relações interpessoais dos estudantes foram afetadas pelo ensino remoto e a dimensão pessoal, medida pelo QVA-r e relacionada com a saúde mental e bem-estar, estava bastante prejudicada, o que pode ser um efeito do distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Por outro lado, surpreendeu o quanto os estudantes e as próprias instituições de ensino criaram meios de aproximação, tanto intra quanto extraclasse, utilizando as tecnologias de informação e comunicação para criar conexões, mesmo à distância. Os resultados mostram, ainda, que os estudantes consideravam que a aprendizagem tinha sido prejudicada pelo ensino remoto e que, apesar de suas facilidades e comodidade, estavam ansiosos por uma melhor aprendizagem com o retorno das aulas presenciais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664
10.1590/S1678-4634202349266765por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349266765por
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664/196911
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664/196910
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/214664/196909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e266765
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e266765
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e266765
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485579567104