Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alanda Maria Ferro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Sheyla C. S., Bittencourt, Ig Ibert, Félix, Amarillys
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800
Resumo: A teoria do fluxo deriva da psicologia positiva e busca explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo proporciona ao sujeito alta concentração e controle na realização de determinada tarefa, certo relaxamento, controle sobre a ansiedade e satisfação, oriunda do estado ótimo de consciência experienciado ao atingir o objetivo proposto pela atividade realizada. Desta forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a teoria do fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Efetuou-se uma busca por produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 260 estudos, dos quais somente cinco atenderam aos critérios de inclusão, a saber, apresentar a teoria do fluxo como tema principal, atrelada à educação e ser um estudo realizado em contexto brasileiro. A partir dos artigos selecionados, foi possível identificar que, no Brasil, a teoria do fluxo vem sendo utilizada no ensino de música, de educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação, a participação e o engajamento dos professores e alunos nos ambientes de ensino e aprendizagem. Apesar disso, o cenário de publicações nessa área ainda é pequeno.
id USP-11_d8d17765772c5cd780f26cf715c38dcc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198800
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literaturaFlow theoryLearningEducationPsychologyTeoria do fluxoAprendizagemEducaçãoPsicologiaA teoria do fluxo deriva da psicologia positiva e busca explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo proporciona ao sujeito alta concentração e controle na realização de determinada tarefa, certo relaxamento, controle sobre a ansiedade e satisfação, oriunda do estado ótimo de consciência experienciado ao atingir o objetivo proposto pela atividade realizada. Desta forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a teoria do fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Efetuou-se uma busca por produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 260 estudos, dos quais somente cinco atenderam aos critérios de inclusão, a saber, apresentar a teoria do fluxo como tema principal, atrelada à educação e ser um estudo realizado em contexto brasileiro. A partir dos artigos selecionados, foi possível identificar que, no Brasil, a teoria do fluxo vem sendo utilizada no ensino de música, de educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação, a participação e o engajamento dos professores e alunos nos ambientes de ensino e aprendizagem. Apesar disso, o cenário de publicações nessa área ainda é pequeno.Flow theory derives from Positive Psychology and addresses an individual’s optimal state of conscience Flow state provides the individual high concentration, relaxation, control over anxiety, and satisfaction while performing a certain task, originating from the optimal state of conscience that is experienced when achieving the proposed objective. Thus, this study aims to conduct a systematic literature review to understand how flow theory is being used in the context of education and learning in Brazil. We conducted a search for publications in the databases SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, BDTD, and the Capes platform. Two hundred and sixty studies were found, however, only 5 met the inclusion criteria of this study, that is, to present flow theory as the main theme, to be linked to education, and to be a study conducted in Brazil. From the selected articles, it was possible to identify that, in Brazil, flow theory is being used within music, physical education, language and computer engineering teaching. Thus, aiding the motivational process, promoting cooperation, participation and engagement of teachers and students in teaching and learning environments. Despite this, the scenario of publications in this field is still reduced.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19880010.1590/S1678-4634202248237870porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e PesquisaEducação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e PesquisaEducação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa1678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800/182915https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800/182914https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800/182913Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Alanda Maria Ferro Fernandes, Sheyla C. S. Bittencourt, Ig Ibert Félix, Amarillys 2022-06-09T22:34:24Zoai:revistas.usp.br:article/198800Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-06-09T22:34:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
title Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
Pereira, Alanda Maria Ferro
Flow theory
Learning
Education
Psychology
Teoria do fluxo
Aprendizagem
Educação
Psicologia
title_short Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
title_full Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
title_sort Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura
author Pereira, Alanda Maria Ferro
author_facet Pereira, Alanda Maria Ferro
Fernandes, Sheyla C. S.
Bittencourt, Ig Ibert
Félix, Amarillys
author_role author
author2 Fernandes, Sheyla C. S.
Bittencourt, Ig Ibert
Félix, Amarillys
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alanda Maria Ferro
Fernandes, Sheyla C. S.
Bittencourt, Ig Ibert
Félix, Amarillys
dc.subject.por.fl_str_mv Flow theory
Learning
Education
Psychology
Teoria do fluxo
Aprendizagem
Educação
Psicologia
topic Flow theory
Learning
Education
Psychology
Teoria do fluxo
Aprendizagem
Educação
Psicologia
description A teoria do fluxo deriva da psicologia positiva e busca explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo proporciona ao sujeito alta concentração e controle na realização de determinada tarefa, certo relaxamento, controle sobre a ansiedade e satisfação, oriunda do estado ótimo de consciência experienciado ao atingir o objetivo proposto pela atividade realizada. Desta forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a teoria do fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Efetuou-se uma busca por produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 260 estudos, dos quais somente cinco atenderam aos critérios de inclusão, a saber, apresentar a teoria do fluxo como tema principal, atrelada à educação e ser um estudo realizado em contexto brasileiro. A partir dos artigos selecionados, foi possível identificar que, no Brasil, a teoria do fluxo vem sendo utilizada no ensino de música, de educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação, a participação e o engajamento dos professores e alunos nos ambientes de ensino e aprendizagem. Apesar disso, o cenário de publicações nessa área ainda é pequeno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800
10.1590/S1678-4634202248237870por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248237870por
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800/182915
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800/182914
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198800/182913
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814884515840