Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetti, Adroaldo Guimarães
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Albuquerque, Almir dos Santos, Silva Filho, Vasco Pinto da, Todesco, José Leomar, Gauthier, Fernando Álvaro Ostuni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28181
Resumo: A comunicação é essencial nas atividades do mundo globalizado, onde conhecimento e tecnologia são a chave do progresso. Dominar outros idiomas nesse cenário é vital para a sustentação das pessoas no exercício de suas atividades. O sistema de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, tanto nas escolas públicas quanto em parte das escolas particulares, não oferece condições para que as pessoas adquiram conhecimentos sólidos de língua estrangeira, conforme suas potencialidades e disponibilidades de tempo, sem prejuízo de outras atividades que exerçam no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta de autoria multimídia para ensino de língua estrangeira, disponível continuamente na Internet, que possa ser acessada de qualquer local e a qualquer momento. A ferramenta será construída baseada em arquitetura multiagente, constituindo um ambiente compartilhado semelhante à cooperação entre pessoas, cumprindo eficazmente a tarefa de ensino. Os idiomas, inicialmente inglês e francês, constarão de três módulos: básico, intermediário e avançado. Após ser disponibilizada na Web, a ferramenta será validada com base na crítica dos usuários por cerca de seis a doze meses e será avaliada periodicamente pelos gestores do programa. A ferramenta propiciará o acesso ao aprendizado eficaz de idiomas estrangeiros a quaisquer interessados, de acordo com suas potencialidades, seus interesses e tempo disponível.
id USP-11_dc20af59aac8b46d7e3def2daf1806f6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28181
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment Ferramenta de autoria multimídia para ensino de língua estrangeira em ambiente multiagente Ferramenta de autoria multimídiaAmbiente de ensino e aprendizagemLíngua estrangeira multimídiaArquitetura multiagenteMultimedia authorship toolTeaching and learning environmentMultimedia foreign languageMulti-agent architecture A comunicação é essencial nas atividades do mundo globalizado, onde conhecimento e tecnologia são a chave do progresso. Dominar outros idiomas nesse cenário é vital para a sustentação das pessoas no exercício de suas atividades. O sistema de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, tanto nas escolas públicas quanto em parte das escolas particulares, não oferece condições para que as pessoas adquiram conhecimentos sólidos de língua estrangeira, conforme suas potencialidades e disponibilidades de tempo, sem prejuízo de outras atividades que exerçam no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta de autoria multimídia para ensino de língua estrangeira, disponível continuamente na Internet, que possa ser acessada de qualquer local e a qualquer momento. A ferramenta será construída baseada em arquitetura multiagente, constituindo um ambiente compartilhado semelhante à cooperação entre pessoas, cumprindo eficazmente a tarefa de ensino. Os idiomas, inicialmente inglês e francês, constarão de três módulos: básico, intermediário e avançado. Após ser disponibilizada na Web, a ferramenta será validada com base na crítica dos usuários por cerca de seis a doze meses e será avaliada periodicamente pelos gestores do programa. A ferramenta propiciará o acesso ao aprendizado eficaz de idiomas estrangeiros a quaisquer interessados, de acordo com suas potencialidades, seus interesses e tempo disponível. Communication is essential in the activities of a globalized world in which knowledge and technology are the keys to progress. In this scenario, having command of other languages is a vital support for people in their activities. The system for teaching foreign languages in Brazil, both in public schools and in part of the private institutions, fails to offer the basic conditions for people to acquire solid knowledge of a foreign language, according to their potential and time availability, and without affecting the other activities they develop in their daily lives. The objective of the present paper is to introduce a multimedia authorship tool for the teaching of a foreign language, which is continually available on the Internet and therefore accessible from any place at any time. The toll will be built based on a multi-agent architecture constituting a shared environment similar to people's cooperation, fulfilling effectively the task of teaching. The languages, initially English and French, will comprise three modules: basic, intermediate and advanced. After being available on the Web, the tool will be validated by user criticism during a period from six to twelve months, and will be periodically assessed by the managers of the program. The tool will afford access to effective learning of foreign languages to anyone interested, according to their potentiality, interests, and time available. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2818110.1590/S1517-97022009000100006Educação e Pesquisa; v. 35 n. 1 (2009); 81-97Educação e Pesquisa; Vol. 35 No. 1 (2009); 81-97Educação e Pesquisa; Vol. 35 Núm. 1 (2009); 81-971678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28181/29994Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRossetti, Adroaldo GuimarãesAlbuquerque, Almir dos SantosSilva Filho, Vasco Pinto daTodesco, José LeomarGauthier, Fernando Álvaro Ostuni2014-10-24T15:46:46Zoai:revistas.usp.br:article/28181Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:46:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
Ferramenta de autoria multimídia para ensino de língua estrangeira em ambiente multiagente
title Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
spellingShingle Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
Rossetti, Adroaldo Guimarães
Ferramenta de autoria multimídia
Ambiente de ensino e aprendizagem
Língua estrangeira multimídia
Arquitetura multiagente
Multimedia authorship tool
Teaching and learning environment
Multimedia foreign language
Multi-agent architecture
title_short Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
title_full Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
title_fullStr Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
title_full_unstemmed Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
title_sort Multimedia authorship tool for the teaching of foreign languages in a multi-agent environment
author Rossetti, Adroaldo Guimarães
author_facet Rossetti, Adroaldo Guimarães
Albuquerque, Almir dos Santos
Silva Filho, Vasco Pinto da
Todesco, José Leomar
Gauthier, Fernando Álvaro Ostuni
author_role author
author2 Albuquerque, Almir dos Santos
Silva Filho, Vasco Pinto da
Todesco, José Leomar
Gauthier, Fernando Álvaro Ostuni
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetti, Adroaldo Guimarães
Albuquerque, Almir dos Santos
Silva Filho, Vasco Pinto da
Todesco, José Leomar
Gauthier, Fernando Álvaro Ostuni
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta de autoria multimídia
Ambiente de ensino e aprendizagem
Língua estrangeira multimídia
Arquitetura multiagente
Multimedia authorship tool
Teaching and learning environment
Multimedia foreign language
Multi-agent architecture
topic Ferramenta de autoria multimídia
Ambiente de ensino e aprendizagem
Língua estrangeira multimídia
Arquitetura multiagente
Multimedia authorship tool
Teaching and learning environment
Multimedia foreign language
Multi-agent architecture
description A comunicação é essencial nas atividades do mundo globalizado, onde conhecimento e tecnologia são a chave do progresso. Dominar outros idiomas nesse cenário é vital para a sustentação das pessoas no exercício de suas atividades. O sistema de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, tanto nas escolas públicas quanto em parte das escolas particulares, não oferece condições para que as pessoas adquiram conhecimentos sólidos de língua estrangeira, conforme suas potencialidades e disponibilidades de tempo, sem prejuízo de outras atividades que exerçam no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta de autoria multimídia para ensino de língua estrangeira, disponível continuamente na Internet, que possa ser acessada de qualquer local e a qualquer momento. A ferramenta será construída baseada em arquitetura multiagente, constituindo um ambiente compartilhado semelhante à cooperação entre pessoas, cumprindo eficazmente a tarefa de ensino. Os idiomas, inicialmente inglês e francês, constarão de três módulos: básico, intermediário e avançado. Após ser disponibilizada na Web, a ferramenta será validada com base na crítica dos usuários por cerca de seis a doze meses e será avaliada periodicamente pelos gestores do programa. A ferramenta propiciará o acesso ao aprendizado eficaz de idiomas estrangeiros a quaisquer interessados, de acordo com suas potencialidades, seus interesses e tempo disponível.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28181
10.1590/S1517-97022009000100006
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28181
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022009000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28181/29994
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 35 n. 1 (2009); 81-97
Educação e Pesquisa; Vol. 35 No. 1 (2009); 81-97
Educação e Pesquisa; Vol. 35 Núm. 1 (2009); 81-97
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713808171532288