Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gisloti, Laura Jane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Dalva Melo dos, Santos, Cíntia Melo dos, Silva, Sandra Procópio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186952
Resumo: O presente estudo teve por objetivo reunir antecedentes, motivações e percepções das futuras professoras formadas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a partir do ingresso no curso. A partir de instrumentos de pesquisa misto de caráter quantitativo e qualitativo (questionário estruturado com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada) e da análise de conteúdo dos discursos obtidos, discutimos e refletimos a respeito de duas dimensões fundamentais: o perfil das mulheres estudantes que buscam a Educação do Campo e a percepção delas a respeito do impacto em suas vidas após o ingresso na universidade. O perfil das mulheres é de idade inferior a 28 anos, moradoras do campo, solteiras e sem filhos. Cursaram o ensino médio em escolas do campo e encontraram na LEDUC a possibilidade de ingresso no ensino superior devido a vários fatores, dentre eles, o método da Pedagogia da Alternância, no qual se alterna o processo de ensino-aprendizagem entre o tempo-universidade e o tempo-comunidade, possibilitando, assim, que estudem de acordo com suas condições objetivas. Tais mulheres ainda não estão inseridas profissionalmente nas escolas do campo, se identificam como estudantes, enfrentaram desafios relacionados a questões de gênero e acreditam que o curso propiciou uma mudança na relação com a vida no campo, profissional (35%), doméstica (31%) e socialmente (30%). Refletimos que a inserção dessas mulheres no curso favorece a tomada de outros papéis sociais fazendo com que se reconheçam como sujeitas atuantes na construção da Educação do Campo, na universidade e em suas comunidades, a partir da valorização de seu modo de vida e dos saberes associados, além de contribuir com a transformação da cultura patriarcal tão presente na cultura do campesinato.
id USP-11_e3f86c5386491a1eb1a967da1cd10732
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186952
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade PúblicaProfile and perceptions of future rural educators upon entering Public UniversityCamponesasEstudantesMulheres do campoPerfilPeasant womenStudentsWomen from rural areasProfileO presente estudo teve por objetivo reunir antecedentes, motivações e percepções das futuras professoras formadas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a partir do ingresso no curso. A partir de instrumentos de pesquisa misto de caráter quantitativo e qualitativo (questionário estruturado com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada) e da análise de conteúdo dos discursos obtidos, discutimos e refletimos a respeito de duas dimensões fundamentais: o perfil das mulheres estudantes que buscam a Educação do Campo e a percepção delas a respeito do impacto em suas vidas após o ingresso na universidade. O perfil das mulheres é de idade inferior a 28 anos, moradoras do campo, solteiras e sem filhos. Cursaram o ensino médio em escolas do campo e encontraram na LEDUC a possibilidade de ingresso no ensino superior devido a vários fatores, dentre eles, o método da Pedagogia da Alternância, no qual se alterna o processo de ensino-aprendizagem entre o tempo-universidade e o tempo-comunidade, possibilitando, assim, que estudem de acordo com suas condições objetivas. Tais mulheres ainda não estão inseridas profissionalmente nas escolas do campo, se identificam como estudantes, enfrentaram desafios relacionados a questões de gênero e acreditam que o curso propiciou uma mudança na relação com a vida no campo, profissional (35%), doméstica (31%) e socialmente (30%). Refletimos que a inserção dessas mulheres no curso favorece a tomada de outros papéis sociais fazendo com que se reconheçam como sujeitas atuantes na construção da Educação do Campo, na universidade e em suas comunidades, a partir da valorização de seu modo de vida e dos saberes associados, além de contribuir com a transformação da cultura patriarcal tão presente na cultura do campesinato.The objective of this study is to gather antecedents, motivations and perceptions of teachers who will study and attain their bachelor’s degree in Rural Education (LEDUC) at the Federal University of Grande Dourados (UFGD). From research instruments of mixed quantitative and qualitative character (a questionnaire structured with open and closed questions and a semi-structured interview) and the analysis of the content of two speeches obtained, we discuss and analyze them in the context of two fundamental dimensions: the profile of women students who are looking to take Rural Education and their perception when it comes to its impact on their lives after they had been admitted to the university. The women´s profile of women shows they are under 28 years old, rural residents, single and childless. They attended high school in rural schools and found in LEDUC the possibility of entering higher education due to several factors, including the Alternation Pedagogy method, in which the teaching-learning process alternates between time at the university and time at the community. This allows them to study according to their objective conditions. These women are still not professionally inserted in rural schools, they identify themselves as students, they have faced gender-related challenges and they believe the course has changed their relationships with the non-country life, professional life (35%), domestic life (31%) and social life (30%). We reaffirm that the entry of women in this course favors them to take other roles in society, making them recognize themselves as agents that help the construction of Rural Education at the university and in their communities because of their appreciation of their way of life and the associated knowledge they possess, in addition to contributing to the transformation of the patriarchal culture that is present in peasant culture.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18695210.1590/S1678-4634202147222383Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e222383Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e222383Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2223831678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186952/172541https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186952/172540Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGisloti, Laura Jane Santos, Dalva Melo dos Santos, Cíntia Melo dos Silva, Sandra Procópio da 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/186952Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
Profile and perceptions of future rural educators upon entering Public University
title Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
spellingShingle Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
Gisloti, Laura Jane
Camponesas
Estudantes
Mulheres do campo
Perfil
Peasant women
Students
Women from rural areas
Profile
title_short Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
title_full Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
title_fullStr Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
title_full_unstemmed Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
title_sort Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
author Gisloti, Laura Jane
author_facet Gisloti, Laura Jane
Santos, Dalva Melo dos
Santos, Cíntia Melo dos
Silva, Sandra Procópio da
author_role author
author2 Santos, Dalva Melo dos
Santos, Cíntia Melo dos
Silva, Sandra Procópio da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gisloti, Laura Jane
Santos, Dalva Melo dos
Santos, Cíntia Melo dos
Silva, Sandra Procópio da
dc.subject.por.fl_str_mv Camponesas
Estudantes
Mulheres do campo
Perfil
Peasant women
Students
Women from rural areas
Profile
topic Camponesas
Estudantes
Mulheres do campo
Perfil
Peasant women
Students
Women from rural areas
Profile
description O presente estudo teve por objetivo reunir antecedentes, motivações e percepções das futuras professoras formadas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a partir do ingresso no curso. A partir de instrumentos de pesquisa misto de caráter quantitativo e qualitativo (questionário estruturado com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada) e da análise de conteúdo dos discursos obtidos, discutimos e refletimos a respeito de duas dimensões fundamentais: o perfil das mulheres estudantes que buscam a Educação do Campo e a percepção delas a respeito do impacto em suas vidas após o ingresso na universidade. O perfil das mulheres é de idade inferior a 28 anos, moradoras do campo, solteiras e sem filhos. Cursaram o ensino médio em escolas do campo e encontraram na LEDUC a possibilidade de ingresso no ensino superior devido a vários fatores, dentre eles, o método da Pedagogia da Alternância, no qual se alterna o processo de ensino-aprendizagem entre o tempo-universidade e o tempo-comunidade, possibilitando, assim, que estudem de acordo com suas condições objetivas. Tais mulheres ainda não estão inseridas profissionalmente nas escolas do campo, se identificam como estudantes, enfrentaram desafios relacionados a questões de gênero e acreditam que o curso propiciou uma mudança na relação com a vida no campo, profissional (35%), doméstica (31%) e socialmente (30%). Refletimos que a inserção dessas mulheres no curso favorece a tomada de outros papéis sociais fazendo com que se reconheçam como sujeitas atuantes na construção da Educação do Campo, na universidade e em suas comunidades, a partir da valorização de seu modo de vida e dos saberes associados, além de contribuir com a transformação da cultura patriarcal tão presente na cultura do campesinato.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186952
10.1590/S1678-4634202147222383
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186952
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147222383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186952/172541
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186952/172540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e222383
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e222383
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e222383
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813751005184