Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira , Karina Sales
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Charlot, Bernard, Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759
Resumo: Este artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade.
id USP-11_e8587cb6b219eec160da10b1db644c58
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/213759
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemiaConnection with knowledge in remote classes: a research with college students in pandemic timesO sentido de estudarEstudar on-linePandemia da Covid-19SofrimentoThe meaning of studyingOnline StudyingCovid-19 pandemicSufferingEste artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade.This article aims to make evident the meanings of remote classes in the context of Covid-19 attributed by a group of college students, evidencing its difficulties, mobilizations and learnings. The participants in this research were 54 academics from the popular class, from different undergraduate courses who study at a private institution of higher education located in an up-country city in the state of Bahia. Knowing this, we conducted the research anchored in the theory of the relationship with knowledge and the concepts of mobilization, meaning and pleasure; we also relied on qualitative research with a phenomenological approach. Therefore, we developed a data collection with the use of two instruments: a questionnaire and a knowledge balance. This balance of knowledge is an instrument of data production that consists in preparing a written record based on questions presented by the researcher. Under this light, for data collection, we sought to know the mobilizations in continuing to study remotely during the pandemic, the understanding of the meaning of online studying, its value for the students participating in this research and the sufferings experienced by them in this period contextualized by the Covid-19. We concluded that the mobilization to continue studying comes from the desire of not dropping out of the course, as they still see the university as an opportunity to achieve a prosperous future. Likewise, more than half of students have adapted well to the new model (55 percent), however, 81 percent still prefer an in person experience. They are, in their majority, students who suffer from social distancing and psychological disorders, especially anxiety.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21375910.1590/S1678-4634202349265924Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2659241678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195920https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195919Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira , Karina SalesCharlot, Bernard Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/213759Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
Connection with knowledge in remote classes: a research with college students in pandemic times
title Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
spellingShingle Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
Vieira , Karina Sales
O sentido de estudar
Estudar on-line
Pandemia da Covid-19
Sofrimento
The meaning of studying
Online Studying
Covid-19 pandemic
Suffering
title_short Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
title_full Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
title_fullStr Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
title_sort Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
author Vieira , Karina Sales
author_facet Vieira , Karina Sales
Charlot, Bernard
Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
author_role author
author2 Charlot, Bernard
Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira , Karina Sales
Charlot, Bernard
Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv O sentido de estudar
Estudar on-line
Pandemia da Covid-19
Sofrimento
The meaning of studying
Online Studying
Covid-19 pandemic
Suffering
topic O sentido de estudar
Estudar on-line
Pandemia da Covid-19
Sofrimento
The meaning of studying
Online Studying
Covid-19 pandemic
Suffering
description Este artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759
10.1590/S1678-4634202349265924
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349265924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195920
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195919
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485511409664