Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759 |
Resumo: | Este artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade. |
id |
USP-11_e8587cb6b219eec160da10b1db644c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/213759 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemiaConnection with knowledge in remote classes: a research with college students in pandemic timesO sentido de estudarEstudar on-linePandemia da Covid-19SofrimentoThe meaning of studyingOnline StudyingCovid-19 pandemicSufferingEste artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade.This article aims to make evident the meanings of remote classes in the context of Covid-19 attributed by a group of college students, evidencing its difficulties, mobilizations and learnings. The participants in this research were 54 academics from the popular class, from different undergraduate courses who study at a private institution of higher education located in an up-country city in the state of Bahia. Knowing this, we conducted the research anchored in the theory of the relationship with knowledge and the concepts of mobilization, meaning and pleasure; we also relied on qualitative research with a phenomenological approach. Therefore, we developed a data collection with the use of two instruments: a questionnaire and a knowledge balance. This balance of knowledge is an instrument of data production that consists in preparing a written record based on questions presented by the researcher. Under this light, for data collection, we sought to know the mobilizations in continuing to study remotely during the pandemic, the understanding of the meaning of online studying, its value for the students participating in this research and the sufferings experienced by them in this period contextualized by the Covid-19. We concluded that the mobilization to continue studying comes from the desire of not dropping out of the course, as they still see the university as an opportunity to achieve a prosperous future. Likewise, more than half of students have adapted well to the new model (55 percent), however, 81 percent still prefer an in person experience. They are, in their majority, students who suffer from social distancing and psychological disorders, especially anxiety.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21375910.1590/S1678-4634202349265924Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2659241678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195920https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195919Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira , Karina SalesCharlot, Bernard Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/213759Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia Connection with knowledge in remote classes: a research with college students in pandemic times |
title |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia Vieira , Karina Sales O sentido de estudar Estudar on-line Pandemia da Covid-19 Sofrimento The meaning of studying Online Studying Covid-19 pandemic Suffering |
title_short |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia |
title_full |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia |
title_sort |
Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia |
author |
Vieira , Karina Sales |
author_facet |
Vieira , Karina Sales Charlot, Bernard Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Charlot, Bernard Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira , Karina Sales Charlot, Bernard Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O sentido de estudar Estudar on-line Pandemia da Covid-19 Sofrimento The meaning of studying Online Studying Covid-19 pandemic Suffering |
topic |
O sentido de estudar Estudar on-line Pandemia da Covid-19 Sofrimento The meaning of studying Online Studying Covid-19 pandemic Suffering |
description |
Este artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759 10.1590/S1678-4634202349265924 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202349265924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195920 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213759/195919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924 Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924 Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e265924 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1800237485511409664 |