A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levi, Tsamiyah
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Seidl, Ernesto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211978
Resumo: Este artigo discute as estratégias de escolarização de grupos familiares culturalmente privilegiados com base na análise dos processos de escolha da escola para a prole. A pesquisa de campo foi realizada em Florianópolis/SC entre 2017 e 2019. O material mobilizado consistiu de 14 entrevistas com mães e pais que têm seus filhos matriculados em uma das sete escolas investigadas, além de oito entrevistas com professoras das instituições e a observação participante de um conjunto de 15 eventos escolares. O objetivo central foi estudar a relação entre os condicionantes sociais e culturais das famílias e as formas de escolarização dos filhos, tomando instituições Waldorf como terreno empírico. As principais conclusões apontam para a importância do capital social familiar ao longo do processo de escolha escolar, assim como de disposições compatíveis com as prescrições da Pedagogia Waldorf, com destaque a um altíssimo investimento de tempo e de energia na escolarização dos filhos e em interações com a instituição.
id USP-11_e963afe431f29ac29ab33c1f8bc5b275
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211978
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutionsUma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições WaldorfSchooling strategiesSchool choiceFamily mobilizationFamily-school relationshipsWaldorf schoolEstratégias de escolarizaçãoEscolha do estabelecimento de ensinoMobilização familiarRelação escola-famíliaEscola WaldorfEste artigo discute as estratégias de escolarização de grupos familiares culturalmente privilegiados com base na análise dos processos de escolha da escola para a prole. A pesquisa de campo foi realizada em Florianópolis/SC entre 2017 e 2019. O material mobilizado consistiu de 14 entrevistas com mães e pais que têm seus filhos matriculados em uma das sete escolas investigadas, além de oito entrevistas com professoras das instituições e a observação participante de um conjunto de 15 eventos escolares. O objetivo central foi estudar a relação entre os condicionantes sociais e culturais das famílias e as formas de escolarização dos filhos, tomando instituições Waldorf como terreno empírico. As principais conclusões apontam para a importância do capital social familiar ao longo do processo de escolha escolar, assim como de disposições compatíveis com as prescrições da Pedagogia Waldorf, com destaque a um altíssimo investimento de tempo e de energia na escolarização dos filhos e em interações com a instituição.This article discusses the schooling strategies of culturally privileged family groups based on analyzing school choice processes for their offspring. The field research was conducted in Florianópolis/State of Santa Catarina between 2017 and 2019. The material consisted of 14 interviews with parents who have their children enrolled in one of the seven schools investigated, eight interviews with teachers from the institutions, and the participant observation of a set of 15 school events. The main objective was to study the relationship between the social and cultural conditioning factors of families and the ways of schooling their children, using Waldorf institutions as empirical grounds. The main conclusions point to the importance of family social capital throughout the process of school choice, and of dispositions compatible with the prescriptions of Waldorf Pedagogy, emphasizing a very high investment of time and energy in the schooling of the children and interactions with the institution.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21197810.1590/S1678-4634202349258607Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e258607Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e258607Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2586071678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211978/194140https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211978/194139Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLevi, Tsamiyah Seidl, Ernesto 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/211978Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf
title A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
spellingShingle A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
Levi, Tsamiyah
Schooling strategies
School choice
Family mobilization
Family-school relationships
Waldorf school
Estratégias de escolarização
Escolha do estabelecimento de ensino
Mobilização familiar
Relação escola-família
Escola Waldorf
title_short A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
title_full A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
title_fullStr A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
title_full_unstemmed A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
title_sort A demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions
author Levi, Tsamiyah
author_facet Levi, Tsamiyah
Seidl, Ernesto
author_role author
author2 Seidl, Ernesto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levi, Tsamiyah
Seidl, Ernesto
dc.subject.por.fl_str_mv Schooling strategies
School choice
Family mobilization
Family-school relationships
Waldorf school
Estratégias de escolarização
Escolha do estabelecimento de ensino
Mobilização familiar
Relação escola-família
Escola Waldorf
topic Schooling strategies
School choice
Family mobilization
Family-school relationships
Waldorf school
Estratégias de escolarização
Escolha do estabelecimento de ensino
Mobilização familiar
Relação escola-família
Escola Waldorf
description Este artigo discute as estratégias de escolarização de grupos familiares culturalmente privilegiados com base na análise dos processos de escolha da escola para a prole. A pesquisa de campo foi realizada em Florianópolis/SC entre 2017 e 2019. O material mobilizado consistiu de 14 entrevistas com mães e pais que têm seus filhos matriculados em uma das sete escolas investigadas, além de oito entrevistas com professoras das instituições e a observação participante de um conjunto de 15 eventos escolares. O objetivo central foi estudar a relação entre os condicionantes sociais e culturais das famílias e as formas de escolarização dos filhos, tomando instituições Waldorf como terreno empírico. As principais conclusões apontam para a importância do capital social familiar ao longo do processo de escolha escolar, assim como de disposições compatíveis com as prescrições da Pedagogia Waldorf, com destaque a um altíssimo investimento de tempo e de energia na escolarização dos filhos e em interações com a instituição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211978
10.1590/S1678-4634202349258607
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211978
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349258607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211978/194140
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/211978/194139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e258607
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e258607
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e258607
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485499875328