Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157361 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado em uma escola modelo da rede pública de ensino médio na periferia de Fortaleza (CE) e aborda como as diferenças de classes sociais existentes entre professores e estudantes condicionam as representações sociais dos docentes acerca do seu alunado, contribuindo para tornar a escola um espaço de disputa entre a reprodução e a mobilidade social. Em observações exploratórias realizadas no Conselho de Classe ao final do ano letivo de 2012, os pesquisadores constataram a frequente emissão de juízos desqualificadores por professores, ao defenderem a reprovação de estudantes sem êxito em relação ao domínio de habilidades e competências e/ou aos requisitos disciplinares. Em muitas dessas falas, em vez de critérios pedagógicos, predominaram julgamentos com base em marcadores sociais de classe. Assim, no intuito de investigar a hipótese da existência de uma visão estigmatizadora dos professores em relação aos seus alunos, como parte do processo de construção social da escola como espaço reprodutor de desigualdades, seis professores foram entrevistados, e os investigadores constataram o predomínio de dois estilos de pensamento, tipificados como cordial e humanista. A construção de representações estigmatizadoras é característica do tipo cordial (no sentido buarquiano), ao contrário do tipo humanista, que adota posturas mais críticas. Nesse sentido, a polarização entre essas perspectivas indica o papel do professor na escola como agente que pode contribuir para a mudança ou a manutenção da ordem. |
id |
USP-11_ecf55fc4fa3e1f7a075ebc57a4f6a7be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/157361 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escolaTo reproduce or to transform? Analysis of the teacher’s role in maintaining/ deconstructing of stigma at schoolPublic schoolSocial representationStigmatizationSocial reproductionSocial transformationEscola públicaRepresentação socialEstigmatizaçãoReprodução socialTransformação socialEste trabalho foi realizado em uma escola modelo da rede pública de ensino médio na periferia de Fortaleza (CE) e aborda como as diferenças de classes sociais existentes entre professores e estudantes condicionam as representações sociais dos docentes acerca do seu alunado, contribuindo para tornar a escola um espaço de disputa entre a reprodução e a mobilidade social. Em observações exploratórias realizadas no Conselho de Classe ao final do ano letivo de 2012, os pesquisadores constataram a frequente emissão de juízos desqualificadores por professores, ao defenderem a reprovação de estudantes sem êxito em relação ao domínio de habilidades e competências e/ou aos requisitos disciplinares. Em muitas dessas falas, em vez de critérios pedagógicos, predominaram julgamentos com base em marcadores sociais de classe. Assim, no intuito de investigar a hipótese da existência de uma visão estigmatizadora dos professores em relação aos seus alunos, como parte do processo de construção social da escola como espaço reprodutor de desigualdades, seis professores foram entrevistados, e os investigadores constataram o predomínio de dois estilos de pensamento, tipificados como cordial e humanista. A construção de representações estigmatizadoras é característica do tipo cordial (no sentido buarquiano), ao contrário do tipo humanista, que adota posturas mais críticas. Nesse sentido, a polarização entre essas perspectivas indica o papel do professor na escola como agente que pode contribuir para a mudança ou a manutenção da ordem.This work was carried out in a model school of the public high school in the outlying areas of Fortaleza (CE) and discusses how the existing social classes differences between teachers and students condition the teachers’ social representations about their pupil, contributing to make the school a space of dispute between reproduction and social mobility. In exploratory observations held at the Class Council at the end of the 2012 school year, the researchers noted the frequent issuance of disqualifying judgments by teachers in upholding the disapproval of unsuccessful students in relation to mastery of skills and/ or disciplinary requirements. In many of these statements, instead of pedagogical criteria, judgments based on social class markers predominated. Thus, in order to investigate the hypothesis that there is a stigmatizing view of teachers in relation to their students, as part of the social construction process of the school as a reproductive space of inequalities, six teachers were interviewed, and the researchers found the predominance of two styles of thought, typified as cordial and humanistic. The construction of stigmatizing representations is characteristic of the cordial type (in the Buarquian sense), unlike the humanistic type, which adopts positions that are more critical. In this way, the polarization between these perspectives indicates the role of the teacher in the school as an agent that can contribute to changing or maintaining order.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15736110.1590/s1678-4634201844173362Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173362Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173362Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1733621678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157361/152724https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157361/152723Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessForte, Joannes Paulus SilvaSousa Neto, Manoel Moreira dePessoa, Márcio Kleber MoraisForte, Vinicius Limaverde2019-04-25T13:34:39Zoai:revistas.usp.br:article/157361Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-25T13:34:39Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola To reproduce or to transform? Analysis of the teacher’s role in maintaining/ deconstructing of stigma at school |
title |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola |
spellingShingle |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola Forte, Joannes Paulus Silva Public school Social representation Stigmatization Social reproduction Social transformation Escola pública Representação social Estigmatização Reprodução social Transformação social |
title_short |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola |
title_full |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola |
title_fullStr |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola |
title_full_unstemmed |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola |
title_sort |
Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola |
author |
Forte, Joannes Paulus Silva |
author_facet |
Forte, Joannes Paulus Silva Sousa Neto, Manoel Moreira de Pessoa, Márcio Kleber Morais Forte, Vinicius Limaverde |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Neto, Manoel Moreira de Pessoa, Márcio Kleber Morais Forte, Vinicius Limaverde |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forte, Joannes Paulus Silva Sousa Neto, Manoel Moreira de Pessoa, Márcio Kleber Morais Forte, Vinicius Limaverde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Public school Social representation Stigmatization Social reproduction Social transformation Escola pública Representação social Estigmatização Reprodução social Transformação social |
topic |
Public school Social representation Stigmatization Social reproduction Social transformation Escola pública Representação social Estigmatização Reprodução social Transformação social |
description |
Este trabalho foi realizado em uma escola modelo da rede pública de ensino médio na periferia de Fortaleza (CE) e aborda como as diferenças de classes sociais existentes entre professores e estudantes condicionam as representações sociais dos docentes acerca do seu alunado, contribuindo para tornar a escola um espaço de disputa entre a reprodução e a mobilidade social. Em observações exploratórias realizadas no Conselho de Classe ao final do ano letivo de 2012, os pesquisadores constataram a frequente emissão de juízos desqualificadores por professores, ao defenderem a reprovação de estudantes sem êxito em relação ao domínio de habilidades e competências e/ou aos requisitos disciplinares. Em muitas dessas falas, em vez de critérios pedagógicos, predominaram julgamentos com base em marcadores sociais de classe. Assim, no intuito de investigar a hipótese da existência de uma visão estigmatizadora dos professores em relação aos seus alunos, como parte do processo de construção social da escola como espaço reprodutor de desigualdades, seis professores foram entrevistados, e os investigadores constataram o predomínio de dois estilos de pensamento, tipificados como cordial e humanista. A construção de representações estigmatizadoras é característica do tipo cordial (no sentido buarquiano), ao contrário do tipo humanista, que adota posturas mais críticas. Nesse sentido, a polarização entre essas perspectivas indica o papel do professor na escola como agente que pode contribuir para a mudança ou a manutenção da ordem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157361 10.1590/s1678-4634201844173362 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157361 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1678-4634201844173362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157361/152724 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157361/152723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173362 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173362 Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173362 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713812739129344 |