A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pádua, Marcus Alexandre de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Triani, Felipe da Silva, Cavalcanti, Eliane Cristina Tenório, Novikoff, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143523
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar criticamente a concepção idealista e a-histórica de interdisciplinaridade predominante na literatura acadêmico-científica brasileira. O intuito é demonstrar as aporias das propostas teóricas ditas interdisciplinares, com ancoragem no campo ideológico, fenomenológico, abstrato e arbitrário que sustenta a fragmentação do saber por meio de discursos tão somente epistemológicos, sem alcance da dimensão ontológica – caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade. Para isso, primeiramente, resgata-se historicamente os movimentos que deram origem à visão fragmentada da realidade. A seguir, faz-se uma breve apresentação e discussão do estado do conhecimento sobre a interdisciplinaridade no cenário brasileiro de publicações qualificadas. Na sequência, discute-se a fragmentação e seus resultados, a partir de um movimento histórico de crescente complexificação da realidade social. Finaliza-se, tecendo a crítica a esse modelo. Para isso, tem-se como orientação, principalmente do ponto de vista ontológico e político-epistemológico, o materialismo histórico-dialético.
id USP-11_f52be878a262e59caa6790f1553a5a7e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/143523
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridadeThe ontological dimension: a possible way for the realization of interdisciplinarityInterdisciplinaridadeEpistemologiaOntologiaMaterialismo histórico-dialéticoInterdisciplinarityEpistemologyOntologyHistorical-dialectical materialism O presente artigo tem como objetivo analisar criticamente a concepção idealista e a-histórica de interdisciplinaridade predominante na literatura acadêmico-científica brasileira. O intuito é demonstrar as aporias das propostas teóricas ditas interdisciplinares, com ancoragem no campo ideológico, fenomenológico, abstrato e arbitrário que sustenta a fragmentação do saber por meio de discursos tão somente epistemológicos, sem alcance da dimensão ontológica – caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade. Para isso, primeiramente, resgata-se historicamente os movimentos que deram origem à visão fragmentada da realidade. A seguir, faz-se uma breve apresentação e discussão do estado do conhecimento sobre a interdisciplinaridade no cenário brasileiro de publicações qualificadas. Na sequência, discute-se a fragmentação e seus resultados, a partir de um movimento histórico de crescente complexificação da realidade social. Finaliza-se, tecendo a crítica a esse modelo. Para isso, tem-se como orientação, principalmente do ponto de vista ontológico e político-epistemológico, o materialismo histórico-dialético. This article aims to critically analyze the idealistic and non-historical conceptions of interdisciplinarity wide-spread among Brazilian academic-scientific literature. The intent is to display the uncertainties contained in the so-called interdisciplinary theoretical proposals, having the ideological, phenomenological, abstract and arbitrary field as the grounding that supports knowledge fragmentation; through epistemological discourse solely, not reaching the ontological dimension - the possible path to build interdisciplinarity. It is essential, primarily, to historically review the movements that originated the fragmented approach of reality. Hereafter, a brief introduction and discussion about the state of knowledge regarding interdisciplinarity among Brazilian qualified publications. Following, there is a discussion focusing the fragmentation and its results, from a historical movement of increasingly social reality complexity. Finally, this standard is criticized. For such purpose, the dialectical and historical materialism is used as the guideline, from an ontological, political and epistemological perspective.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14352310.1590/s1678-4634201709166665Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e166665Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e166665Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1666651678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143523/138218https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143523/138219Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPádua, Marcus Alexandre deTriani, Felipe da SilvaCavalcanti, Eliane Cristina TenórioNovikoff, Cristina2018-05-18T13:02:03Zoai:revistas.usp.br:article/143523Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2018-05-18T13:02:03Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
The ontological dimension: a possible way for the realization of interdisciplinarity
title A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
spellingShingle A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
Pádua, Marcus Alexandre de
Interdisciplinaridade
Epistemologia
Ontologia
Materialismo histórico-dialético
Interdisciplinarity
Epistemology
Ontology
Historical-dialectical materialism
title_short A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
title_full A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
title_fullStr A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
title_full_unstemmed A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
title_sort A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade
author Pádua, Marcus Alexandre de
author_facet Pádua, Marcus Alexandre de
Triani, Felipe da Silva
Cavalcanti, Eliane Cristina Tenório
Novikoff, Cristina
author_role author
author2 Triani, Felipe da Silva
Cavalcanti, Eliane Cristina Tenório
Novikoff, Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pádua, Marcus Alexandre de
Triani, Felipe da Silva
Cavalcanti, Eliane Cristina Tenório
Novikoff, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Epistemologia
Ontologia
Materialismo histórico-dialético
Interdisciplinarity
Epistemology
Ontology
Historical-dialectical materialism
topic Interdisciplinaridade
Epistemologia
Ontologia
Materialismo histórico-dialético
Interdisciplinarity
Epistemology
Ontology
Historical-dialectical materialism
description O presente artigo tem como objetivo analisar criticamente a concepção idealista e a-histórica de interdisciplinaridade predominante na literatura acadêmico-científica brasileira. O intuito é demonstrar as aporias das propostas teóricas ditas interdisciplinares, com ancoragem no campo ideológico, fenomenológico, abstrato e arbitrário que sustenta a fragmentação do saber por meio de discursos tão somente epistemológicos, sem alcance da dimensão ontológica – caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade. Para isso, primeiramente, resgata-se historicamente os movimentos que deram origem à visão fragmentada da realidade. A seguir, faz-se uma breve apresentação e discussão do estado do conhecimento sobre a interdisciplinaridade no cenário brasileiro de publicações qualificadas. Na sequência, discute-se a fragmentação e seus resultados, a partir de um movimento histórico de crescente complexificação da realidade social. Finaliza-se, tecendo a crítica a esse modelo. Para isso, tem-se como orientação, principalmente do ponto de vista ontológico e político-epistemológico, o materialismo histórico-dialético.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143523
10.1590/s1678-4634201709166665
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143523
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201709166665
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143523/138218
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143523/138219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e166665
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e166665
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e166665
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812594425856