Modalizações do fazer no episódio “Hino Nacional”, do seriado Black Mirror
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Resumo: | Este artigo se propõe a analisar as modalizações do fazer no episódio “Hino Nacional” do seriado britânico Black Mirror. As modalizações do fazer, de Greimas, se referem à manipulação, quando um destinador age sobre um destinatário, doando-lhe valores modais, e à competência, ou seja, às qualificações ou aos pré-requisitos de um sujeito para que, uma vez competente para realizar uma ação, possa fazê-lo. Com base nesse percurso teórico-analítico, procura-se compreender como se estabelecem as relações intersubjetivas no texto em análise e demonstrar que a semiótica greimasiana apresenta-se como um vigoroso instrumento de análise de textos audiovisuais. |
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Modalizações do fazer no episódio “Hino Nacional”, do seriado Black MirrorModalizations of doing in the episode "The National Anthem" of the series Black MirrorFrench semioticsmodalizations of doingaudiovisualBlack Mirror.semiótica francesamodalizações do fazeraudiovisualBlack Mirror.Este artigo se propõe a analisar as modalizações do fazer no episódio “Hino Nacional” do seriado britânico Black Mirror. As modalizações do fazer, de Greimas, se referem à manipulação, quando um destinador age sobre um destinatário, doando-lhe valores modais, e à competência, ou seja, às qualificações ou aos pré-requisitos de um sujeito para que, uma vez competente para realizar uma ação, possa fazê-lo. Com base nesse percurso teórico-analítico, procura-se compreender como se estabelecem as relações intersubjetivas no texto em análise e demonstrar que a semiótica greimasiana apresenta-se como um vigoroso instrumento de análise de textos audiovisuais.This paper aims to analyze the modalizations of doing in the episode “The National Anthem” of the British series Black Mirror. The modalizations of doing refer to manipulation, when an addresser acts on an addressee by giving him modal values, and to competence, therefore, the qualifications or prerequisites for a subject, that once is competent to perform an action, to do so. Based on this theoretical-analytical path, this paper purposes to understand how the intersubjective relations are established in the text under analysis and to demonstrate that Greimas’ Semiotics presents itself as a vigorous instrument for the analysis of audiovisual texts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13726910.11606/issn.2316-7114.sig.2017.137269Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 32-52Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 32-522316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/137269/136932Copyright (c) 2017 Conrado Moreira Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Conrado Moreira2024-03-21T13:30:54Zoai:revistas.usp.br:article/137269Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:54Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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