Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melchior, Reto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66811
Resumo: Interpretative approach to the character of the cyclist in Un Chien andalou (1929), by Luis Buñuel and Salvador Dalí. Besides the title, this scene with a ridiculous man riding a bicycle is considered the main point of derision against Federico García Lorca because it is founded upon a “dialogue” by the Spanish writer, El paseo de Buster Keaton (1925), full of personal allusions, that the author, in moments of mutual confidence, had sent to Dalí.
id USP-12_057259a04c36179b8b2f3ceb51863730
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/66811
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficosSobre bicicletas y otros encantos cinematográficosSobre bicicletas y otros encantos cinematográficosCinema e literaturaIntertextualidadePercepção associativaBuñuel/DalíUn Chien AndalouFederico García LorcaBuster KeatonCinema and literatureIntertextualityAssociative perceptionBuñuel/DalíUn Chien andalouFederico García LorcaBuster KeatonCinema e literaturaIntertextualidadePercepção associativaBuñuel/DalíUn Chien AndalouFederico García LorcaBuster KeatonInterpretative approach to the character of the cyclist in Un Chien andalou (1929), by Luis Buñuel and Salvador Dalí. Besides the title, this scene with a ridiculous man riding a bicycle is considered the main point of derision against Federico García Lorca because it is founded upon a “dialogue” by the Spanish writer, El paseo de Buster Keaton (1925), full of personal allusions, that the author, in moments of mutual confidence, had sent to Dalí.nuloAbordagem interpretativa da personagem do ciclista de Un Chien Andalou (1929), de Luis Buñuel e Salvador Dalí. Além da alusão do título ao poeta andaluz, considera-se esta cena de um homem ridículo andando de bicicleta como o momento chave do escárnio contra Federico García Lorca, por se fundamentar no “diálogo” El paseo de Buster Keaton (1925): texto de  índole íntima que o próprio autor, em época de mútua confiança, tinha enviado a Dalí.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6681110.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66811Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 31 (2009); 11-40Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 31 (2009); 11-402316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66811/69421Copyright (c) 2009 Reto Melchiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelchior, Reto2019-04-01T19:56:43Zoai:revistas.usp.br:article/66811Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:56:43Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
title Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
spellingShingle Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
Melchior, Reto
Cinema e literatura
Intertextualidade
Percepção associativa
Buñuel/Dalí
Un Chien Andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
Cinema and literature
Intertextuality
Associative perception
Buñuel/Dalí
Un Chien andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
Cinema e literatura
Intertextualidade
Percepção associativa
Buñuel/Dalí
Un Chien Andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
title_short Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
title_full Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
title_fullStr Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
title_full_unstemmed Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
title_sort Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
author Melchior, Reto
author_facet Melchior, Reto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melchior, Reto
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e literatura
Intertextualidade
Percepção associativa
Buñuel/Dalí
Un Chien Andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
Cinema and literature
Intertextuality
Associative perception
Buñuel/Dalí
Un Chien andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
Cinema e literatura
Intertextualidade
Percepção associativa
Buñuel/Dalí
Un Chien Andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
topic Cinema e literatura
Intertextualidade
Percepção associativa
Buñuel/Dalí
Un Chien Andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
Cinema and literature
Intertextuality
Associative perception
Buñuel/Dalí
Un Chien andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
Cinema e literatura
Intertextualidade
Percepção associativa
Buñuel/Dalí
Un Chien Andalou
Federico García Lorca
Buster Keaton
description Interpretative approach to the character of the cyclist in Un Chien andalou (1929), by Luis Buñuel and Salvador Dalí. Besides the title, this scene with a ridiculous man riding a bicycle is considered the main point of derision against Federico García Lorca because it is founded upon a “dialogue” by the Spanish writer, El paseo de Buster Keaton (1925), full of personal allusions, that the author, in moments of mutual confidence, had sent to Dalí.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66811
10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66811
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66811
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66811
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66811/69421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Reto Melchior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Reto Melchior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 31 (2009); 11-40
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 31 (2009); 11-40
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786238468096