O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutfreind, Cristiane Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70950
Resumo: This paper analyzes the process of creating the visual image archive of the testimony films. In this case, we use as example films that debate different historical catastrophes: the Shoah (holocaust) and the Brazilian military dictatorship. The creation of these files affects the understanding of realism as recurrent aesthetic strategies and the forms of representation that produce these images. The record of the actual choices made through the aesthetic point of view determines the ethical and moral of the different forms of realism.
id USP-12_0d02260cc6925d1bb168d83129f33f59
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/70950
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunhoO realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunhoRealismoFilme-testemunhoArquivoRealismTestimony filmsArchiveThis paper analyzes the process of creating the visual image archive of the testimony films. In this case, we use as example films that debate different historical catastrophes: the Shoah (holocaust) and the Brazilian military dictatorship. The creation of these files affects the understanding of realism as recurrent aesthetic strategies and the forms of representation that produce these images. The record of the actual choices made through the aesthetic point of view determines the ethical and moral of the different forms of realism.Esse texto tem por objetivo refletir sobre o processo de criação dos arquivos de imagem visual, particularmente, sobre a importância, nesse processo, dos filmes-testemunho. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes que pertenceram a diferentes catástrofes históricas: a Shoah (holocausto) e a ditadura militar brasileira. A criação desses arquivos repercute na apreensão do realismo como estratégia estética recorrente e nas formas de representação que elaboram essas imagens. Por isso, o registro do real realizado através das escolhas estéticas determina o ponto de vista ético e moral e as diferentes formas de apropriação do realismo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7095010.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70950Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 195-209Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 195-2092316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70950/73859Copyright (c) 2011 Cristiane Freitas Gutfreindhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGutfreind, Cristiane Freitas2019-04-01T19:50:42Zoai:revistas.usp.br:article/70950Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:50:42Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
title O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
spellingShingle O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
Gutfreind, Cristiane Freitas
Realismo
Filme-testemunho
Arquivo
Realism
Testimony films
Archive
title_short O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
title_full O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
title_fullStr O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
title_full_unstemmed O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
title_sort O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho
author Gutfreind, Cristiane Freitas
author_facet Gutfreind, Cristiane Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutfreind, Cristiane Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Realismo
Filme-testemunho
Arquivo
Realism
Testimony films
Archive
topic Realismo
Filme-testemunho
Arquivo
Realism
Testimony films
Archive
description This paper analyzes the process of creating the visual image archive of the testimony films. In this case, we use as example films that debate different historical catastrophes: the Shoah (holocaust) and the Brazilian military dictatorship. The creation of these files affects the understanding of realism as recurrent aesthetic strategies and the forms of representation that produce these images. The record of the actual choices made through the aesthetic point of view determines the ethical and moral of the different forms of realism.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70950
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70950
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70950
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70950/73859
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Cristiane Freitas Gutfreind
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Cristiane Freitas Gutfreind
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 195-209
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 195-209
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786709278720