No meio do faroeste, tinha uma montanha: paisagens queerizadas
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Data de Publicação: | 2023 |
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Resumo: | O artigo analisa como Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee, e Ataque dos Cães (2021), de Jane Campion, subvertem o imaginário do faroeste, usando o gênero sexual para desestabilizar o gênero cinematográfico. Ao explorar a justaposição do espaço doméstico com a natureza, e qual gênero sexual tradicionalmente pertence a cada um, os dois cineastas recorrem às ferramentas estéticas do melodrama romântico e do drama psicológico para desafiar a rigidez dessas configurações a partir de uma perspectiva queer. Como resultado, os longas desconstroem a masculinidade inerente ao faroeste, com a montanha surgindo como o elemento que traz à tona as implicações queer enterradas na paisagem do gênero. |
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No meio do faroeste, tinha uma montanha: paisagens queerizadasDisruptive masculinity landscapes: on the power of the queer mountainCinema queerBrokeback MountainAtaque dos CãesFaroesteJane CampionQueer CinemaBrokeback MountainThe Power of the DogWesternJane CampionO artigo analisa como Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee, e Ataque dos Cães (2021), de Jane Campion, subvertem o imaginário do faroeste, usando o gênero sexual para desestabilizar o gênero cinematográfico. Ao explorar a justaposição do espaço doméstico com a natureza, e qual gênero sexual tradicionalmente pertence a cada um, os dois cineastas recorrem às ferramentas estéticas do melodrama romântico e do drama psicológico para desafiar a rigidez dessas configurações a partir de uma perspectiva queer. Como resultado, os longas desconstroem a masculinidade inerente ao faroeste, com a montanha surgindo como o elemento que traz à tona as implicações queer enterradas na paisagem do gênero.This paper examines how Ang Lee’s Brokeback Mountain (2005) and Jane Campion’s The Power of the Dog (2021) subvert the landscape and the imagery of the western, using gender to disrupt genre. Dissecting how both movies explore the juxtaposition of the home space versus the outdoors, and which gender traditionally belongs to each of them, the investigation ponders how the two filmmakers resort to the aesthetic tools of, respectively, the romantic melodrama and the psychological drama to challenge these fixed positions, from a queer perspective. By doing so, the films destabilize and deconstruct the masculinity inherent to the western and its cinematic landscape.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/21531110.11606/issn.2316-7114.sig.2023.215311Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1-21Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 1-212316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/215311/198871Copyright (c) 2023 Daniel Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniel Oliveira2024-03-19T02:49:17Zoai:revistas.usp.br:article/215311Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-19T02:49:17Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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