No meio do faroeste, tinha uma montanha: paisagens queerizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/215311
Resumo: O artigo analisa como Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee, e Ataque dos Cães (2021), de Jane Campion, subvertem o imaginário do faroeste, usando o gênero sexual para desestabilizar o gênero cinematográfico. Ao explorar a justaposição do espaço doméstico com a natureza, e qual gênero sexual tradicionalmente pertence a cada um, os dois cineastas recorrem às ferramentas estéticas do melodrama romântico e do drama psicológico para desafiar a rigidez dessas configurações a partir de uma perspectiva queer. Como resultado, os longas desconstroem a masculinidade inerente ao faroeste, com a montanha surgindo como o elemento que traz à tona as implicações queer enterradas na paisagem do gênero.
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Silva, Daniel Oliveira
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