Public fears in private places: the horror in Kleber Mendonça Filho'´s movies
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159231 |
Resumo: | O artigo investiga três filmes do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, Vinil Verde (2004), O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016), buscando identificar, por meio da análise fílmica, o uso de elementos característicos do gênero cinematográfico do horror em diferentes momentos destas três obras. A recorrência destes elementos nos filmes do diretor e o modo como eles se relacionam com outros regimes de representação localizam essa produção dentro de uma tendência cinematográfica contemporânea já apontada por pesquisadores como Cánepa (2013). |
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Public fears in private places: the horror in Kleber Mendonça Filho'´s moviesMedos públicos em lugares privados: o horror nos filmes de Kleber Mendonça FilhoLos miedos públicos en lugares privados: el horror en las películas de Kleber Mendonça FilhoHorrorCinema contemporâneoCinema brasileiroHorrorContemporary cinemaBrazilian cinemaO artigo investiga três filmes do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, Vinil Verde (2004), O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016), buscando identificar, por meio da análise fílmica, o uso de elementos característicos do gênero cinematográfico do horror em diferentes momentos destas três obras. A recorrência destes elementos nos filmes do diretor e o modo como eles se relacionam com outros regimes de representação localizam essa produção dentro de uma tendência cinematográfica contemporânea já apontada por pesquisadores como Cánepa (2013).This article uses film analysis to investigate three films by Brazilian director Kleber Mendonça Filho, Vinil Verde (2004), O Som ao Redor (2012) and Aquarius (2016), in order to identify the use of elements characteristic of the horror genre. The recurrence of these elements in the director’s films and the way they relate to other representation regimes situates this production within a contemporary cinematographic trend already pointed out by researchers such as Cánepa (2013).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/15923110.11606/issn.2316-7114.sig.2020.159231Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 180-201Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 180-2012316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159231/166711https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159231/161865https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159231/186092https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159231/186109Copyright (c) 2020 Lucas Procópio Caetano, Paula Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Lucas ProcópioGomes, Paula2020-07-31T17:56:04Zoai:revistas.usp.br:article/159231Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-07-31T17:56:04Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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